Page 220 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     e  20  de  seus  parceiros  (5,04%)  tinham  o  ensino  superior  completo.  Sobre  método
                     contraceptivo, 132 (33,25%) estavam usando contraceptivo hormonal oral quando ficaram
                     grávidas  e  126  (31,74%)  revelaram  ter  esquecido  de  usar  corretamente  e  apenas  132
                     (33,25%)  buscaram  informações  com  um  profissional  da  saúde,  as  demais  buscaram  na
                     Internet, com o parceiro, amigos, família, televisão e rádio. Conclusão: Nota-se que a baixa
                     escolaridade entre estas mulheres e seus parceiros pode estar relacionada com problemas
                     na adesão ao contraceptivo e a aceitação da informação originada por terceiros, quando um
                     profissional  de  saúde  seria  o  mais  qualificado  para  orientar  esta  mulher  sobre  métodos
                     contraceptivos.


                     RELATO DE EXPERIÊNCIA: DADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021 NA CENTRAL
                     DE    RESULTADOS      DO    DISQUE-CORONAVÍRUS        DE    UM    MUNICÍPIO    DA
                     MACRORREGIONAL NORTE DO PARANÁ

                     Autores:  FLAVIA  GUILHERME  GONÇALVES  ZIEGLER  |  JULIANA  DE  OLIVEIRA
                     MARQUES,  JOSIANE  NUNES  MAIA,  VALÉRIA  CRISTINA  BARBOSA  ,  FLAVIA  SILVA,
                     CRISLEYDI APARECIDA DE SOUZA FERREIRA. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde
                     de Londrina

                     Palavras-chave: COVID-19; Vigilância da Saúde Pública; Teleassistência.
                     Caracterização  do  problema:  Em  Londrina,  quem  estiver  com  alguma  dúvida  sobre
                     sintomas gripais ou respiratórios, pode entrar em contato com o Disque-Coronavírus, o qual
                     está ativo desde o final de março de 2020 pelo número 0800-400-1234, o qual, só no primeiro
                     trimestre de 2021, atendeu mais de 30.000 ligações. O serviço é resultado de uma parceria
                     entre a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina
                     (UEL). Justificativa: No intuito de fornecer resultado de exame, informações e orientações
                     seguras  às  pessoas,  sem  que  essas  saíssem  de  suas  casas,  foi  implantado  o  Disque-
                     Coronavírus.  As  ligações  são  gratuitas,  tanto  pelo  telefone  fixo,  quanto  pelo  celular  e  o
                     atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas. Objetivos: Possibilitar o
                     acesso  aos  resultados  de  exame,  esclarecimentos,  teleconsulta  e  até  mesmo  troca  de
                     atestado,  para  casos  suspeitos,  ou  até  confirmados,  sem  que  saiam  do  isolamento.
                     Descrição  da  experiência:  O  Disque-Coronavírus  surgiu  como  uma  possibilidade  para
                     fornecer os resultados de exame do exame PCR-RT realizado no município e de tirar dúvidas
                     dos pacientes sobre os sintomas de coronavírus e direcionar para as Unidades de referência
                     para o atendimento, UBS ou UPA, quando necessário. Além disso, os profissionais da central
                     podem redirecionar para outro ramal e contar com o teleatendimento e outras orientações.
                     Reflexão sobre a experiência: Foram atendidas na central de resultados covid, no primeiro
                     trimestre de 2021, 31.230, ligações, sendo que dessas, 6.359 (20,4%) foram para resultados
                     positivos, 8.078 (25,9%) casos negativos, 13.776 (44,1%) aguardavam o resultado, e, 3.017
                     (9,7%) procuravam outro tipo de informação. A central de resultados para covid conta com
                     servidores municipais da saúde que estão realocados temporariamente de sua lotação por
                     serem classificados como pertencentes ao grupo de risco. Recomendações: O serviço do
                     Disque-Coronavírus  beneficia  tanto  a  população  atendida,  com  as  orientações,
                     esclarecimentos, teleatendimentos, quanto os profissionais de saúde que executam o serviço,
                     pois além de ofertar um ambiente de trabalho mais seguro, continuam atuando como agentes
                     promotores de saúde, por isso recomendamos essa experiência para outros municípios.
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