Page 267 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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familiares. Objetivo: Apresentar a experiência de intervenção criativa intitulada “Pombo
Correio” para acolhimento ao paciente internado em hospital público referência para
tratamento da COVID-19. Método: Trata-se de relato de experiência de implantação de
atividade de acolhimento em um hospital público, como forma de comunicação entre paciente
e familiar devido a suspensão de visitas. O “Pombo Correio”, iniciou suas atividades em
agosto de 2020 através de cartas redigidas pelos próprios familiares ou transcritas em papel
de carta por estagiários e funcionários da Central de Acolhimento da Diretoria de Enfermagem
de modo a acolher e garantir a humanização no atendimento em prol do bem estar social
mútuo. Resultados: Foram entregues mais de 200 cartas em sete unidades de terapia
intensiva e de internação adulto. Tanto nos pacientes debilitados, quanto nos que possuíam
condições próprias para leitura da carta, observou-se diminuição do estresse, mudança no
humor, redução da sensação de abandono e alegria. Foi presenciado também a disposição
para reconciliação entre os familiares e emoção aos olhos dos pacientes. Conclusão: Os
resultados obtidos por meio dessa intervenção criativa de humanização mostraram que é
possível acolher de maneira simples, porém eficaz, o paciente e a sua família gerando
satisfação e promovendo comunicação efetiva.
ACOMPANHAMENTO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR ATRAVÉS DE GRUPOS
ONLINE NO CAPS II DE PONTA GROSSA/PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: SANDRA REGINA VOZENIAK DOS SANTOS | ALANA CAROLINE CARNEIRO;
CARINE COELHO; FERNANDA DOS SANTOS; LEONARDO FRANCISCO DOS SANTOS;
VIVIANE ALEIXO DE PAULA XAVIER. Instituição: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa
Palavras-chave: Grupos; Atendimento Online; Reabilitação Psicossocial
Em 2020, a pandemia do COVID-19 no Brasil casou um enorme revés à metodologia de
atendimento do CAPS-II de Ponta Grossa/PR. Devido ao isolamento social, os atendimentos
em grupo foram cancelados e os atendimentos individuais, consultas médicas e visitas
domiciliares ficaram restringidos, como medidas de segurança para usuários e trabalhadores.
Como então dar continuidade ao acompanhamento em saúde mental sem o contato
presencial, uma vez que a lógica de atendimento do CAPS é exercida na contratualidade
entre usuário e equipe multiprofissional? Tal impasse buscou solução na modalidade de
atendimento remoto, inicialmente realizado através do teleatendimento. Em 2021 surgiu a
iniciativa da formação dos grupos online, com os objetivos de: - dar continuidade às práticas
de reabilitação psicossocial; - retornar à metodologia do atendimento em grupo; - promover o
contato visual, como forma de minimização do afastamento presencial; - promover o convívio
social adaptado à atual conjuntura. A dinâmica dos grupos online prima por encontros com
temáticas diretivas relacionadas aos campos biopsicossocial, visto o cuidado em garantir
espaço de interação com capacidade de continência das demandas surgidas diante do
atendimento remoto. Os grupos foram organizados a partir de características diagnósticas
comuns, com o intuito de conferir certo grau de previsibilidade das demandas subjetivas
apresentadas pelos usuários. Os grupos não contam com limitação de participantes, tem
periodicidade quinzenal e duração de 60 minutos. A elaboração, condução e avaliação dos
encontros fica a cargo da equipe multiprofissional. A experiência dos grupos online está sendo
desenvolvida em 2 das 6 bases territoriais referenciadas pelo CAPS II. A principal dificuldade
para a adesão à modalidade online diz respeito ao acesso e conhecimento sobre o uso das
ferramentas digitais. Cerca de 55% dos usuários da amostra apresentam as condições
básicas necessárias para participação. As dificuldades iniciais da fase inicial de adaptação à
nova modalidade vêm sendo superadas e se verifica aumento gradual da participação a cada
novo encontro. A interação conseguida a partir da realização dos grupos tem se mostrado
satisfatória, visto que possibilita a realização dos objetivos propostos. Além disso, a
experiência se mostra promissora pela produção de material informativo e ilustrativo de
práticas em saúde mental capazes de serem reproduzidos em outros pontos da Rede de
Atenção Psicossocial.