Page 129 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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acompanhados pelo médico clínico geral, que prescreve a medicação e os adesivos, e por
fisioterapeuta, enfermeira, nutricionista e farmacêutica. Os profissionais envolvidos
realizaram atividades conforme as propostas nos livros elaborados pela OMS e INCA. Para
classificar o nível de dependência do tabaco foi realizado o teste de Fagerström. Os temas
dos encontros nortearam assuntos sobre os malefícios do cigarro, estratégias para cessar o
hábito de fumar, orientações nutricionais, exercícios respiratórios e meditação. Participaram
30 indivíduos, 4 homens e 26 mulheres, sendo que 25 tinham entre 18-59 anos e 5 mais de
60 anos. Dos 30 participantes, 16 abandonaram o uso do tabaco até a última sessão e 1
diminuiu o consumo diário. Alguns cessaram o hábito desde o primeiro encontro com uso do
adesivo, outros com associação do medicamento. Como o tabagismo é a principal causa de
morte evitável, estratégias como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo devem ser
divulgadas à população a fim de que busquem este auxílio. Enfatiza-se a importância do
programa na atenção primária à saúde, de fácil acesso a população e da equipe
multiprofissional no apoio aos usuários, atuando na prevenção e promoção da saúde.
O ATENDIMENTO AO SUSPEITO DE COVID-19 EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DO
OESTE DO PARANÁ
Autores: LUCIANA OSORIO CAVALLI | CRISTIANE FERNANDES EZEQUIEL; JULIANA
CAETANO; ANA PAULA DORE GIACOMASSA Instituição: Unimed Cascavel
Palavras-chave: Atenção Primária à Saude; Telemedicina; Saúde Suplementar
Caracterização do problema: Com a chegada da segunda onda da pandemia causada pela
COVID-19 em 2021 o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da referida operadora
passou a ser referência para o atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios devido a
superlotação dos serviços de Pronto Atendimento do município. Justificativa: A APS
caracteriza-se por ser a porta de entrada preferencial dos Sistemas de Saúde, e também
deveria ser na Saúde Suplementar. Esta é capaz de resolver aproximadamente 90% dos
problemas de saúde da população, sejam eles agudos ou crônicos. Objetivos: Descrever
como ocorreu a implantação do atendimento ao COVID-19 em uma unidade de Atenção
Primária à Saúde de uma operadora de saúde do oeste do Paraná. Descrição da
experiência: A partir da superlotação dos hospitais e serviços de Pronto Atendimento do
município, fez-se necessário instituir o atendimento preferencial dos beneficiários desta
operadora de saúde para a estrutura de APS da mesma. A fim de organizar esse fluxo foi
elaborado um protocolo onde poderiam ser ofertados atendimentos por telemedicina ou
presenciais, a partir da estratificação de risco dos beneficiários. Todos os pacientes, que ao
contato telefônico, apresentassem sinais de falta de ar ou mais de 60 anos ou comorbidades
seriam agendados presencialmente, aos demais foi disponibilizado o teleatendimento. Esta
situação ocorreu ao longo do mês de março de 2021 e foram realizados, ao todo, 711
notificações de casos suspeitos, 1105 atendimentos presenciais e 673 atendimentos por
telemedicina. Destes atendimentos, 193 permaneceram em observação no serviço, 32 em
uso de oxigênio. Um total de 18 beneficiários foram encaminhados para casa em uso de
oxigenioterapia e 19 para internamento hospitalar. Reflexão sobre a experiência:
Acreditamos que realmente esse atendimento resultou em um diferencial durante o alto índice
de casos, ao longo do mês de março e obteve alto índice de satisfação junto aos clientes,
pois exerceu seu papel de acolhimento, atendimento personalizado e acompanhamento dos
pacientes, servindo de estratégia importante para ampliação da divulgação do serviço de APS
em questão, e trazendo a APS como referência. Recomendações: Essa experiência pode
possibilitar a outras operadoras a entender o papel fundamental que a APS pode desenvolver,
não apenas durante a pandemia, mas também para melhoria da qualidade do cuidado
prestado pelas operadoras e utilizando-se de ferramentas inovadoras como a teleconsulta.