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EIXO 4 Participação Comunitária e Controle Social em Saúde/ Direito em Saúde, Saúde Internacional, Bioética
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO QUANTO AO ATENDIMENTO PRESTADO PELO
AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA DO CISVIR.
Autores: LETICIA CRISTINA BENTO | Tayla Karine de Souza, Marina Hernandes Alves, Ariane Cristina da Silva.
Instituição: Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região
PALAVRAS-CHAVE: Equipe multiprofissional; Satisfação do Usuário..
O ambulatório de pediatria de alto risco, vinculado ao CISVIR, é composto por uma equipe multiprofissional, formada por
pediatra, enfermeira, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicopedagoga, que desenvolvem
ações interdisciplinares as crianças estratificadas como alto risco e risco intermediário no seu território. Diariamente, ao
final do atendimento é solicitado ao acompanhante da criança o preenchimento da Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU),
cujo objetivo é escutar os acessantes e alcançar maior adequação dos serviços prestados e melhorar a qualidade ofertada.
Desta maneira, o presente trabalho propôs avaliar o índice de satisfação dos usuários vinculados a esse ambulatório. Trata-
se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, no qual se analisaram os dados referentes à PSU, impresso esse
formulado e padronizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, no período de janeiro a maio de 2022. A PSU foi
aplicada com os acompanhantes das crianças vinculadas ao ambulatório, que recebiam o instrumento impresso juntamente
com orientações para o preenchimento. A amostra foi constituída por 272 formulários, os quais foram tabulados em planilha
para análise dos dados. Os dados da pesquisa apontam que o ambulatório alcançou 98,9% de satisfação no acolhimento
e atendimento da equipe. Quando fragmentamos a avaliação, observamos que a satisfação no tempo de espera do
atendimento foi de 80,5%, a facilidade em realizar agendamento e/ou reagendamento do atendimento/consulta/exames foi
de 96,3%, sinalização e identificação dos ambientes com 95,6%, horário de funcionamento da unidade foi de 97,6%, espaço
físico, acessibilidade e acomodação com 93,6%, higiene e limpeza dos ambientes foi de 98,5% e atendimento por equipe
multiprofissional no mesmo dia com 99,2%. O índice de satisfação foi calculado com a soma das respostas assinaladas
como muito satisfeito e satisfeito. O atendimento pautado na estratificação de risco pela regulação, o processo de trabalho
centrado na integralidade do cuidado, com exames e interconsultas agendados, a estrutura nova especifica para crianças e
o atendimento humanizado, podem ser a justificativa para tal resultado.
ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: ISADORA PIETRA ENOMOTO CASSU | Eduardo Vicente Silva, Ana Luísa Faustino Ono, Dêmely Biason
Ferreira, Sheila Esteves Farias, Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza. Instituição: Centro Universitário Filadélfia
(Unifil)
PALAVRAS-CHAVE: Pessoas em Situação de Rua; Determinantes Sociais da Saúde; Sistema Único de Saúde.
Caracterização do problema: A desigualdade social é um problema crônico no Brasil, que afeta o acesso da população à
educação, moradia, alimentação, trabalho e saúde. Para reduzir tal desigualdade, um dos princípios é a equidade: tratar
desigualmente os desiguais, investindo mais onde há maior carência. Justificativa: A promoção, prevenção, recuperação
e reabilitação em saúde, baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição de 1988,
universalidade, equidade e integralidade, é direito de todos e dever do Estado. Logo, desenvolver atividades que reforcem tais
princípios é importante, principalmente em tempos de desmonte do SUS. Os graduandos de Enfermagem, ao conhecerem a
realidade e a saúde de pessoas em situação de rua, adquirem uma visão crítica acerca da desigualdade social e corroboram
em atenuar tais discrepâncias. Objetivo: Relatar a experiência de graduandos de Enfermagem ao realizar anamnese e
aferição dos sinais vitais e orientar os pacientes através da entrevista e de panfletos informativos durante a atuação em
uma casa de acolhimento em uma cidade do Norte do Paraná. Descrição da experiência: Conhecer a história de pessoas
em situação de rua evidenciou a pluralidade de motivos que as leva a essa situação: abuso de substâncias, desemprego,
fatores da natureza. Essa população está sujeita a infecções sexualmente transmissíveis, vícios, problemas psiquiátricos,
violência, exposição a riscos (frio, fome, higiene precária) e discriminação, que determinam as condições de saúde. O projeto
visou conhecer a população em situação de rua, suas histórias, problemas de saúde e necessidades. Reflexão sobre a
experiência: Para os graduandos foi um grande aprendizado, realizaram acolhimento e intervenções em saúde para mitigar
as desigualdades sociais, realizaram escuta ativa e conheceram a situação de saúde dessa população que, infelizmente,
cresce cada dia mais. Para a população de rua, foi uma oportunidade de ter suas queixas e problemas ouvidos, receber
orientações de saúde e possíveis telefones para buscar ajuda, como o Centro de Valorização da Vida, Alcoólicos e Narcóticos
Anônimos, e clínicas de psicologia com atendimento gratuito. Recomendações: Evidenciou-se que a população em situação
de rua é vulnerável e, portanto, demanda ações em saúde específicas e individualizadas, adequando os serviços e ações de
saúde existentes para a promoção da equidade prevista na Constituição Federal.
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