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EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 451
Perfil dos Coordenadores das UBS na utilização dos Sistemas de
Informação no apoio à Gestão do Trabalho nos Municípios de
Pequeno Porte no Norte do Paraná
AUTOR PRINCIPAL: Claudete Ayame Omotto | AUTORES: Elizabete de Fátima Pólo de Almeida Nunes | INSTITUIÇÃO: Secretaria de
Estado de Saúde do Paraná/Universidade Estadual de Londrina | Apucarana - Paraná | E-mail: claudete.omotto@gmail.com
A informação é sem dúvida imprescindível no trabalho dos profissionais de saúde e os Sistemas de Informação na Saúde (SIS)
ganham uma expressiva importância, como ferramentas com vistas à agilidade, consolidação e aplicabilidade dos dados coletados.
Estudos constantes têm sido realizados com a preocupação em avaliar os sistemas como forma de refletir o processo de trabalho e
consequentemente uma análise da situação da saúde com um planejamento responsável para as transformações necessárias. Este
estudo teve como objetivo verificar o perfil e o acesso aos SIS como instrumento de apoio na gestão do processo de trabalho pelos
coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de pequeno porte. Consistiu em um estudo descritivo de natureza
quantitativa dos dados, integra uma pesquisa maior denominada “Gestão do Processo de Trabalho na Rede de Atenção Básica de Saúde
nos Municípios de Pequeno Porte da Região Norte do Paraná.” Coordenada pela Universidade Estadual de Londrina – Projeto 08/ 2009
do Programa de Pesquisa para o SUS, com apoio financeiro da Fundação Araucária. O estudo foi realizado na 16ª, 17ª e 18ª Regionais
de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA. Foram entrevistados 90 coordenadores locais dos serviços de Atenção
Básica, de municípios de até 20.000 habitantes da região norte do Estado do Paraná,. Com os dados pode-se verificar a feminilização
da força de trabalho com 91,1% dos coordenadores do sexo feminino. Quanto a escolaridade, 75,6% dos coordenadores são pós
graduados, 83,4% são profissionais enfermeiros e 59,0% não haviam atuado como coordenadores anteriormente. Os profissionais
referiram compreender a finalidade dos SIS, pois assinalam que seus direcionamentos são fundamentais para as condições de
gerenciamento de cada UBS. Porém, sua utilização requer cuidados constantes na identificação, avaliação e monitoramento dos dados
para que estes possam subsidiar a coordenação da rede de serviços na programação para gestão por resultados na atenção básica
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
e desta forma implementar ações de promoção, prevenção e a reabilitação em saúde com vistas a transformação da situação local.
Referências: BARBOSA, D.C.M. Sistemas de Informação em Saúde: A percepção e avaliação dos profissionais diretamente envolvidos
na Atenção Básica de Ribeirão Preto – São Paulo. 2006. Disponível em Acesso em jan.2012. BRANCO, M.A.F. Sistemas de informação
em saúde no nível local. Disponível em Acesso em: 13 mar. 2012. SANTINI, S.M.L. A Estratégia Saúde da Família e a Gestão do Trabalho
em Municípios de Pequeno Porte do Norte do Estado do Paraná. Universidade Estadual de Londrina. Defesa do Mestrado Profissional em
Gestão de Serviços de Saúde. 2010. SILVA, A.S.; LAPREGA, M. R. Avaliação crítica do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e
de sua implantação na região do Ribeirão Preto. São Paulo,Brasil.Cad.Saúde Publica,n21(5): 1821-1829,2005. Disponível em < http://
www.scielo.br/pdf/csp/v21n6/21> Acesso em: 29 mar. 2012. SIQUEIRA, M.C. Gestão Estratégica da Informação. Rio de Janeiro/
Brasport, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2012.Palavras-chave: Atenção Básica. Sistema de Informação. Coordenação.
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Escola de saúde no CISMEPAR
AUTOR PRINCIPAL: Verushka Aparecida Silverio Teresa Oliveira | AUTORES: Nenhum | INSTITUIÇÃO: Cismepar| Londrina - PR | E-mail:
verushkatereza@yahoo.com.br
ESCOLA DE SAUDE NO CISMEPAR O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema - CISMEPAR, foi criado em janeiro de
1995, a partir da necessidade de um órgão que viabilizasse o atendimento na área de especialidades com a possibilidade de maior
resolutividade e rapidez administrativa. Diante das dificuldades de acesso a atenção especializada em saúde, percebeu-se a necessidade
de atualização continuada dos conhecimentos junto aos profissionais, em especial na atenção primária, porta de entrada para todos os
casos a serem conduzidos no âmbito do SUS. A partir disso, o CISMEPAR em parceria com alguns profissionais credenciado, implantaram
em 2010, o Programa: Escola de Saúde, com foco na atualização e capacitação dos profissionais da atenção primária, bem como,
na melhoria do cuidado dispensado ao usuário SUS ( Sistema Único de Saúde). A partir desta iniciativa, o Programa tem capacitado e
acompanhado profissionais nas áreas de cardiologia, urologia, cirurgia vascular, entre outras, alcançando resultados satisfatórios, tanto
na avaliação do curso quanto na aplicação dos conhecimentos adquiridos na prática cotidiana dos profissionais capacitados. A partir do
programa de formação continuada, o CISMEPAR conta hoje com os Núcleos de Apoio ao Desenvolvimento da Criança - NADC, que formou
280 profissionais nos anos de 2014 e 2015, que desenvolvem atividades de triagem, estratificação de risco e encaminhamento, (se
necessário) para atendimento especializado dos casos a partir das unidades básicas de saúde. Nesse mesmo sentido, no período de
julho de 2015 a abri de 2016, foram capacitados 66 profissionais médicos clínicos gerais, quanto ao atendimento, acompanhamento
e encaminhamento dos pacientes para a especialidade de reumatologia. A experiência de implantação do Programa de Formação
Continuada na gestão consorciada e uma grande contribuição para a Saúde Publica do Paraná, uma vez que possibilita uma melhor
triagem e estratificação de risco dos pacientes na atenção primaria, reduzindo as listas expectantes, qualificando os encaminhamentos
e promovendo a otimização e a resolutividade do cuidado na atenção primária em saúde. Referências: Pinheiro R, Luz MT. Praticas
eficazes x modelos ideais: ação e pensamento na construção da integralidade. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Construção da
integralidade: cotidiano, saberes e praticas em saúde. Rio de Janeiro: UERJ/IMS: ABRASCO; 2003. Schall VT, Stuchiner M. Educação em
saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Publica 1999; 2: 4-5. Palavras-chave: Escola de Saúde, formação, capacitação
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