Page 29 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE EIXO: POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE
Estratégias e Incentivos nas Ações da Qualidade e Segurança do Paciente Voltada
para a Equipe Multi Profissional
Autores: ELZA DE LARA BEZERRA; Maria Claudia do Carmo Ortega ; Elisângela Pedroso; Luciana Moreira Cogo Costa; Silvana
Verlingue. Instituição: Hospital Drº Eulalino Ignácio de Andrade
Palavras-chave: Estratégias; Qualidade; segurança.
A segurança do paciente é um dos atributos da qualidade dos serviços de saúde. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(ANVISA), um serviço de saúde só pode ser de qualidade se os riscos de dano ao paciente forem reduzidos e controlados. Sendo assim,
a necessidade de estímulo e elaboração de ações que promovam a segurança do paciente se mostra um importante mecanismo para
que o hospital atenda aos critérios pré-estabelecidos de qualidade do Programa Nacional de Segurança do Paciente. As atividades em
prol da qualidade podem direcionar o monitoramento de aspectos que envolvem a segurança, a melhoria da qualidade nos serviços de
saúde e soluções dos problemas identificados por meio do controle e o planejamento da segurança através da implantação sistemática
de boas práticas de segurança entre os profissionais da instituição. Este relato tem como objetivo descrever a estratégia adotada em uma
instituição hospitalar para disseminar a cultura de qualidade e segurança do paciente. O Comitê da Qualidade e Segurança do Paciente
(CQSP) do Hospital Doutor Eulalino Ignácio de Andrade – Hospital Zona Sul (HZS), realizou uma gincana voltada para a mobilização e
conhecimento dos profissionais das ações do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementadas no HZS. A gincana ocorreu em
duas etapas com abordagem teórica breve de assuntos relacionados ao SGQ e a realização de atividades lúdicas para motivação,
integração e competitividade entre as equipes. A gincana consistiu em perguntas de acordo com as Políticas de Qualidade e Segurança
do Paciente da instituição, elaboração e apresentação de paródias relacionadas ao tema, caça aos selos da qualidade distribuídos em
pontos estratégicos do HZS, reforçando a ciência das ações de qualidade realizadas pelo CQSP. As atividades propostas obtiveram
adesão de representantes dos diferentes setores, assim como a integração da equipe multidisciplinar atuante na instituição. O evento
também proporcionou a elucidação da Política da Qualidade para todos os servidores e inserção destes no engajamento das ações da
qualidade e segurança do paciente. A diversificação de estratégias de disseminação das políticas de qualidade nas instituições se faz
necessário para além dos métodos convencionais com a finalidade de divulgar e incorporar as boas práticas de qualidade e segurança
do paciente alcançando todos os níveis hierárquicos da instituição.
Evolução do Crescimento do Programa Paraná Sem Dor Após a Implantação de
Sistema Informatizado
Autores: CARMEN HELENA DE MUZIO CARVALHO GARCIA MARITANO; Margely Nunes de Souza; Elizabete Regina Vieira; Nanci
Tomaz Roque; Priscilla Marys Limberger. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná- Cemepar
Palavras-chave: Assistência Farmacêutica; Política Pública; Sistema Único de Saúde
Introdução: O Programa Paraná sem Dor (PSD) é uma iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná destinado ao
tratamento ambulatorial da dor crônica de diferentes etiologias. Entre os agravos contemplados, destaca-se o atendimento a pacientes
portadores de dor neuropática, fibromialgia, dor em decorrência de processos reumáticos, câncer, problemas ortopédicos, entre outras
causas, todas relacionadas ao Código Internacional de Doenças - CID R52.1, referente a dor crônica intratável, e R52.2 referente a outra
dor crônica. O Programa tem como finalidade principal, permitir que os pacientes tenham acesso aos medicamentos para o tratamento
da dor crônica, sendo que a primeira tentativa para disponibilizar medicamentos a pacientes ambulatoriais do SUS com dor crônica
ocorreu em 1995 no Paraná. A inclusão dos pacientes do PSD no sistema informatizado Sismedex ocorreu em meados de 2013. O sistema
auxilia no gerenciamento das solicitações de medicamentos dos pacientes, controle das dispensações e controle de estoque. Objetivo:
Aferir o número de pacientes cadastrados pelo Sismedex ponderando a importância da implantação do Programa PSD no sistema.
Método: Efetuado sondagem do número de pacientes junto ao Sismedex no período de 2013 a 2017 e do quantitativo dos medicamentos
distribuídos no mesmo período no sistema de controle de estoque do Cemepar (Sysmed). Os dados foram analisados e comparados
em relação ao crescimento. Resultado: Houve crescimento de 93,0% no número de pacientes em 2014 quando comparado com 2013.
No ano seguinte, em 2015, o crescimento foi de 18,8% em relação aos pacientes cadastrados em 2014. Em 2016 os dados demonstram
23,4% de aumento no número de pacientes em relação ao ano anterior e, em 2017, houve um acréscimo de 26,8% comparado ao
número de pacientes em 2016. Foi verificado aumento na distribuição de medicamentos de 47,4% em 2014, de 13,8% em 2015, de 15,6%
em 2016 e de 52,5% em 2017. Conclusão: Os dados demonstram que houve aumento acentuado no número de pacientes no primeiro
ano após a implantação do Sismedex no gerenciamento do programa PSD, provavelmente devido à descentralização aos municípios
com ampliação do acesso aos usuários. Nos anos seguintes houve aumento médio de 23,0% até o final de 2017. Houve um aumento
na distribuição dos medicamentos no primeiro ano após utilização do sistema, manteve-se estável nos 2 anos seguintes e voltou a
aumentar no ano de 2017.
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