Page 58 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 169

                        Implantação do modelo adaptado “Primary Nursing” em um
                        complexo hospitalar do Sul do Brasil

                        AUTOR PRINCIPAL: Eliane S. Hernandes Conceição  |  AUTORES: Lorena Jenal; Nathalia Vasconcelos Fracasso; Marli Terezinha Oliveira
                        Vannuchi  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina - UEL  |  Londrina - PR
                         Introdução: Primary Nursing é um modelo assistencial que visa a qualidade na assistência. Os cuidados de enfermagem são integrais
                         e sequenciais aos pacientes e família. Prevê a continuidade ao planejamento dos cuidados prescritos desde a sua admissão até alta do
                         paciente pelo mesmo profissional em cada período. Objetivo: Implantação “Primary Nursing” em um Complexo Hospitalar do Sul do Brasil.
                         Método: Estudo descritivo da implantação do método Primary Nursing. O modelo foi implantado no Complexo hospitalar em fevereiro de
                         2017 em uma Unidade de Internação e expandido para as demais unidades. A implantação iniciou-se pela capacitação dos enfermeiros
                         gerenciais por gestores da Enfermagem. A seguir, realizado treinamento a todos os funcionários sobre administração de medicamentos,
                         valorização da prescrição de enfermagem e segurança do paciente. Iniciou-se a aplicação do modelo nas unidades com atividade de
                         Educação Permanente no setor aos componentes da equipe; entrega de banner, bóton motivador e os nomes dos profissionais em forma
                         de placas, para serem fixados na porta do quarto do paciente em atendimento. Resultado: O modelo trouxe mudanças significativas
                         destacando-se a melhoria da qualidade e segurança da assistência, da percepção dos pacientes e familiares, além da personalização da
                         assistência; favorecimento à criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso, maior resolutividade econômico-financeira, relacionada
                         a fatores como a racionalização do tempo e materiais. Conclusão: O paciente sente-se confiante em levar ao profissional da enfermagem
                         suas dúvidas e preocupações, valorizando o cuidado individualizado que está sendo prestado. Este modelo possibilita a prática de uma
                         Enfermagem que prima pela excelência e cria realmente um diferencial para a Instituição que o adota.
                         Referências: MARX, L.C. Competências da Enfermagem. Sedimentadas no Sistema Primary Nursing; Ed. Epub. 1ª. Edição, 2006. ORO, J.; MATOS, E. Possibilidades
                         e limites de organização do trabalho de enfermagem no modelo de cuidados integrais em instituição hospitalar. Texto contexto – enferm, v. 22, n. 2, 2015. Acesso
                         em: 12 mar. 2017. ROCHA, J. S. A.; et al. Relato de experiência: construção do modelo assistencial Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Revista ACRED, v.6, n.11, 2016.
                         Palavras-chave: Cuidado; Enfermagem; Organização e Administração; Cuidado de Enfermagem.



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                        Relato de experiência de estudantes de enfermagem e medicina
                        participantes do Pet-Saúde GraduaSUS no Conselho Municipal de
                        Saúde de Curitiba

                        AUTOR PRINCIPAL: Camila Lima de Assis Monteiro  |  AUTORES: Bruna Raieski Santi; Marilís do Rocio Jacoboski Natal; Karin Rosa Persegona
                        Ogradowski; Cláudia Schneck de Jesus.  |  INSTITUIÇÃO: Faculdades Pequeno Príncipe e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba  |  Curitiba - PR
                         Caracterização do problema e Fundamentação Teórica: O Programa de Ensino pelo Trabalho (PET-Saúde/GraduaSUS), vinculado ao
                         Ministério da Saúde, em sua atual edição tem o objetivo de desenvolver mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos
                         os cursos de graduação na área da saúde; bem como qualificar os processos de integração do ensino-serviço-comunidade. Atendendo a
                         edital próprio, os cursos de Enfermagem e Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) em parceria com a Secretaria Municipal de
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                         Saúde de Curitiba (SMS) foram contemplados¹. Os estudantes selecionados puderam participar de reuniões das Comissões Temáticas do
                         Conselho Municipal de Saúde (CMS) sobre o novo Plano Municipal de Saúde (PMS), o qual definirá os objetivos a serem alcançados nos
                         próximos 4 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município². Descrição da Experiência: As alunas de Enfermagem e Medicina
                         da FPP participantes do PET, acompanharam uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Comissões Temáticas do CMS³, onde foi lido
                         pela mesa diretora o novo projeto do PMS, para cessar dúvidas, reformular as estratégias e objetivos, e ainda retirar ou alterar ações e
                         metas. Todos os conselheiros puderam pedir destaque caso tivessem dúvidas ou pontos a serem levantados sobre alguma ação. Ao final
                         da leitura, os responsáveis pelo eixo (gestão, trabalhadores ou usuários) esclareceram e juntos todos entraram em consenso. Questões
                         como a integração ensino-serviço-comunidade foram levantadas como ação no eixo de gestão em saúde. Efeitos alcançados: A reunião
                         do GT foi de extrema importância para agilizar o processo de avaliação do PMS. Percebe-se que os participantes das Comissões Temáticas
                         estão integrados e envolvidos com suas funções para a melhoria do SUS em Curitiba. Terminando os ajustes no PMS, foi direcionado
                         para continuidade da discussão e provável aprovação. Recomendações: Foi uma oportunidade para as alunas compreenderem como
                         se define os objetivos a serem seguidos pela SMS em parceria com CMS, na construção de políticas públicas de saúde. Para fortalecer a
                         integração ensino-serviço-comunidade, necessário se faz que cada vez mais o âmbito do ensino esteja envolvido e intimamente integrado
                         à comunidade e aos serviços de saúde da rede SUS, acompanhando a realidade de atenção em saúde, para que a formação seja pautada
                         e voltada às suas necessidades.
                         Referências: 1. Faculdades Pequeno Príncipe. Projeto PET-SAÚDE/GraduaSUS-2016/2017. Edital n.13, de 28 de setembro de 2015. Secretaria de Gestão
                         do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba/Pr. 2. Conselho Municipal de Saúde de Curitiba. Plano Municipal de Saúde
                         2014/2017. 3. Conselho Municipal de Saúde. Grupo de Trabalho do CMS avalia Plano Municipal de Saúde 2018-2021 no dia 15 de maio. Disponível em: Acesso
                         em 30 de maio de 2017.
                         Palavras-chave: Enfermagem; Medicina; PET-Saúde GraduaSUS; Integração Ensino-Serviço-Comunidade; Conselho Municipal de Saúde de
                         Curitiba; Integração Enfermagem-Medicina.



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