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EIXO TEMÁTICO: Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública TRABALHO 524
Intervenção de enfermagem em indivíduos com diabetes
mellitus tipo 2
AUTOR PRINCIPAL: Ana Patrícia Araújo Torquato Lopes | AUTORES: Elen Ferraz Testón; Sonia Silva Marcon | INSTITUIÇÃO:
Universidade Estadual de Maringá | Maringá-PR | E-mail: anaptorquato@hotmail.com
INTRODUÇÃO: O manejo da doença crônica é imprescindível no cuidado exercido pelo indivíduo com diabetes mellitus tipo 2, sendo a
consulta de enfermagem uma ferramenta ao alcance do enfermeiro (ODNOLETKOVA et al, 2014) e pautada no autocuidado apoiado
incentiva a rever os hábitos e possibilidade de mudanças desses indivíduos (MENDES, 2012) OBJETIVO: Verificar o efeito da consulta
de enfermagem baseada no autocuidado apoiado quanto aos comportamentos em saúde de indivíduos com Diabetes mellitus tipo 2.
MÉTODO: Ensaio clínico randomizado e controlado, sendo a amostra composta por 134 indivíduos, 67 no grupo intervenção, e 67 no
grupo controle. A intervenção, por metas pactuadas, consistiu de três consultas de enfermagem e duas ligações telefônicas, distribuídas
em cinco meses. Os participantes do grupo controle receberam os cuidados habituais oferecidos pela unidade básica de saúde, consulta
médica e distribuição de medicamentos. Os dados foram coletados mediante aplicação de instrumentos padronizados e realização
de exames laboratoriais antes e após a intervenção. RESULTADO: A amostra foi composta por indivíduos predominantemente brancos
(80,9%), entre 40 e 69 anos, do sexo feminino (68%). Após análise bivariada, os participantes do grupo intervenção apresentaram melhor
controle glicêmico Referências: MENDES, E. V. O cuidado das condições crônicas de saúde na atenção primária à saúde: o imperativo
da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília, DF: Organização Pan-Americana de Saúde, 2012. 512 p. Disponível em: .
Acesso em: 22 abr. 2015. ODNOLETKOVA, I. et al. Nurse-led telecoaching of people with type 2 diabetes in primary care: rationale, design
and baseline data of a randomized controlled trial. BMC: Fam. Pract., London, v. 15, p. 24, Feb. 2014. Palavras-chave: Autocuidado.
Enfermagem. Diabetes mellitus. Ensaio clínico.
EIXO TEMÁTICO: Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública TRABALHO 526
Brinquedo terapêutico instrucional para criança hospitalizada:
percepção do acompanhante
AUTOR PRINCIPAL: Yasmim Duque Franco | AUTORES: Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Ester Leonardo da Rocha, Enedina Beatriz
Porto Braga Misael, Mateus Machado Magalhães, Natália Jung Ferreira | INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina | Londrina -PR
| E-mail: yasmin_duque@hotmail.com
Introdução: Devido à hospitalização a criança se sente frágil e mais dependente de seus pais, pois na maioria das vezes associa
a mesma ao sofrimento, dor, procedimentos invasivos, o que a deixa preocupada por não saber o que vai acontecer neste período
pois “a doença e a hospitalização geram desorganização na percepção, compreensão e emoção da criança e podem comprometer
seriamente seu desenvolvimento psicológico”1:37-42. O brinquedo facilita a criança a expressar o que sente de modo que muitas
vezes não consegue verbalizar, porém ao brincar demonstra, de forma não verbal, com suas atitudes. Objetivo: Compreender a vivência
materna em relação à aplicação do Brinquedo Terapêutico instrucional ao seu filho antes da realização de procedimentos na unidade
pediátrica. Método: Estudo de abordagem qualitativa à luz do referencial teórico metodológico da Fenomenologia Social de Alfred
Schutz2 realizado na unidade pediátrica do Hospital Universitário de Londrina, Londrina-PR, com oito mães que acompanharam todo
processo da aplicação do Brinquedo Terapêutico após ser submetida ao procedimento cirúrgico. Pesquisa sob aprovação do CEP/UEL
CAAE 27836414900005231 Para a análise dos depoimentos cumpriu-se os seis passos da Fenomenologia Social: leitura atentiva
e criteriosa; releitura de cada depoimento para identificar aspectos comuns, “motivos por quê?.” e “motivos para”; agrupamento de
acordo com a convergência de conteúdos. Resultados: Evidenciou-se a experiência vivenciada pelos sujeitos apreendendo-se os
seguintes elementos: Compreendendo a aplicação do brinquedo terapêutico (Motivos para) e Brinquedo Terapêutico: expectativas para
a implantação (Motivos porque). A vivência materna frente à aplicação do Brinquedo Terapêutico instrucional ao seu filho antes e após
o procedimento na unidade pediátrica foi compreendida como um momento de orientação da criança, bem como de diversão. As mães
entenderam a sua importância e relataram que foi uma oportunidade da criança expressar tudo o que sente através de um simples
brinquedo, contribuiu para melhora da assistência do cuidado e aumentou a criação de vínculo com equipe de enfermagem. Conclusão:
Após a aplicação do Brinquedo Terapêutico as mães perceberam que seus filhos ficaram menos ansiosos e se divertiram, bem como se
mostraram mais colaborativos e participativos durante a realização dos procedimentos. Referências: 1. SILVA, R.C.C.; SAMPAIO, J.A.;
FERREIRA, A.G.N.; NETA, F.R.G.X.; PINHEIRO, P.N.C. Sentimentos das mães durante hospitalização dos filhos: estudo qualitativo. Rev. Soc.
Bras. de Enferm. Ped. São Paulo (SP), v.10, n.1, p. 23-30, Jul. 2010. 2. SCHÜTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis:
Vozes, 2012. 357p. Palavras-chave: Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Enfermagem pediátrica, Percepção materna.
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