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EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde                  TRABALHO 515

                       Ação educativa interdisciplinar em equipes de estratégia de saúde
                       da família da cidade sede da 4ª Regional de Saúde do Tstado do
                       Paraná

                       AUTOR PRINCIPAL: Patrícia Chiconatto |  AUTORES: Vania Schmitt, Luana Bernardi,Daiana Novello, |  INSTITUIÇÃO: Universidade
                       Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO  | Guarapuava- PR|  E-mail: pattichic@hotmail.com

                          Introdução:O trabalho interdisciplinar aumenta a resolubilidade e a qualidade dos serviços de saúde. Além disso, melhora e amplia a comunicação
                          interprofissional, com o reconhecimento das contribuições específicas de cada área, bem como de suas limitações (PEDUZZI et al., 2013).Nesse
                          contexto, é fundamental a inserção de treinamentos permanentes para os profissionais atuantes em equipes multi e interdisciplinares, obtendo-se
                          uma adequada qualificação e multiplicação do conhecimento adquirido (ZOBOLI; SOARES, 2012).Objetivo:Avaliar o efeito de uma ação educativa
                          interdisciplinar paraprofissionais de saúde atuantes em equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Irati, PR, cidade sede da 4ª Regional
                          de Saúde do Estado do Paraná.Método:Inicialmente, foi utilizado um álbum seriado, abordando informações conceituais sobre o conceito de
                          trabalho interdisciplinar, a fim de proporcionar a educação em saúde da equipe (JAPIASSU, 2006; FURTADO, 2007).Após, os participantes foram
                          convidados a expressar oralmente suas opiniões e vivências sobre o tema, com auxílio da metodologia da Roda de Conversa.O objetivo foiestimular
                          a construção da autonomia dos sujeitos, por meio da problematização, da troca de informações e da reflexão para a ação conjunta. Assim, quando
                          se percebeu a convergência do grupo para um pensamento coletivo comum a atividade foi encerrada. Para avaliação dos resultados obtidos na
                          ação educativa interdisciplinar, os profissionais responderam a um questionário validado e autoaplicável adaptado de Mira (2010).Resultados: De
                          um total de 44 (100%) profissionais de saúde pertencentes às ESF da 4ª Regional de Saúde, 41 (93,2%) indivíduos participaram efetivamente do
                          estudo. A maioria dos profissionais (51,2%, n=21) respondeu ter conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados, enquanto 82,9% (n=34)
                          e 85,4% (n=35), respectivamente, relataram que os objetivos da ação foram alcançados e que a carga horária utilizada foi suficiente. A ação
                          apresentou boa aceitação pelos participantes, o que pode ser confirmado pelos relatos: “foi muito bom conhecer que a interdisciplinaridade é
                          importante em nosso trabalho” (profissional médico) e “o pessoal compreendeu o assunto” (profissional dentista). Conclusão: A metodologia de
                          Roda de Conversa é eficiente como intervenção educativa interdisciplinar para profissionais de saúde de ESF de Irati, PR.Referências: FURTADO,
                          J.P. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Interface – Comunicação, Saúde,
            ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                          Educação, v.11, n.22, p.239-255, 2007. JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006. 240p.
                          MIRA, V.L. Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem de dois hospitais do município de São Paulo.
                          2010. 226p. Tese (Livre-docência) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. PEDUZZI, M. et al. Educação
                          interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP,
                          v.47, n.4, p.977-978, 2013. ZOBOLI, E.L.C.P.; SOARES, F.A. Capacitação em bioética para profissionais da Saúde da Família do município de Santo
                          André, SP. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.45, n.5, p.1248-1253, 2012. Palavras-chave: Educação em saúde, Interdisciplinaridade,
                          Roda de conversa.


                       EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde                  TRABALHO 516
                       Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA): desafios da
                       educação popular e cidadã em Serra do Navio, Amapá, Amazônia.

                       AUTOR PRINCIPAL: Kirsten Corinna Weber Silva |  AUTORES: Anneli Mercedes Celis de Cárdenas, Rosemary Ferreira de Andrade.
                       Cristiane R. Menezes Russo. Silvia Maria Mathes Faustino. |  INSTITUIÇÃO: Conselho Estadual de Segurança Alimentar - CONSEA  | Macapá
                       - Amapá |  E-mail: samambaia.k.silva@gmail.com
                          O DHAA (2010), constitui um marco histórico na luta contra a fome no país, ao definir explicitamente os cidadãos brasileiros como titulares de
                          direitos, e o estado como portador de obrigações (BURITY, 2011). No entanto, todavia, quase a metade da população na Região Norte encontra-
                          se em situação de insegurança alimentar e nutricional (ISAN). A aparente impotência do poder público, diante da complexa teia multicausal da
                          pobreza e da fome, em última instância transfere a responsabilidade às próprias famílias. Objetivos: Identificar o perfil dos moradores de Serra
                          do Navio (SNV) em situação de ISAN e suas estratégias no enfrentamento da mesma. Método: Pesquisa descritiva com abordagem quanti-
                          qualitativa sob pressupostos de 3 grupos focais: assentados, ribeirinhos e moradores sem vínculo ao setor primário e extrativismo. Instrumentos:
                          Um questionário levantando dados socioeconómicos e demográficos e uso da EBIA; realização de entrevistas coletivas, diário de campo e
                          observação. Resultados: Constatou-se uma situação de vulnerabilidade social e de ISAN grave, junto a um complexo quadro de negação de direitos
                          e de superação, contribuindo com uma extrema inadequação do consumo alimentar (91,7%) entre os participantes do estudo (SILVA, 2015).
                          Em suma, estas famílias desenvolviam as mais diversas estratégias de sobrevivência e no provimento de alimentos, porém não alcançavam
                          sequer o nível mínimo de qualidade de vida. A realidade demonstrou os mais diversos arranjos intra- e interfamiliares e estratégias embasadas
                          em princípios de solidariedade,  estratégias associadas à  renda e o provimento de alimentos  através de  atividades  extrativistas.  Raramente
                          através de estratégias coletivas ou da reivindicação de direitos perante o poder público. As dificuldades associadas à acessibilidade a serviços
                          públicos, mercado de trabalho, compras ou no escoamento da produção eram de extrema relevância no contexto da ISAN em SNV. Conclusões:
                          A concretização da cidadania em SNV emerge o diálogo, a ressignificação, o empoderamento, a participação social e o fortalecimento da coesão
                          social além do reconhecimento das pessoas às margens da sociedade como dignos à voz ativa na avaliação e no desenho das políticas públicas.
                          Os resultados do estudo apontam ainda para a necessária reorientação das ações pontuais das políticas públicas e uma articulação intersetorial,
                          ações estrurantes uma necessária educação popular e cidadã como dispositivo na garantia da alimentação e de outros DH em SNV. Referências:
                          BURITY et al. Direito Humano à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional. Brasília: ABRANDH, 2010; 204 p. SILVA,
                          K. C. W. Insegurança alimentar e nutricional: estratégias utilizadas por moradores da Serra do Navio no contexto do Direito Humano à Alimentação
                          Adequada. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação strictu senso em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá.
                          2015. P. 186.  Palavras-chave: Amazônia. Direito Humano à Alimentação Adequada. Educação popular e cidadã. Estratégia s de sobrevivência.
                          Insegurança Alimentar e Nutricional.

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