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EIXO 4   Participação Comunitária e Controle Social em Saúde/ Direito em Saúde, Saúde Internacional, Bioética
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                     HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO RECENTE DE UMA VERTENTE DO MOVIMENTO DA
                           REFORMA SANITÁRIA NO PARANÁ: UMA EXPERIÊNCIA SEM FUTURO?

                   Autores: RENÉ SCALET DOS SANTOS NETO | Marcio José de Almeida, João Campos. Instituição: INESCO
                PALAVRAS-CHAVE: Direito à Saúde; Saúde Coletiva; Reforma dos Serviços de Saúde.
                Caracterização do problema: Criado há 35 anos, o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, atualmente Instituto (INESCO), vem
                enfrentando dificuldades para a sua permanência no cenário político paranaense. Sua história registra relevantes contribuições
                para o desenvolvimento do SUS, principalmente na formação e capacitação de recursos humanos em saúde, pois foi parceiro
                do Ministério da Saúde e da OPAS para o desenvolvimento regional de Projetos nas décadas de 1980 e 1990. Mas, em 2013 e em
                2020 esteve na iminência de encerrar suas atividades. Agora, novamente essa situação se apresenta. Justificativa:  Alguns dos
                seus associados e dirigentes entendem que o Núcleo, como parte da vertente acadêmica do Movimento da Reforma Sanitária
                tem ainda um importante papel no desenvolvimento do SUS e resistem à ideia de sua desativação. Objetivos: Resgatar a origem
                do Núcleo, procurando identificar se houve desvirtuamento das suas finalidades nos últimos anos; avaliar a cessão dos direitos
                editoriais das Revistas Científicas e de eventos científicos que retomou podem ter contribuído para o seu enfraquecimento;
                criar novos canais de participação dos associados nas atividades da entidade. Descrição da experiência:  Desde 2013, quando
                ocorreu a primeira decisão de encerrar  suas atividades, foram realizados 5 Congressos Paranaenses,  8 edições da Mostra
                Paranaense de Pesquisas e 7 edições do Prêmio Científico Inova Saúde Paraná. Após regularizar a periodicidade da publicação
                da Revista Espaço para a Saúde e da Revista de Saúde Pública do Paraná, elas foram cedidas respectivamente para o Programa
                de Pós-Graduação da FPP e para a ESPP/SESA. Foram realizados o resgate da origem do Núcleo e os canais de participação tem
                se dado por meio da internet e nas atividades dos eventos mencionados. Desde o segundo semestre de 2020 ocorreu uma
                pequena ampliação do quadro associativo com a regularidade das atividades da diretoria e dos conselhos fiscal e consultivo.
                Reflexão e perspectivas – As atividades vêm sendo desenvolvidas graças ao empenho e dedicação de um número reduzido de
                associados, que apresentam sinais de esgotamento. Apesar de várias iniciativas visando motivar a discussão entre os associados
                sobre a situação e as perspectivas de desenvolvimento da entidade, recentemente houve o adiamento da data das eleições pois
                não se tinha evidências de que alguma chapa viesse a se inscrever. Com isso, postergou-se para novembro de 2022 a definição
                sobre o futuro da entidade.




                        PESQUISA DE SATISFAÇÃO NOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE:
                                  APROXIMAÇÃO COM USUÁRIOS DO SUS PARANAENSE.

                   Autores: ALINE FELIX | Patricia Maria Cardoso Ferreira, Daiane Eliza da S. de Almeida, Marcela Mello, Ravilim
                   Campos, Anita Sheila S. Paz Katy Cavagni. Instituição: SESA-PR Ouvidoria Geral da Saúde
                PALAVRAS-CHAVE: SUS; Democracia; Acesso à Informação de Saúde
                O processo democrático foi fundamental para implantação do SUS e o envolvimento da sociedade é relevante no processo
                de formulação e desenvolvimento de políticas públicas em defesa do direito à saúde(conquistado a partir do movimento da
                Reforma  Sanitária).A  obra  “Dicionário  da  Educação  Profissional  em  Saúde”,de  Roseni  Pinheiro,traz  que  a  integralidade(um
                dos princípios do SUS),como eixo prioritário de uma política de saúde,representa um meio de concretizar a saúde como uma
                questão  de  cidadania,sendo  diretamente  influenciada  pela  implantação  de  inovações,perante  obstáculos  e  pelas  relações
                entre os níveis de gestão do SUS e também com a sociedade.A famosa frase proferida pelo sanitarista Sérgio Arouca durante
                a abertura da 8ª Conferência Nacional de Saúde,que correlacionava democracia com saúde,já traduzia o conceito ampliado
                de saúde adotado hoje:focado  na qualidade  de vida do  cidadão.A existência de ouvidoria  no  SUS  traduz  uma das formas
                de  garantir  a  participação  popular.Apesar  de  haver  regulamentação  paranaense  específica  desde  2013  para  as  ouvidorias
                dos  Consórcios  Intermunicipais  de  Saúde(CIS),o  volume  de  manifestações  registradas  no  sistema  oficial(SIGO)  era  baixo  e
                alguns consórcios nem tinham ouvidores devidamente nomeados até o meio de 2021.Um dos pontos de avaliação que veio
                com o QualiCIS (Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde),foi a necessidade de que as
                ouvidorias dos CIS que gerenciam Ambulatório Médico de Especialidades,no Paraná,apliquem pesquisa de satisfação junto
                aos usuários,segundo amostragem estatística e formulário padrão pactuados.Um volume mensal de mais de 200 formulários
                mensais,respondidos,representa a meta da maioria dos CIS.A partir de Julho de 2021,conforme ocorria a adesão ao QualiCIS,em
                21 regiões de saúde do Paraná,foi iniciada a aplicação das pesquisas de satisfação pelas ouvidorias de CIS.Até Dezembro de
                2021,as pesquisas de satisfação aplicadas por 9 ouvidorias de CIS paranaenses totalizaram 6.917 formulários respondidos por
                usuários.A manifestação e a coleta de dados são possíveis durante momentos em que o ouvidor está ausente(depositando
                formulário na urna após o preenchimento) e tabulação dos dados demonstra o grau de satisfação dos usuários, traduzindo as
                oportunidades de melhoria do serviço.O trabalho demonstra potencialidades que podem ser replicadas em diversas áreas do
                SUS,ampliando a possibilidade do cidadão expressar-se e incentivando que mostrem as demandas sociais.



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