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EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 515
Ação educativa interdisciplinar em equipes de estratégia de saúde
da família da cidade sede da 4ª Regional de Saúde do Tstado do
Paraná
AUTOR PRINCIPAL: Patrícia Chiconatto | AUTORES: Vania Schmitt, Luana Bernardi,Daiana Novello, | INSTITUIÇÃO: Universidade
Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO | Guarapuava- PR| E-mail: pattichic@hotmail.com
Introdução:O trabalho interdisciplinar aumenta a resolubilidade e a qualidade dos serviços de saúde. Além disso, melhora e amplia a comunicação
interprofissional, com o reconhecimento das contribuições específicas de cada área, bem como de suas limitações (PEDUZZI et al., 2013).Nesse
contexto, é fundamental a inserção de treinamentos permanentes para os profissionais atuantes em equipes multi e interdisciplinares, obtendo-se
uma adequada qualificação e multiplicação do conhecimento adquirido (ZOBOLI; SOARES, 2012).Objetivo:Avaliar o efeito de uma ação educativa
interdisciplinar paraprofissionais de saúde atuantes em equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Irati, PR, cidade sede da 4ª Regional
de Saúde do Estado do Paraná.Método:Inicialmente, foi utilizado um álbum seriado, abordando informações conceituais sobre o conceito de
trabalho interdisciplinar, a fim de proporcionar a educação em saúde da equipe (JAPIASSU, 2006; FURTADO, 2007).Após, os participantes foram
convidados a expressar oralmente suas opiniões e vivências sobre o tema, com auxílio da metodologia da Roda de Conversa.O objetivo foiestimular
a construção da autonomia dos sujeitos, por meio da problematização, da troca de informações e da reflexão para a ação conjunta. Assim, quando
se percebeu a convergência do grupo para um pensamento coletivo comum a atividade foi encerrada. Para avaliação dos resultados obtidos na
ação educativa interdisciplinar, os profissionais responderam a um questionário validado e autoaplicável adaptado de Mira (2010).Resultados: De
um total de 44 (100%) profissionais de saúde pertencentes às ESF da 4ª Regional de Saúde, 41 (93,2%) indivíduos participaram efetivamente do
estudo. A maioria dos profissionais (51,2%, n=21) respondeu ter conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados, enquanto 82,9% (n=34)
e 85,4% (n=35), respectivamente, relataram que os objetivos da ação foram alcançados e que a carga horária utilizada foi suficiente. A ação
apresentou boa aceitação pelos participantes, o que pode ser confirmado pelos relatos: “foi muito bom conhecer que a interdisciplinaridade é
importante em nosso trabalho” (profissional médico) e “o pessoal compreendeu o assunto” (profissional dentista). Conclusão: A metodologia de
Roda de Conversa é eficiente como intervenção educativa interdisciplinar para profissionais de saúde de ESF de Irati, PR.Referências: FURTADO,
J.P. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Interface – Comunicação, Saúde,
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
Educação, v.11, n.22, p.239-255, 2007. JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006. 240p.
MIRA, V.L. Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem de dois hospitais do município de São Paulo.
2010. 226p. Tese (Livre-docência) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. PEDUZZI, M. et al. Educação
interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP,
v.47, n.4, p.977-978, 2013. ZOBOLI, E.L.C.P.; SOARES, F.A. Capacitação em bioética para profissionais da Saúde da Família do município de Santo
André, SP. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.45, n.5, p.1248-1253, 2012. Palavras-chave: Educação em saúde, Interdisciplinaridade,
Roda de conversa.
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 516
Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA): desafios da
educação popular e cidadã em Serra do Navio, Amapá, Amazônia.
AUTOR PRINCIPAL: Kirsten Corinna Weber Silva | AUTORES: Anneli Mercedes Celis de Cárdenas, Rosemary Ferreira de Andrade.
Cristiane R. Menezes Russo. Silvia Maria Mathes Faustino. | INSTITUIÇÃO: Conselho Estadual de Segurança Alimentar - CONSEA | Macapá
- Amapá | E-mail: samambaia.k.silva@gmail.com
O DHAA (2010), constitui um marco histórico na luta contra a fome no país, ao definir explicitamente os cidadãos brasileiros como titulares de
direitos, e o estado como portador de obrigações (BURITY, 2011). No entanto, todavia, quase a metade da população na Região Norte encontra-
se em situação de insegurança alimentar e nutricional (ISAN). A aparente impotência do poder público, diante da complexa teia multicausal da
pobreza e da fome, em última instância transfere a responsabilidade às próprias famílias. Objetivos: Identificar o perfil dos moradores de Serra
do Navio (SNV) em situação de ISAN e suas estratégias no enfrentamento da mesma. Método: Pesquisa descritiva com abordagem quanti-
qualitativa sob pressupostos de 3 grupos focais: assentados, ribeirinhos e moradores sem vínculo ao setor primário e extrativismo. Instrumentos:
Um questionário levantando dados socioeconómicos e demográficos e uso da EBIA; realização de entrevistas coletivas, diário de campo e
observação. Resultados: Constatou-se uma situação de vulnerabilidade social e de ISAN grave, junto a um complexo quadro de negação de direitos
e de superação, contribuindo com uma extrema inadequação do consumo alimentar (91,7%) entre os participantes do estudo (SILVA, 2015).
Em suma, estas famílias desenvolviam as mais diversas estratégias de sobrevivência e no provimento de alimentos, porém não alcançavam
sequer o nível mínimo de qualidade de vida. A realidade demonstrou os mais diversos arranjos intra- e interfamiliares e estratégias embasadas
em princípios de solidariedade, estratégias associadas à renda e o provimento de alimentos através de atividades extrativistas. Raramente
através de estratégias coletivas ou da reivindicação de direitos perante o poder público. As dificuldades associadas à acessibilidade a serviços
públicos, mercado de trabalho, compras ou no escoamento da produção eram de extrema relevância no contexto da ISAN em SNV. Conclusões:
A concretização da cidadania em SNV emerge o diálogo, a ressignificação, o empoderamento, a participação social e o fortalecimento da coesão
social além do reconhecimento das pessoas às margens da sociedade como dignos à voz ativa na avaliação e no desenho das políticas públicas.
Os resultados do estudo apontam ainda para a necessária reorientação das ações pontuais das políticas públicas e uma articulação intersetorial,
ações estrurantes uma necessária educação popular e cidadã como dispositivo na garantia da alimentação e de outros DH em SNV. Referências:
BURITY et al. Direito Humano à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional. Brasília: ABRANDH, 2010; 204 p. SILVA,
K. C. W. Insegurança alimentar e nutricional: estratégias utilizadas por moradores da Serra do Navio no contexto do Direito Humano à Alimentação
Adequada. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação strictu senso em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá.
2015. P. 186. Palavras-chave: Amazônia. Direito Humano à Alimentação Adequada. Educação popular e cidadã. Estratégia s de sobrevivência.
Insegurança Alimentar e Nutricional.
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