Page 58 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 169
Implantação do modelo adaptado “Primary Nursing” em um
complexo hospitalar do Sul do Brasil
AUTOR PRINCIPAL: Eliane S. Hernandes Conceição | AUTORES: Lorena Jenal; Nathalia Vasconcelos Fracasso; Marli Terezinha Oliveira
Vannuchi | INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina - UEL | Londrina - PR
Introdução: Primary Nursing é um modelo assistencial que visa a qualidade na assistência. Os cuidados de enfermagem são integrais
e sequenciais aos pacientes e família. Prevê a continuidade ao planejamento dos cuidados prescritos desde a sua admissão até alta do
paciente pelo mesmo profissional em cada período. Objetivo: Implantação “Primary Nursing” em um Complexo Hospitalar do Sul do Brasil.
Método: Estudo descritivo da implantação do método Primary Nursing. O modelo foi implantado no Complexo hospitalar em fevereiro de
2017 em uma Unidade de Internação e expandido para as demais unidades. A implantação iniciou-se pela capacitação dos enfermeiros
gerenciais por gestores da Enfermagem. A seguir, realizado treinamento a todos os funcionários sobre administração de medicamentos,
valorização da prescrição de enfermagem e segurança do paciente. Iniciou-se a aplicação do modelo nas unidades com atividade de
Educação Permanente no setor aos componentes da equipe; entrega de banner, bóton motivador e os nomes dos profissionais em forma
de placas, para serem fixados na porta do quarto do paciente em atendimento. Resultado: O modelo trouxe mudanças significativas
destacando-se a melhoria da qualidade e segurança da assistência, da percepção dos pacientes e familiares, além da personalização da
assistência; favorecimento à criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso, maior resolutividade econômico-financeira, relacionada
a fatores como a racionalização do tempo e materiais. Conclusão: O paciente sente-se confiante em levar ao profissional da enfermagem
suas dúvidas e preocupações, valorizando o cuidado individualizado que está sendo prestado. Este modelo possibilita a prática de uma
Enfermagem que prima pela excelência e cria realmente um diferencial para a Instituição que o adota.
Referências: MARX, L.C. Competências da Enfermagem. Sedimentadas no Sistema Primary Nursing; Ed. Epub. 1ª. Edição, 2006. ORO, J.; MATOS, E. Possibilidades
e limites de organização do trabalho de enfermagem no modelo de cuidados integrais em instituição hospitalar. Texto contexto – enferm, v. 22, n. 2, 2015. Acesso
em: 12 mar. 2017. ROCHA, J. S. A.; et al. Relato de experiência: construção do modelo assistencial Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Revista ACRED, v.6, n.11, 2016.
Palavras-chave: Cuidado; Enfermagem; Organização e Administração; Cuidado de Enfermagem.
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Relato de experiência de estudantes de enfermagem e medicina
participantes do Pet-Saúde GraduaSUS no Conselho Municipal de
Saúde de Curitiba
AUTOR PRINCIPAL: Camila Lima de Assis Monteiro | AUTORES: Bruna Raieski Santi; Marilís do Rocio Jacoboski Natal; Karin Rosa Persegona
Ogradowski; Cláudia Schneck de Jesus. | INSTITUIÇÃO: Faculdades Pequeno Príncipe e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba | Curitiba - PR
Caracterização do problema e Fundamentação Teórica: O Programa de Ensino pelo Trabalho (PET-Saúde/GraduaSUS), vinculado ao
Ministério da Saúde, em sua atual edição tem o objetivo de desenvolver mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos
os cursos de graduação na área da saúde; bem como qualificar os processos de integração do ensino-serviço-comunidade. Atendendo a
edital próprio, os cursos de Enfermagem e Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) em parceria com a Secretaria Municipal de
ANAIS 3ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
Saúde de Curitiba (SMS) foram contemplados¹. Os estudantes selecionados puderam participar de reuniões das Comissões Temáticas do
Conselho Municipal de Saúde (CMS) sobre o novo Plano Municipal de Saúde (PMS), o qual definirá os objetivos a serem alcançados nos
próximos 4 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município². Descrição da Experiência: As alunas de Enfermagem e Medicina
da FPP participantes do PET, acompanharam uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Comissões Temáticas do CMS³, onde foi lido
pela mesa diretora o novo projeto do PMS, para cessar dúvidas, reformular as estratégias e objetivos, e ainda retirar ou alterar ações e
metas. Todos os conselheiros puderam pedir destaque caso tivessem dúvidas ou pontos a serem levantados sobre alguma ação. Ao final
da leitura, os responsáveis pelo eixo (gestão, trabalhadores ou usuários) esclareceram e juntos todos entraram em consenso. Questões
como a integração ensino-serviço-comunidade foram levantadas como ação no eixo de gestão em saúde. Efeitos alcançados: A reunião
do GT foi de extrema importância para agilizar o processo de avaliação do PMS. Percebe-se que os participantes das Comissões Temáticas
estão integrados e envolvidos com suas funções para a melhoria do SUS em Curitiba. Terminando os ajustes no PMS, foi direcionado
para continuidade da discussão e provável aprovação. Recomendações: Foi uma oportunidade para as alunas compreenderem como
se define os objetivos a serem seguidos pela SMS em parceria com CMS, na construção de políticas públicas de saúde. Para fortalecer a
integração ensino-serviço-comunidade, necessário se faz que cada vez mais o âmbito do ensino esteja envolvido e intimamente integrado
à comunidade e aos serviços de saúde da rede SUS, acompanhando a realidade de atenção em saúde, para que a formação seja pautada
e voltada às suas necessidades.
Referências: 1. Faculdades Pequeno Príncipe. Projeto PET-SAÚDE/GraduaSUS-2016/2017. Edital n.13, de 28 de setembro de 2015. Secretaria de Gestão
do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba/Pr. 2. Conselho Municipal de Saúde de Curitiba. Plano Municipal de Saúde
2014/2017. 3. Conselho Municipal de Saúde. Grupo de Trabalho do CMS avalia Plano Municipal de Saúde 2018-2021 no dia 15 de maio. Disponível em: Acesso
em 30 de maio de 2017.
Palavras-chave: Enfermagem; Medicina; PET-Saúde GraduaSUS; Integração Ensino-Serviço-Comunidade; Conselho Municipal de Saúde de
Curitiba; Integração Enfermagem-Medicina.
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