Page 41 - ANAIS_3º Congresso
P. 41
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 438
A percepção da equipe gestora sobre o Projeto Mais Médicos para
o Brasil: potencialidades e desafios
AUTOR PRINCIPAL: Carolina Milena Domingos | AUTORES: Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes, Fernanda de Freitas Mendonça,
Stela Maris Lopes Santini, Elisangela Pinafo. | INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina - UEL | Londrina - PR | E-mail:
carolinamdomingos@gmail.com
Em 2013 foi instituído o Programa Mais Médicos (PMM) no Brasil, sendo o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) parte do programa que
gerencia o provimento desses profissionais nas unidades de saúde. Nos municípios de pequeno porte, situados em áreas geográficas mais isoladas,
a escassez desses profissionais se torna muito evidente e o PMMB visou reduzir essa escassez (GIRARDI, 2012). Assim, o objetivo deste estudo
foi analisar a percepção dos trabalhadores integrantes da equipe gestora de municípios de pequeno porte sobre fragilidades e potencialidades
da inserção do profissional médico proveniente do PMMB. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com gestores de duas regiões de saúde
compostas por 31 municípios de pequeno porte do norte do estado do Paraná, no Brasil. Os dados foram coletados entre março a abril de 2015
por meio de encontros de trabalho no formato de um curso por região, em que os pesquisadores dialogaram com os gestores. Do material empírico
produzido foi realizada análise compreensiva e interpretativa. Os gestores participantes do estudo destacaram como potencialidades da inserção
dos profissionais do PMMB: realização da consulta médica de qualidade permeada pela escuta do usuário com o olhar voltado não somente para
os aspectos individuais, mas para a inserção do individuo no contexto da família; o adequado cumprimento da carga horária prevista para a atuação
do médico (40h) como componente da Equipe de Saúde da Família (ESF) se destacou como um diferencial trazido pelo PMMB. A equipe gestora
também referiu fragilidades atribuídas ao projeto: destacaram a dificuldade do gestor em ser responsável por realizar o transporte do médico até
o seu local de trabalho e proporcionar moradia e alimentação deste profissional. A diminuição do recurso federal destinado às equipes de saúde
da família decorrente da inserção do médico do PMMB também foi referida dentre as fragilidades; e ainda a inserção dos médicos do projeto
resultaram em conflitos com os profissionais médicos que já estavam atuando no município, os quais se mostraram contrários a proposta. No
caso do Brasil, em que a saúde é um direito de todos e dever do estado, o provimento de médicos em áreas de difícil acesso, é fundamental,
diminuindo a dificuldade de compor as ESF. Contudo, a sustentabilidade dessa política precisa estar atrelada ao enfrentamento dos desafios que
ainda persistem tais como os referidos pelos profissionais. Referências: GIRARDI, S.N. Identificação de áreas de escassez em recursos humanos
em saúde. Observatório de Recursos Humanos em Saúde – Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado.Relatório final de atividades. Belo Horizonte;
2012. Palavras-chave: Gestão em Saúde; Municípios Pequenos; Programa Mais Médicos.
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 445
Reprozido técnicas de curativo em cenário mais próximo de
situações reais: relato de experiência
AUTOR PRINCIPAL: Roseli inês resende | AUTORES: Denise Costa Dias, Mayara Aparecida Passaura da Luz, Nathalia Vasconcelos
Facasso | INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste | Cascavel-PR | E-mail: roseitt@hotmail.com
Introdução: O ensino de habilidades clínicas e o desenvolvimento de destreza manual para a execução de técnicas de Enfermagem nas simulações
em laboratório podem contribuir para aprofundamento do processo ensino aprendizagem relativos ao raciocínio lógico e gerenciamento dos
recursos disponíveis. Objetivo: Desenvolver estratégias para introdução de elementos no processo de ensino aprendizagem de técnicas de curativo
em laboratório de Enfermagem para criar um cenário mais próximo do real. Métodos: As simulações das técnicas de curativo foram realizadas como
parte das atividades desenvolvidas em projeto de ensino e monitoria voluntária da disciplina de Enfermagem Fundamental I e II da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná. Através do uso de fotos de feridas reais, impressas e aderidas á manequins com filme transparente. A simulação do
exsudato foi realizada com a utilização de substância pastosa associada ao Polivinilpirrolidona iodo-PVPI tópico para empregar maior veracidade
e compreensão dos alunos. Neste sentido, fez-se necessário executar as referidas técnicas nas diferentes regiões do corpo do manequim, com
a utilização de materiais e instrumentos apropriados para higienização, tratamento e proteção da ferida. Para desenvolver as técnicas foram
utilizados os Equipamentos de Proteção Individual-EPIs necessários, ressaltando a importância da técnica asséptica e da proteção do profissional
de saúde. O cenário foi preparado pela orientadora e por três alunas, enquanto as demais ficaram aguardando para realizar a técnica do lado de
fora do laboratório e deste modo posteriormente descrever as impressões sobre o emprego desse método de ensino. Resultados: As docentes e
monitoras consideram que a introdução destes elementos permite ao aluno identificar os diferentes estágio e tecidos encontrados como fibrina,
necrose e tecido de granulação. No entanto, é importante considerar que mesmo que visualmente a fotografia auxilie no aprendizado, essa não
permite o treino de técnicas como o desbridamento dos tecidos desvitalizados, e cogitou-se a possibilidade de reproduzir esses tecidos com
materiais disponíveis em laboratório. Conclusão: A utilização de imagens de feridas reais aderidas aos manequins foi considerada um recurso que
pode auxiliar a incrementar o ambiente de aprendizagem tornando-o mais desafiador ajudando inovar o ensino e aprendizagem de laboratório.
Recomendamos como trabalho futuro a avaliação deste recurso didático por grupo de peritos e alunos Referências: HAAG, G. S; KOLLING, V; SILVA,
E.; MELO, S. C. B; PINHEIRO, M. Contribuições da Monitoria no Processoensino- Aprendizagem em Enfermagem. RevBrasEnferm, Brasília 2008 mar-
abr; 61(2): 215-20. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000200011>. Acesso em: 14 de
ago. 2015. MARIN, M. J. S; VILELA, E. M; TAKEDA, E; SANTOS, I. F. Assistência de enfermagem ao portador de alterações na integridade cutânea:
um relato de experiência de ensino-aprendizagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2002, vol.36, n.4, pp. 338-344. ISSN 1980-220X. Disponível
em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342002000400007&script=sci_arttext>. Acesso em: 14 de ago. 2015. TEIXEIRA, I. N. D.
O; FELIX, J. V. C. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface - Comunicação Saúde Educação. Disponível
em:. Acesso em: 14 de ago. 2015. Palavras-chave: Ensino aprendizagem, Laboratório de enfermagem, Técnicas de curativo.
41