Page 41 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE
APOIO MATRICIAL EM OBSTETRÍCIA: UMA PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA
ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL
Autores: PRISCILA ALEXANDRA COLMIRAN | Lilian de Fátima Macedo Nellessen, Daniela de Souza de Carvalho Gomes. Instituição:
Secretaria Municipal de Saúde de Londrina
Palavras-chave: Matriciamento. Pré-natal. Assistência.
Introdução: O apoio matricial assegura retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção, de maneira
personalizada e interativa, através de estratégias para o enfrentamento dos problemas. Objetivos: Reorganização da Assistência
Pré-Natal na Atenção Primária (A.P), favorecendo o acesso e atenção integral realizada pelas equipes de saúde da família – ESF;
Criação de serviço de referência para atendimento aos casos de maior complexidade atendidos na A.P; Qualificação e melhora
da resolutividade do atendimento às gestantes nas unidades de saúde (U.S); Melhora da integração entre os serviços da rede
de atenção à gestante; Oficinas de Capacitação e matriciamento no Manual do cuidado no Pré-Natal e no Puerpério na Atenção
Primária à Saúde. Métodos: Em 2015, iniciou a proposta de apoio matricial oferecendo retaguarda assistencial e suporte técnico
pedagógico às equipes de ESF, com 4 unidades de saúde, 4 profissionais ginecologistas e equipe técnica da gestão, mediante
o enfrentamento de problemas elencados. A ampliação do projeto foi progressiva, com matriciamento “in loco”, atendimento
no centro de referência para casos mais complexos e capacitações. A partir de 2016 iniciou-se o processo de capacitações no
Manual do cuidado no Pré-Natal e no puerpério na Atenção Primária à Saúde para os servidores da A.P. Resultados: A proposta,
apresenta alguns resultados, como o aumento da resolutividade dos atendimentos, responsabilização da equipe de referência
pelo cuidado, resposta a situações de difícil encaminhamento nas U.S, melhor integração entre os serviços, maior qualificação dos
profissionais, horizontalidade na assistência, ampliação do poder de gestão da equipe interdisciplinar, espaço de comunicação
e compartilhamento de conhecimento que está sendo gradativamente disseminados para todos os profissionais das Unidades
Básica de Saúde, através das oficinas de matriciamento. Considerações finais: Em quatro anos observa-se que, o município
tem conseguido se estruturar de forma gradativa e positiva com a implantação do apoio matricial junto às U.S, atualmente estão
incluídos na proposta de matriciamento cerca de 800 servidores de 41 U.S, os profissionais envolvidos recebem apoio para
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO EXTRACURRICULAR EM UM SERVIÇO DE
SAÚDE PRIVADO
Autores: ANA LUIZA BRESSER VILAS BOAS FURINI | Giovanna Tonelotti Ricci, Bianca de Oliveira, Fernanda Caroline Berto Moreira,
Jéssica Aparecida Massoni Machado, Taynara Caetano Leme. Instituição: Unimed Saúde - Londrina/PR
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Competência profissional. Estágio clínico.
Uma das operadoras de saúde da cidade de Londrina – PR tem oportunizado estágio extracurricular remunerado de Enfermagem
para alunos das universidades, graduandos de enfermagem do 2º ao 4º ano. A contratação é através de processo seletivo. O
estágio extracurricular acontece em uma das unidades de atendimento e tem duração de 12 meses, com possibilidade de
prorrogar para mais 12. Objetivo: relatar a vivência de estagiários graduandos de enfermagem em um serviço de saúde privado
direcionado à contribuição do estágio extracurricular na construção do conhecimento para a vida profissional. Métodos: estudo
descritivo, tipo relato de experiência, que aborda a vivência de acadêmicos de enfermagem durante 12 meses, até o momento, em
um estágio extracurricular de uma instituição privada e mostra a importância do mesmo no âmbito da saúde. Relato: Destaca-se
como foco do relato o estágio em uma instituição privada ao leste da região da cidade de Londrina, especificamente no Programa
de Gerenciamento de Doenças Crônicas Ambulatorial. Procede-se a discussão da importância do papel da enfermagem na
prevenção e no controle de doenças crônicas, através das consultas de enfermagem realizadas presencialmente e a descrição
do estágio extracurricular em si, com ênfase na rotina diária dos estagiários e suas funções, como a participação do mesmo
nas diversas atividades do setor e nos estudos de caso semanais com a equipe multiprofissional, configura a oportunidade de
trabalhar a visão holística de pacientes. Este trabalho tem a finalidade de contribuir para a ampliação da perspectiva do aluno de
enfermagem quanto a sua atuação futura. Conclusão: O estágio extracurricular mostrou ser rico de oportunidades e aprendizados
e configura-se como um espaço de interação, de ações e atividades que permite a articulação dos saberes em saúde. Esta
vivência contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer da enfermagem que enriquece grandemente o perfil
do aluno de forma crítica, holística e emancipatória como também estimula e ensina sobre o trabalho em equipe e o vínculo
com o cliente e com os colaboradores, assim corrobora para o desenvolvimento de uma comunicação assertiva. O estágio
extracurricular abrange uma vasta área de conhecimento, que leva ao desenvolvimento da vida profissional.
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