Page 258 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     considerando o processo de transição para uma unidade hospitalar, foi necessária a inserção
                     de  uma  equipe  multidisciplinar  composta  por:  psicólogo,  fonoaudiólogo,  nutricionista,
                     assistentes sociais, fisioterapeutas e farmacêuticos. Foram também criados e reformulados
                     processos de trabalho, capacitação de equipe, fluxos de atendimento, inserção de metas de
                     qualidade  e  monitoramento  por  meio  de  indicadores  de  gestão.  Reflexão  sobre  a
                     experiência: Como URH a atuação da equipe multiprofissional qualificou a assistência: foram
                     desenvolvidas ações de acolhimento a pacientes e familiares, redução do distancia através
                     de videochamadas e passagem de boletim médico qualificado; maior vigilância e manejo de
                     quadros respiratórios; maior controle do aporte nutricional e avaliação de um padrão seguro
                     de de deglutição; dispensação de medicamentos por paciente, controle e rastreamento de
                     medicamentos  psicotrópicos,  além  de  ferramentas  de  controle  para  abastecimento  e
                     manutenção  do  carrinho  de  emergência.  Recomendações:  A  implementação  de  uma
                     unidade  de  retaguarda  hospitalar  nas  características  organizacionais  de  uma  unidade
                     hospitalar, na qual compõe a equipe multidisciplinar tem mostrado resultados positivos na
                     assistência integral do paciente acometido pela COVID-19.


                     IMPLEMENTAÇÃO  DO  NÚCLEO  INTERNO  DE  REGULAÇÃO  EM  UMA  UNIDADE  DE
                     RETAGUARDA HOSPITALAR COVID-19

                     Autores: PAULO HENRIQUE COLTRO | FRANCIELLE MULLER DE CARVALHO, TATIANE
                     CAROLINE  BOUMER,  KEYLA  CRISTINA  DA  ROCHA  FRACAROLLI  ,  DÉBORA  MARIA
                     RIBEIRO, CARLOS EDUARDO VALIM. Instituição: FUNDAÇÃO ESTATAL DE ATENÇÃO À
                     SAÚDE DE CURITIBA

                     Palavras-chave: COVID-19; Regulação e Fiscalização em Saúde.
                     Caracterização do problema: O Núcleo Interno de Regulação (NIR) tem importante papel
                     na otimização da disponibilidade de leitos hospitalares. A escassez de leitos de internação
                     para  pacientes  acometidos  pela  COVID-19  levou  a  transformar  uma  Unidade  de  Pronto
                     Atendimento  (UPA),  em  Unidade  de  Retaguarda  Hospitalar  (URH)  em  Curitiba/PR,  em
                     conjunto com a criação de um NIR nessa unidade. Justificativa: A implantação do NIR deu-
                     se pela necessidade de gerenciar e otimizar a rotatividade dos leitos para suprir a demanda
                     de pacientes agravados pela doença. Objetivo: Relatar a inserção do NIR em uma URH a
                     fim de organizar, sistematizar e otimizar a rotatividade de leitos de internação, evitando assim,
                     redução na oferta de vagas, monitoramento sob o tempo de permanência e qualificação no
                     internamento. Descrição da experiência: Com a criação da URH o gerenciamento das vagas
                     eram realizadas pelos médicos assistentes o que gerava uma sobrecarga de trabalho, pois
                     além  da  assistência  ao  paciente  os  mesmos  tinham  que  desempenhar  a  função  de
                     reguladores.  Também,  sofria  um  importante  impacto  na  assistência  ao  paciente  em
                     decorrência de atrasos na divulgação da disponibilidade de vagas e nos remanejamentos
                     internos necessários. Pouco tempo após a abertura foi designada, para implantação do NIR,
                     uma enfermeira com carga horária de 8 horas diurnas de segunda a sexta-feira. Nos demais
                     dias,  os  médicos  eram  responsáveis  pelo  gerenciamento  dos  leitos.  A  enfermeira  era
                     responsável pela triagem das vagas através de visita à beira leito, remanejo de pacientes e
                     classificação  das  enfermarias,  sendo  primeiro  necessário  a  classificação  do  paciente  na
                     admissão pela equipe médica. Após dois meses de implantação do NIR viu-se a necessidade
                     de  mais  duas  enfermeiras  com  carga  horária  de  12  horas  diurnas  em  regime  de  escala,
                     estendendo assim a cobertura de regulação. Com isso, houve um fortalecimento no processo
                     de trabalho e uma maior logísticas através da melhoria na comunicação com outros NIR.
                     Reflexão  sobre  a  experiência:  Com  a  implantação  do  NIR  foi  observado  melhora  na
                     organização do serviço e melhor disposição dos leitos bem como aumento da rotatividade.
                     Possibilitou ainda o levantamento de indicadores que refletem a qualidade assistencial, além
                     da  otimização  das  atribuições  dos  profissionais  envolvidos  na  assistência  ao  paciente.
                     Recomendações: Os resultados demonstraram a importância do NIR em uma URH, pois
                     evidenciou melhorias após a implantação deste serviço.
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