Page 247 - ANAIS_3º Congresso
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EIXO TEMÁTICO: Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública                    TRABALHO 524
                Intervenção de enfermagem em indivíduos com diabetes
                mellitus tipo 2


                AUTOR PRINCIPAL: Ana Patrícia Araújo Torquato Lopes  |  AUTORES:  Elen Ferraz Testón; Sonia Silva Marcon |  INSTITUIÇÃO:
                Universidade Estadual de Maringá  |  Maringá-PR  |  E-mail: anaptorquato@hotmail.com
                   INTRODUÇÃO: O manejo da doença crônica é imprescindível no cuidado exercido pelo indivíduo com diabetes mellitus tipo 2, sendo a
                   consulta de enfermagem uma ferramenta ao alcance do enfermeiro (ODNOLETKOVA et al, 2014) e pautada no autocuidado apoiado
                   incentiva a rever os hábitos e possibilidade de mudanças desses indivíduos (MENDES, 2012) OBJETIVO: Verificar o efeito da consulta
                   de enfermagem baseada no autocuidado apoiado quanto aos comportamentos em saúde de indivíduos com Diabetes mellitus tipo 2.
                   MÉTODO: Ensaio clínico randomizado e controlado, sendo a amostra composta por 134 indivíduos, 67 no grupo intervenção, e 67 no
                   grupo controle. A intervenção, por metas pactuadas, consistiu de três consultas de enfermagem e duas ligações telefônicas, distribuídas
                   em cinco meses. Os participantes do grupo controle receberam os cuidados habituais oferecidos pela unidade básica de saúde, consulta
                   médica e distribuição de medicamentos. Os dados foram coletados mediante aplicação de instrumentos padronizados e realização
                   de exames laboratoriais antes e após a intervenção. RESULTADO: A amostra foi composta por indivíduos predominantemente brancos
                   (80,9%), entre 40 e 69 anos, do sexo feminino (68%). Após análise bivariada, os participantes do grupo intervenção apresentaram melhor
                   controle glicêmico  Referências: MENDES, E. V. O cuidado das condições crônicas de saúde na atenção primária à saúde: o imperativo
                   da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília, DF: Organização Pan-Americana de Saúde, 2012. 512 p. Disponível em: .
                   Acesso em: 22 abr. 2015. ODNOLETKOVA, I. et al. Nurse-led telecoaching of people with type 2 diabetes in primary care: rationale, design
                   and baseline data of a randomized controlled trial. BMC: Fam. Pract., London, v. 15, p. 24, Feb. 2014. Palavras-chave: Autocuidado.
                   Enfermagem. Diabetes mellitus. Ensaio clínico.




                EIXO TEMÁTICO: Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública                    TRABALHO 526
                Brinquedo terapêutico instrucional para criança hospitalizada:
                percepção do acompanhante


                AUTOR PRINCIPAL: Yasmim Duque Franco  |  AUTORES: Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Ester Leonardo da Rocha, Enedina Beatriz
                Porto Braga Misael, Mateus Machado Magalhães, Natália Jung Ferreira  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina  |  Londrina -PR
                |  E-mail: yasmin_duque@hotmail.com
                  Introdução: Devido à hospitalização a criança se sente frágil e mais dependente de seus pais, pois na maioria das vezes associa
                  a mesma ao sofrimento, dor, procedimentos invasivos, o que a deixa preocupada por não saber o que vai acontecer neste período
                  pois “a doença e a hospitalização geram desorganização na percepção, compreensão e emoção da criança e podem comprometer
                  seriamente seu desenvolvimento psicológico”1:37-42. O brinquedo facilita a criança a expressar o que sente de modo que muitas
                  vezes não consegue verbalizar, porém ao brincar demonstra, de forma não verbal, com suas atitudes. Objetivo: Compreender a vivência
                  materna em relação à aplicação do Brinquedo Terapêutico instrucional ao seu filho antes da realização de procedimentos na unidade
                  pediátrica. Método: Estudo de abordagem qualitativa à luz do referencial teórico metodológico da Fenomenologia Social de Alfred
                  Schutz2 realizado na unidade pediátrica do Hospital Universitário de Londrina, Londrina-PR, com oito mães que acompanharam todo
                  processo da aplicação do Brinquedo Terapêutico após ser submetida ao procedimento cirúrgico. Pesquisa sob aprovação do CEP/UEL
                  CAAE 27836414900005231 Para a análise dos depoimentos cumpriu-se os seis passos da Fenomenologia Social: leitura atentiva
                  e criteriosa; releitura de cada depoimento para identificar aspectos comuns, “motivos por quê?.” e “motivos para”; agrupamento de
                  acordo com a convergência de conteúdos. Resultados: Evidenciou-se a experiência vivenciada pelos sujeitos apreendendo-se os
                  seguintes elementos: Compreendendo a aplicação do brinquedo terapêutico (Motivos para) e Brinquedo Terapêutico: expectativas para
                  a implantação (Motivos porque). A vivência materna frente à aplicação do Brinquedo Terapêutico instrucional ao seu filho antes e após
                  o procedimento na unidade pediátrica foi compreendida como um momento de orientação da criança, bem como de diversão. As mães
                  entenderam a sua importância e relataram que foi uma oportunidade da criança expressar tudo o que sente através de um simples
                  brinquedo, contribuiu para melhora da assistência do cuidado e aumentou a criação de vínculo com equipe de enfermagem. Conclusão:
                  Após a aplicação do Brinquedo Terapêutico as mães perceberam que seus filhos ficaram menos ansiosos e se divertiram, bem como se
                  mostraram mais colaborativos e participativos durante a realização dos procedimentos.  Referências: 1. SILVA, R.C.C.; SAMPAIO, J.A.;
                  FERREIRA, A.G.N.; NETA, F.R.G.X.; PINHEIRO, P.N.C. Sentimentos das mães durante hospitalização dos filhos: estudo qualitativo. Rev. Soc.
                  Bras. de Enferm. Ped. São Paulo (SP), v.10, n.1, p. 23-30, Jul. 2010. 2. SCHÜTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis:
                  Vozes, 2012. 357p. Palavras-chave: Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Enfermagem pediátrica, Percepção materna.









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