Page 267 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     familiares.  Objetivo:  Apresentar  a  experiência  de  intervenção  criativa  intitulada  “Pombo
                     Correio”  para  acolhimento  ao  paciente  internado  em  hospital  público  referência  para
                     tratamento  da  COVID-19.  Método:  Trata-se  de  relato  de  experiência  de  implantação  de
                     atividade de acolhimento em um hospital público, como forma de comunicação entre paciente
                     e  familiar  devido  a  suspensão  de  visitas.  O  “Pombo  Correio”,  iniciou  suas  atividades  em
                     agosto de 2020 através de cartas redigidas pelos próprios familiares ou transcritas em papel
                     de carta por estagiários e funcionários da Central de Acolhimento da Diretoria de Enfermagem
                     de modo a acolher e garantir a humanização no atendimento em prol do bem estar social
                     mútuo.  Resultados:  Foram  entregues  mais  de  200  cartas  em  sete  unidades  de  terapia
                     intensiva e de internação adulto. Tanto nos pacientes debilitados, quanto nos que possuíam
                     condições próprias para leitura da carta, observou-se diminuição do estresse, mudança no
                     humor, redução da sensação de abandono e alegria. Foi presenciado também a disposição
                     para reconciliação entre os familiares e emoção aos olhos dos pacientes. Conclusão: Os
                     resultados  obtidos  por  meio  dessa  intervenção  criativa  de  humanização mostraram  que  é
                     possível  acolher  de  maneira  simples,  porém  eficaz,  o  paciente  e  a  sua  família  gerando
                     satisfação e promovendo comunicação efetiva.


                     ACOMPANHAMENTO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR ATRAVÉS DE GRUPOS
                     ONLINE NO CAPS II DE PONTA GROSSA/PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                     Autores: SANDRA REGINA VOZENIAK DOS SANTOS | ALANA CAROLINE CARNEIRO;
                     CARINE COELHO; FERNANDA DOS SANTOS; LEONARDO FRANCISCO DOS SANTOS;
                     VIVIANE  ALEIXO  DE PAULA XAVIER.  Instituição: Prefeitura  Municipal  de  Ponta  Grossa

                     Palavras-chave: Grupos; Atendimento Online; Reabilitação Psicossocial
                     Em  2020,  a  pandemia  do  COVID-19  no Brasil  casou  um  enorme revés  à  metodologia  de
                     atendimento do CAPS-II de Ponta Grossa/PR. Devido ao isolamento social, os atendimentos
                     em  grupo  foram  cancelados  e  os  atendimentos  individuais,  consultas  médicas  e  visitas
                     domiciliares ficaram restringidos, como medidas de segurança para usuários e trabalhadores.
                     Como  então  dar  continuidade  ao  acompanhamento  em  saúde  mental  sem  o  contato
                     presencial, uma vez que a lógica de atendimento do CAPS é exercida na contratualidade
                     entre  usuário  e  equipe  multiprofissional?  Tal  impasse  buscou  solução  na  modalidade  de
                     atendimento remoto, inicialmente realizado através do teleatendimento. Em 2021 surgiu a
                     iniciativa da formação dos grupos online, com os objetivos de: - dar continuidade às práticas
                     de reabilitação psicossocial; - retornar à metodologia do atendimento em grupo; - promover o
                     contato visual, como forma de minimização do afastamento presencial; - promover o convívio
                     social adaptado à atual conjuntura. A dinâmica dos grupos online prima por encontros com
                     temáticas  diretivas  relacionadas  aos  campos  biopsicossocial,  visto  o  cuidado  em  garantir
                     espaço  de  interação  com  capacidade  de  continência  das  demandas  surgidas  diante  do
                     atendimento remoto. Os grupos foram organizados a partir de características diagnósticas
                     comuns,  com  o  intuito  de  conferir  certo  grau  de  previsibilidade  das  demandas  subjetivas
                     apresentadas  pelos  usuários.  Os  grupos  não  contam  com  limitação  de  participantes,  tem
                     periodicidade quinzenal e duração de 60 minutos. A elaboração, condução e avaliação dos
                     encontros fica a cargo da equipe multiprofissional. A experiência dos grupos online está sendo
                     desenvolvida em 2 das 6 bases territoriais referenciadas pelo CAPS II. A principal dificuldade
                     para a adesão à modalidade online diz respeito ao acesso e conhecimento sobre o uso das
                     ferramentas  digitais.  Cerca  de  55%  dos  usuários  da  amostra  apresentam  as  condições
                     básicas necessárias para participação. As dificuldades iniciais da fase inicial de adaptação à
                     nova modalidade vêm sendo superadas e se verifica aumento gradual da participação a cada
                     novo encontro. A interação conseguida a partir da realização dos grupos tem se mostrado
                     satisfatória,  visto  que  possibilita  a  realização  dos  objetivos  propostos.  Além  disso,  a
                     experiência  se  mostra  promissora  pela  produção  de  material  informativo  e  ilustrativo  de
                     práticas em saúde mental capazes de serem reproduzidos em outros pontos da Rede de
                     Atenção Psicossocial.
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