Page 129 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     acompanhados pelo médico clínico geral, que prescreve a medicação e os adesivos, e por
                     fisioterapeuta,  enfermeira,  nutricionista  e  farmacêutica.  Os  profissionais  envolvidos
                     realizaram atividades conforme as propostas nos livros elaborados pela OMS e INCA. Para
                     classificar o nível de dependência do tabaco foi realizado o teste de Fagerström. Os temas
                     dos encontros nortearam assuntos sobre os malefícios do cigarro, estratégias para cessar o
                     hábito de fumar, orientações nutricionais, exercícios respiratórios e meditação. Participaram
                     30 indivíduos, 4 homens e 26 mulheres, sendo que 25 tinham entre 18-59 anos e 5 mais de
                     60 anos. Dos 30 participantes, 16 abandonaram o uso do tabaco até a última sessão e 1
                     diminuiu o consumo diário. Alguns cessaram o hábito desde o primeiro encontro com uso do
                     adesivo, outros com associação do medicamento. Como o tabagismo é a principal causa de
                     morte evitável, estratégias como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo devem ser
                     divulgadas  à  população  a  fim  de  que  busquem  este auxílio.  Enfatiza-se  a  importância  do
                     programa  na  atenção  primária  à  saúde,  de  fácil  acesso  a  população  e  da  equipe
                     multiprofissional no apoio aos usuários, atuando na prevenção e promoção da saúde.



                     O ATENDIMENTO AO SUSPEITO DE COVID-19 EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DO
                     OESTE DO PARANÁ

                     Autores:  LUCIANA  OSORIO  CAVALLI  |  CRISTIANE  FERNANDES  EZEQUIEL;  JULIANA
                     CAETANO; ANA PAULA DORE GIACOMASSA Instituição: Unimed Cascavel

                     Palavras-chave: Atenção Primária à Saude; Telemedicina; Saúde Suplementar
                     Caracterização do problema: Com a chegada da segunda onda da pandemia causada pela
                     COVID-19  em  2021  o  serviço  de  Atenção  Primária  à  Saúde  (APS)  da  referida  operadora
                     passou a ser referência para o atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios devido a
                     superlotação  dos  serviços  de  Pronto  Atendimento  do  município.  Justificativa:  A  APS
                     caracteriza-se por ser a porta de entrada preferencial dos Sistemas de Saúde, e também
                     deveria  ser  na Saúde  Suplementar.  Esta  é  capaz  de  resolver  aproximadamente  90%  dos
                     problemas de saúde da população, sejam eles agudos ou crônicos. Objetivos: Descrever
                     como  ocorreu  a  implantação  do  atendimento  ao  COVID-19  em  uma  unidade  de  Atenção
                     Primária  à  Saúde  de  uma  operadora  de  saúde  do  oeste  do  Paraná.  Descrição  da
                     experiência: A partir da superlotação dos hospitais e serviços de Pronto Atendimento do
                     município,  fez-se  necessário  instituir  o  atendimento  preferencial  dos  beneficiários  desta
                     operadora de saúde para a estrutura de APS da mesma. A fim de organizar esse fluxo foi
                     elaborado  um  protocolo  onde  poderiam  ser  ofertados  atendimentos  por  telemedicina  ou
                     presenciais, a partir da estratificação de risco dos beneficiários. Todos os pacientes, que ao
                     contato telefônico, apresentassem sinais de falta de ar ou mais de 60 anos ou comorbidades
                     seriam agendados presencialmente, aos demais foi disponibilizado o teleatendimento. Esta
                     situação  ocorreu  ao  longo  do  mês  de  março  de  2021  e  foram  realizados,  ao  todo,  711
                     notificações  de  casos  suspeitos,  1105  atendimentos  presenciais  e  673  atendimentos  por
                     telemedicina. Destes atendimentos, 193 permaneceram em observação no serviço, 32 em
                     uso  de  oxigênio.  Um  total  de  18  beneficiários  foram encaminhados  para  casa  em  uso  de
                     oxigenioterapia  e  19  para  internamento  hospitalar.  Reflexão  sobre  a  experiência:
                     Acreditamos que realmente esse atendimento resultou em um diferencial durante o alto índice
                     de casos, ao longo do mês de março e obteve alto índice de satisfação junto aos clientes,
                     pois exerceu seu papel de acolhimento, atendimento personalizado e acompanhamento dos
                     pacientes, servindo de estratégia importante para ampliação da divulgação do serviço de APS
                     em questão, e trazendo a APS como referência. Recomendações: Essa experiência pode
                     possibilitar a outras operadoras a entender o papel fundamental que a APS pode desenvolver,
                     não  apenas  durante  a  pandemia,  mas  também  para  melhoria  da  qualidade  do  cuidado
                     prestado pelas operadoras e utilizando-se de ferramentas inovadoras como a teleconsulta.
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