Page 11 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE  EIXO: POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE


                 A Rede de Proteção e o Território em Saúde, no Contexto da US Sambaqui em
                 Curitiba, Paraná

                 Autores: PATRICIA APARECIDA BIECO BRAGA; Lea Maria de Oliveira; Ramon de Oliveira Bieco Braga; Bruno Henrique de Souza.
                 Instituição: Secretaria Municipal de Saúde em Curitiba
                 Palavras-chave: Rede de Proteção; US Sambaqui; Curitiba/PR.
                 Com o objetivo de promover a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (CURITIBA, 2008), criou no ano 2000 a Rede
                 de Proteção que se dedica em auxiliar as pessoas que por ventura apresentam-se em estado de violência da ordem física,
                 sexual ou estrutural. A política anteriormente mencionada encontra-se circunscrita na lógica territorial da Estratégia da Saúde
                 da Família (ESF), tendo como pilar a compreensão de território que, conforme Souza (2004), denota um espaço delimitado
                 socialmente pelas esferas políticas e/ou culturais. Conforme afirmam Teixeira, Paim e Villasboas (1998), a territorialização na
                 saúde mostra a vulnerabilidade social, a partir da identificação dos problemas de cada grupo de moradores, onde o Estado
                 objetiva aplicar políticas públicas na prevenção e promoção da saúde para a população, incluindo saneamento ambiental,
                 programas de vacinação, palestras de orientações em saúde bucal, coletas de citopatológicos e outras demandas sociais. Assim
                 sendo, realizou-se um estudo com a Unidade de Saúde (US) Sambaqui, situada no bairro Sitio Cercado em Curitiba, Paraná,
                 onde o objetivo foi compreender como a Rede de Proteção auxilia na promoção da saúde em sua população territorial. A matriz
                 metodológica aplicada foi a ação-participativa que “(...) constitui a rigor um método de pesquisa em que o pesquisador procura
                 tornar-se um membro do grupo observado e dessa forma compartilhar as experiências de vida para melhor compreender
                 seus hábitos e convenções sociais” (NOVAES; GIL, 2009, p.142). Os resultados obtidos evidenciaram que com a realização de
                 visitas domiciliares, o território atendido pela US faz parte de uma comunidade socialmente vulnerável quanto ao estado de
                 saúde. A maioria da população reside em casa simples, as vezes sem muros, bem como com portas e janelas improvisadas
                 com tapumes. Verificou-se que as denúncias na Rede demonstram que a população vivencia o subemprego e apresentam
                 baixa escolaridade. Dessas pessoas, emergem denúncias de dependência alcoólica e química, bem como abandono infantil e
                 violência sexual. Com base nos resultados, a pesquisa concluiu que as denúncias são uma importante via a ser percorrida pelos
                 profissionais da Rede em auxiliar a promoção da saúde das pessoas oprimidas que se sentem sozinhas quando violentadas.



                 A Ressignificação das Dimensões da Qualidade como Estratégia para a Qualificação
                 das Informações no Conecta SUS Zilda Arns Neumann – Centro de Informações e
                 Decisões Estratégicas em Saúde.

                 Autores: MARIA INÊS PINHEIRO COSTA; Jean Pierre Pereira; Ângela Carneiro Naziasene Lima; Valéria Borba Florêncio; Péricles Lopes
                 Dourado. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
                 Palavras-chave: Informação; qualidade; dimensões
                 Introdução: A busca pela inteligência organizacional por meio da transformação de dados em informação qualificada em saúde
                 é um dos objetivos do Conecta SUS. Sendo a informação o principal produto da organização, é essencial que esta seja avaliada
                 e validada quanto a sua qualidade. Para tanto foram estabelecidas as dimensões da qualidade conforme Huang et al. (1999).
                 Objetivo: Avaliar as dimensões da qualidade das informações trabalhadas no Conecta SUS para qualificação de seus produtos
                 e serviços. Método: Foram definidas 17 (dezessete) dimensões da qualidade das informações produzidas pelo Conecta SUS
                 para avaliação pelos públicos de interesse. Elencou-se as seguintes dimensões: acessibilidade, quantidade, credibilidade,
                 completeza, concisão, consistência, facilidade de uso, livre de erros, interpretabilidade, objetividade, relevância, reputação,
                 segurança, pontualidade, entendimento, atualização dos dados e volatilidade. Para tanto, foi aplicado um questionário online
                 aos públicos de interesse definidos no escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ/Conecta SUS). As dimensões da
                 qualidade foram classificadas considerando-se o maior e o menor percentual das avaliações com notas 1 e 2 (negativas) e
                 das avaliações com notas 4 e 5 (positivas) para definição de três intervalos: Bom, Neutro e Ruim, sendo que as avaliações
                 com  nota  3  (neutras),  foram  desconsideradas. A  partir  daí,  foram validadas  pelo  Colegiado  de  Gestão  do  Conecta  SUS  13
                 (treze)  dimensões,  com  eliminação  de  4  (quatro)  (completeza,  consistência,  objetividade  e  entendimento)  por  já  estarem
                 contempladas nos conceitos das 13 (treze) validadas. Resultados: As dimensões da qualidade das informações classificadas
                 no critério Bom foram: credibilidade, objetividade, reputação, atualização dos dados, interpretabilidade, segurança e relevância.
                 No critério Ruim foram: acessibilidade e livre de erros. As Neutras foram: pontualidade, entendimento, volatilidade, concisão,
                 consistência, facilidade de uso, quantidade e completeza. Conclusão: Constatou-se que os produtos/serviços do Conecta SUS
                 foram aprovados pelos públicos de interesse, no entanto, sentiu-se a necessidade de revisão do quantitativo de dimensões e
                 reescritura de suas definições para melhor compreensão das mesmas e o estabelecimento de estratégias para a melhoria dos
                 produtos e serviços em relação as dimensões avaliadas como neutras e negativas e também a manutenção da qualidade das
                 avaliadas como positivas.


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