Page 387 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIREITO EM SAÚDE EIXO: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIREITO EM SAÚDE
Contribuições da Psicologia para Consulta Compartilhada: Relato de Experiência
Autores: FABIOLA DA SILVA MIRANDA; Debora Lydinês Martins Corsino; Silvia Nogueira Cordeiro; Rosely Jung Psicchio; Ana Paula
Marson. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Psicologia; Consulta Compartilhada; Multiprofissional.
Caracterização do problema: O presente trabalho relata a experiência da área de Psicologia, nas consultas compartilhadas da
Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do Hospital Universitário em Londrina. Além da Psicologia, a equipe conta
com profissionais de Educação Física, Farmácia e Nutrição. Fundamentação teórica: Um dos princípios fundamentais do
SUS é a integralidade no atendimento ao usuário. Este defende a necessidade de compreensão do indivíduo em todas suas
demandas, sejam biológicas, psicológicas, sociais, entre outras. Diante disso, considera-se que a integração de diversas áreas
em ações preventivas e assistenciais, seja benéfico para a saúde do indivíduo. Com isso tem-se a consulta compartilhada, em
que profissionais de diversas especialidades realizam o atendimento, escutando o usuário e promovendo ações conjuntas para
o tratamento do indivíduo. Descrição da experiência: Os encaminhamentos para a consulta compartilhada são realizados por
outras áreas que acompanham a usuária, sendo elas: medicina, enfermagem, fisioterapia. Estes, são realizados mediante a
percepção da necessidade de atenção multiprofissional ao indivíduo. O primeiro acolhimento da usuária na maioria das vezes é
compartilhado, e ao longo da consulta, a psicóloga prioriza a escuta do usuário, realizando questionamentos sobre o estado social
e psíquico da mesma. Assim, percebe-se a necessidade de atendimento psicológico individual. Efeitos alcançados: Perante
as vivências das psicólogas da equipe, notou-se que a consulta compartilhada permite uma coleta ampla de informações
acerca da saúde da usuária. A partir das contribuições das outras áreas, percebe-se como hábitos alimentares, interações
medicamentosas e prática de atividades físicas se relacionam diretamente com as questões psicológicas. Entende-se que
tais aspectos permitem caracterizar origens, rotina, hábitos e condições de vida da paciente, permitindo um olhar ampliado e
estratégico para as demandas psicológicas da usuária. Além disso, percebe-se que a psicologia contribui com as outras áreas
por possuir abordagem diferenciada no momento da entrevista e intervenção, como: perguntas abertas e sem inferências,
acolhimento da demanda momentânea, determinantes da doença para além do biológico, entre outros. Recomendações:
A experiência descrita apresenta a relevância do intercâmbio de saberes e portanto, pressupõe-se que estas práticas sejam
estimuladas no momento da formação e trabalho em saúde.
Divulgação Científica: Normatização e ética
Autores: KAROLINE HYPPOLITO BARBOSA; Renata Perfeito Ribeiro; Patricia Aroni; Vanessa Lury Endo. Instituição: Universidade
Estadual de Londrina - UEL
Palavras-chave: Conhecimento; Comunicação; Pesquisa.
Introdução: Os periódicos científicos são os principais veículos de disseminação do conhecimento obtido pelos estudos
realizados. Portanto necessitam ser publicados com rigor em relação a ética e normatização internacional. Objetivo: Analisar as
evidências científicas disponíveis na literatura sobre ética e normatização em periódicos científicos da área da saúde. Método:
Foi um estudo de revisão integrativa com busca realizada em agosto de 2016, nas seguintes bases de dados: National Library
of Medicine National Institutes of Health, Literatura Latino-Ameticana e do Caribe em Ciências da Saúde e a biblioteca Scientific
Electronic Library OnLine. Foram incluídos artigos primários sobre: ética e normatização, nas línguas portuguesa, inglesa ou
espanhola e excluídos os estudos que não foram encontrados na íntegra, opiniões de experts, comentários, revisões, teses
ou dissertações. Foi utilizado níveis de evidência científica de 1 a 5 para avaliação dos artigos. Resultado: Foram incluídos oito
artigos que tratavam dos seguintes assuntos: produtivismo científico, sistemas de avaliação da produção, internacionalização,
fator de impacto, classificação de periódicos e práticas adequadas e inadequadas para publicação. Conclusão: Artigos com
nível de evidência 4 e 5 sobre produtivismo acadêmico, sistemas de avaliação da produção, internacionalização, fator de
impacto e práticas adequadas e inadequadas de publicação.
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