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EIXO: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIREITO EM SAÚDE
Oficinas “nutri & Gourmet”: Experiência com Educação Alimentar, em um Mercado
Público no Município de Curitiba-PR (2014-2015)
Autores: FRANCIELE GABRIEL; Tayana Fernandes Cecon; Elizandra Flavia Araujo Oliveira; Isabella Pereira; Ana Valeria de Almeida Carli.
Instituição: Secretaria Municipal do Abastecimento
Palavras-chave: Oficinas nutrição; segurança alimentar e nutricional; nutrição
Introdução: A Unidade de Educação Alimentar(SMAB) trabalha buscando a alimentação saudável. No desenvolvimento das
atividades, surgem desafios para ações junto ao público diversificado e exigente, usuários das unidades de comercialização
de alimentos como feiras livres e mercados municipais e regionais. Objetivos: Promover alimentação saudável; estimular
substituição de ingredientes por mais saudáveis; tornar população crítica quanto rotulagem, qualidade, procedência, composição
alimentos; orientar importância/forma correta higienização para alimento seguro; esclarecer propriedades funcionais; estimular
aproveitamento integral dos alimentos; indicar redução do consumo de sal/gordura/açúcar. Métodos: As oficinas culinárias
acontecem às sextas-feiras, 12h e 12:30h, na cozinha móvel disponível no hall do Mercado Municipal de Curitiba. Cada oficina
culinária tem a duração de aproximadamente 15 a 20 minutos é apresentada por uma nutricionista, no formato de aula show. Este
momento serve também para sanar dúvidas que surgem referente à receita, ingredientes ou outras informações nutricionais.
Após o término da oficina, os participantes têm a oportunidade de degustar o que foi preparado e recebem a receita impressa.
Resultado: Desde setembro/2014 até dezembro/2015 foram realizadas 27 oficinas Nutri & Gourmet no Mercado Municipal
de Curitiba, com a participação de 2.565 pessoas, sendo em média 50 pessoas por oficina. Algumas das preparações mais
bem aceitas pela comunidade foram: farofa festiva, smoothie de banana com morango e gergelim, frozen de manga, bolo de
ameixa, sopa creme de beterraba, suco antioxidante, gelatina saudável, suco detox, salada no pote de vidro, arroz doce integral,
brigadeiro de biomassa e maionese de legumes. Conclusão: A prática culinária atrai pessoas, permitindo que mais facilmente
sejam passadas informações e surjam dúvidas, abrindo canal de comunicação entre profissional nutricionista e participante. A
periodicidade das oficinas cria um público cativo e assíduo, proporcionando um aprendizado progressivo e contínuo.
Ouvidoria do Centro de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do
Médio Paranapanema – Cismepar
Autores: JUREMA DE JESUS CORREA SANTOS; Verushka Aparecida Silverio Teresa Oliveira; Ana Carolina da Silva. Instituição:
consorcio intermunicipal de saúde do médio Paranapanema
Palavras-chave: ouvidoria, participação social, informação
O CISMEPAR, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema, atua como ferramenta de articulação dos gestores
municipais de saúde de 21 municípios da 17ª Regional de Saúde do Paraná. A Secretária de Estado da Saúde do Paraná – SESA/
PR, com o objetivo de garantir ao cidadão a oportunidade de participar da gestão pública em saúde, apoiando-se nos princípios
e diretrizes que determinam as ações e serviços em saúde, expressos nos artigos 196, 197 e 198 da Constituição Federal e na
lei nº 8080/90, efetivou à criação da Ouvidoria Estadual do SUS- SESA/PR, através das Resoluções SESA nº 113 e 114/11, como
um canal democrático de informação e de escuta da população em geral, sendo um espaço de recepção das manifestações
dos cidadãos, tendo como objetivo qualificar a gestão do SUS no seu âmbito estadual. Neste sentido, foi instituída em 1999, a
Ouvidoria do Centro de Especialidades do CISMEPAR, um canal de comunicação e articulação para dissolução de conflitos entre
usuários dos serviços de saúde dos municípios consorciados. Resultado: alcançados entre 2017 e 2018 foram realizados 360
atendimentos presenciais dentre eles: 148 Solicitações de troca de profissional, aproximadamente 41%, 222 Encaminhamentos
de processos às diretorias internas, solicitações e sugestões, setor de agendamento. E em 2018 foram 120 atendimentos via
telefone aproximadamente, incluindo solicitação de informações sobre fila de espera e agendamentos de consultas, cirurgia e
exames diagnósticos, totalizando 59%. A implantação da ouvidoria no sistema de saúde deu voz ao cidadão criando um canal
de comunicação entre a população e os serviços oferecidos pelo sistema público de saúde. Referências: Fonte: Sistema Solus
- CISMEPAR OUVIDORIA ESTADUAL DO SUS –SESA/PR, Implantação de Ouvidorias de Saúde – Consultado em 24/04/2018
http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/OUVIDORIA/processodetrabalho.pdf
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