Page 220 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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e 20 de seus parceiros (5,04%) tinham o ensino superior completo. Sobre método
contraceptivo, 132 (33,25%) estavam usando contraceptivo hormonal oral quando ficaram
grávidas e 126 (31,74%) revelaram ter esquecido de usar corretamente e apenas 132
(33,25%) buscaram informações com um profissional da saúde, as demais buscaram na
Internet, com o parceiro, amigos, família, televisão e rádio. Conclusão: Nota-se que a baixa
escolaridade entre estas mulheres e seus parceiros pode estar relacionada com problemas
na adesão ao contraceptivo e a aceitação da informação originada por terceiros, quando um
profissional de saúde seria o mais qualificado para orientar esta mulher sobre métodos
contraceptivos.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: DADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021 NA CENTRAL
DE RESULTADOS DO DISQUE-CORONAVÍRUS DE UM MUNICÍPIO DA
MACRORREGIONAL NORTE DO PARANÁ
Autores: FLAVIA GUILHERME GONÇALVES ZIEGLER | JULIANA DE OLIVEIRA
MARQUES, JOSIANE NUNES MAIA, VALÉRIA CRISTINA BARBOSA , FLAVIA SILVA,
CRISLEYDI APARECIDA DE SOUZA FERREIRA. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde
de Londrina
Palavras-chave: COVID-19; Vigilância da Saúde Pública; Teleassistência.
Caracterização do problema: Em Londrina, quem estiver com alguma dúvida sobre
sintomas gripais ou respiratórios, pode entrar em contato com o Disque-Coronavírus, o qual
está ativo desde o final de março de 2020 pelo número 0800-400-1234, o qual, só no primeiro
trimestre de 2021, atendeu mais de 30.000 ligações. O serviço é resultado de uma parceria
entre a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina
(UEL). Justificativa: No intuito de fornecer resultado de exame, informações e orientações
seguras às pessoas, sem que essas saíssem de suas casas, foi implantado o Disque-
Coronavírus. As ligações são gratuitas, tanto pelo telefone fixo, quanto pelo celular e o
atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas. Objetivos: Possibilitar o
acesso aos resultados de exame, esclarecimentos, teleconsulta e até mesmo troca de
atestado, para casos suspeitos, ou até confirmados, sem que saiam do isolamento.
Descrição da experiência: O Disque-Coronavírus surgiu como uma possibilidade para
fornecer os resultados de exame do exame PCR-RT realizado no município e de tirar dúvidas
dos pacientes sobre os sintomas de coronavírus e direcionar para as Unidades de referência
para o atendimento, UBS ou UPA, quando necessário. Além disso, os profissionais da central
podem redirecionar para outro ramal e contar com o teleatendimento e outras orientações.
Reflexão sobre a experiência: Foram atendidas na central de resultados covid, no primeiro
trimestre de 2021, 31.230, ligações, sendo que dessas, 6.359 (20,4%) foram para resultados
positivos, 8.078 (25,9%) casos negativos, 13.776 (44,1%) aguardavam o resultado, e, 3.017
(9,7%) procuravam outro tipo de informação. A central de resultados para covid conta com
servidores municipais da saúde que estão realocados temporariamente de sua lotação por
serem classificados como pertencentes ao grupo de risco. Recomendações: O serviço do
Disque-Coronavírus beneficia tanto a população atendida, com as orientações,
esclarecimentos, teleatendimentos, quanto os profissionais de saúde que executam o serviço,
pois além de ofertar um ambiente de trabalho mais seguro, continuam atuando como agentes
promotores de saúde, por isso recomendamos essa experiência para outros municípios.