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EIXO 4   Participação Comunitária e Controle Social em Saúde/ Direito em Saúde, Saúde Internacional, Bioética
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                   PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO QUANTO AO ATENDIMENTO PRESTADO PELO
                                         AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA DO CISVIR.
                    Autores: LETICIA CRISTINA BENTO | Tayla Karine de Souza, Marina Hernandes Alves, Ariane Cristina da Silva.
                    Instituição: Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região
                 PALAVRAS-CHAVE: Equipe multiprofissional; Satisfação do Usuário..
                 O ambulatório de pediatria de alto risco, vinculado ao CISVIR, é composto por uma equipe multiprofissional, formada por
                 pediatra,  enfermeira,  nutricionista,  assistente  social,  fisioterapeuta,  fonoaudióloga  e  psicopedagoga,  que  desenvolvem
                 ações interdisciplinares as crianças estratificadas como alto risco e risco intermediário no seu território. Diariamente, ao
                 final do atendimento é solicitado ao acompanhante da criança o preenchimento da Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU),
                 cujo objetivo é escutar os acessantes e alcançar maior adequação dos serviços prestados e melhorar a qualidade ofertada.
                 Desta maneira, o presente trabalho propôs avaliar o índice de satisfação dos usuários vinculados a esse ambulatório. Trata-
                 se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, no qual se analisaram os dados referentes à PSU, impresso esse
                 formulado e padronizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, no período de janeiro a maio de 2022. A PSU foi
                 aplicada com os acompanhantes das crianças vinculadas ao ambulatório, que recebiam o instrumento impresso juntamente
                 com orientações para o preenchimento. A amostra foi constituída por 272 formulários, os quais foram tabulados em planilha
                 para análise dos dados. Os dados da pesquisa apontam que o ambulatório alcançou 98,9% de satisfação no acolhimento
                 e atendimento da equipe. Quando  fragmentamos  a avaliação,  observamos que a satisfação  no tempo de espera do
                 atendimento foi de 80,5%, a facilidade em realizar agendamento e/ou reagendamento do atendimento/consulta/exames foi
                 de 96,3%, sinalização e identificação dos ambientes com 95,6%, horário de funcionamento da unidade foi de 97,6%, espaço
                 físico, acessibilidade e acomodação com 93,6%, higiene e limpeza dos ambientes foi de 98,5% e atendimento por equipe
                 multiprofissional no mesmo dia com 99,2%. O índice de satisfação foi calculado com a soma das respostas assinaladas
                 como muito satisfeito e satisfeito. O atendimento pautado na estratificação de risco pela regulação, o processo de trabalho
                 centrado na integralidade do cuidado, com exames e interconsultas agendados, a estrutura nova especifica para crianças e
                 o atendimento humanizado, podem ser a justificativa para tal resultado.





                  ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
                    Autores: ISADORA PIETRA ENOMOTO CASSU | Eduardo Vicente Silva, Ana Luísa Faustino Ono, Dêmely Biason
                    Ferreira, Sheila Esteves Farias, Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza. Instituição: Centro Universitário Filadélfia
                    (Unifil)
                 PALAVRAS-CHAVE: Pessoas em Situação de Rua; Determinantes Sociais da Saúde; Sistema Único de Saúde.
                 Caracterização do problema: A desigualdade social é um problema crônico no Brasil, que afeta o acesso da população à
                 educação, moradia, alimentação, trabalho e saúde. Para reduzir tal desigualdade, um dos princípios é a equidade: tratar
                 desigualmente os desiguais, investindo mais onde há maior carência. Justificativa: A promoção, prevenção, recuperação
                 e reabilitação em saúde, baseado nos  princípios  do  Sistema Único  de  Saúde  (SUS),  previstos na  Constituição  de  1988,
                 universalidade, equidade e integralidade, é direito de todos e dever do Estado. Logo, desenvolver atividades que reforcem tais
                 princípios é importante, principalmente em tempos de desmonte do SUS. Os graduandos de Enfermagem, ao conhecerem a
                 realidade e a saúde de pessoas em situação de rua, adquirem uma visão crítica acerca da desigualdade social e corroboram
                 em atenuar tais discrepâncias.  Objetivo:  Relatar  a experiência de graduandos de Enfermagem ao realizar anamnese e
                 aferição dos sinais vitais e orientar os pacientes através da entrevista e de panfletos informativos durante a atuação em
                 uma casa de acolhimento em uma cidade do Norte do Paraná. Descrição da experiência: Conhecer a história de pessoas
                 em situação de rua evidenciou a pluralidade de motivos que as leva a essa situação: abuso de substâncias, desemprego,
                 fatores da natureza. Essa população está sujeita a infecções sexualmente transmissíveis, vícios, problemas psiquiátricos,
                 violência, exposição a riscos (frio, fome, higiene precária) e discriminação, que determinam as condições de saúde. O projeto
                 visou conhecer a população em situação de rua, suas histórias, problemas de saúde e necessidades. Reflexão sobre a
                 experiência: Para os graduandos foi um grande aprendizado, realizaram acolhimento e intervenções em saúde para mitigar
                 as desigualdades sociais, realizaram escuta ativa e conheceram a situação de saúde dessa população que, infelizmente,
                 cresce cada dia mais. Para a população de rua, foi uma oportunidade de ter suas queixas e problemas ouvidos, receber
                 orientações de saúde e possíveis telefones para buscar ajuda, como o Centro de Valorização da Vida, Alcoólicos e Narcóticos
                 Anônimos, e clínicas de psicologia com atendimento gratuito. Recomendações: Evidenciou-se que a população em situação
                 de rua é vulnerável e, portanto, demanda ações em saúde específicas e individualizadas, adequando os serviços e ações de
                 saúde existentes para a promoção da equidade prevista na Constituição Federal.




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