Page 42 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
P. 42

EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE  EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE


                 EDUCAÇÃO CONTINUADA: MOSAICO DE PERCEPÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO EM
                 HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR DA 4ª REGIÃO DE SAÚDE

                 Autores: PATRÍCIA PADILHA SOBUTKA | Juliana Trinkaus Menon, Lays Fernanda Slabicki. Instituição: 4ª Regional de Saúde/Irati/SESA - PR

                 Palavras-chave: Educação continuada. Humanização. Assistência hospitalar.
                 Na  4ª  Região  de  Saúde,  a  assistência  hospitalar  é  constituída  por  05  hospitais,  cada  um  apresenta  grupos  de  trabalho  em
                 humanização implantados, mas notam-se fragilidades nas discussões sobre humanização, tendo como necessidade a educação
                 continuada, na abordagem do atendimento humanizado, no acolhimento, na escuta qualificada, nos planejamentos de ações
                 e  vínculos  internos  entre  profissionais.  Para  Varela,  o  desafio  é  a  redefinição  do  conceito  de  humanização  a  partir  de  um
                 “reencantamento” do SUS, para que os hospitais priorizem pelo atendimento resolutivo humanizado. A PNH tem como finalidade
                 efetivar os princípios do SUS e incentivar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Para Waldow, promover a
                 humanização  requer  da  equipe  conhecimento  e  trabalho  pela  busca  da  qualidade  na  prática  do  cuidado  humanizado.  O
                 desenvolvimento do projeto possibilitou refletir a importância do papel dos profissionais frente à humanização hospitalar, através
                 de ações voltadas à humanização do cuidado, as necessidades dos trabalhadores e a assistência de qualidade ao paciente
                 e  sua  família.  Foi  evidenciado  aos  grupos,  caminhos  para  uma  nova  forma  de  entender  o  cuidado  humanizado,  propondo
                 capacitações, momentos de discussões e planejamentos de ações, bem como trocas de experiências entre equipes, contando
                 com o apoio da 4ª Regional de Saúde, buscando com isso, atenção e segurança aos usuários, diminuindo anseios e valorizando o
                 ser humano. Ao vivenciar estes momentos de capacitações, cada um pode expor seu ponto de vista, evidenciando a importância
                 do entendimento da equipe sobre a humanização e os benefícios que o atendimento humanizado traz para a instituição. Os
                 momentos de discussões e estudo fizeram com que os grupos atuantes nos hospitais, não se preocupassem somente com a
                 doença, mas também com o ser humano num todo. Percebe-se que através da educação continuada sobre humanização, as
                 equipes resgataram o vinculo e integração entre todos, e juntos com a gestão buscam traçar novos caminhos para uma melhor
                 abordagem. Com a percepção sobre os grupos de humanização nos hospitais, é possível perceber que em situações críticas,
                 onde usuários estão mais fragilizados, o trabalho humanizado faz toda a diferença, mas sabemos que antes de cuidar do paciente,
                 a equipe precisa aprender a se cuidar, a se comunicar. Ao longo deste período foram realizadas inúmeras ações relacionadas à
                 humanização, fortalecendo e “empoderando” cada vez mais estes grupos.



                 EDUCAÇÃO PERMANENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAPS - CENTROS DE
                 ATENÇÃO PSICOSSOCIAL I INTERMUNICIPAL EM MARILÂNDIA DO SUL

                 Autores: LILIAN FERREIRA DOMINGUES | Arianne Cristina da Silva. Instituição: CISVIR Consórcio Intermunicipal de saúde do vale do Ivaí
                 e região
                 Palavras-chave: Educação permanente. CAPS. Reforma psiquiátrica.
                 Caracterização do problema: A ampliação e reestruturação na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) a partir da portaria 3.088
                 de 2011, com a abertura de novos CAPS situados no território do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí- CISVIR,
                 incidiu no surgimento de carências em relação a formação e alinhamento conceitual dos profissionais atuantes nos serviços,
                 assim houve a necessidade de qualificação do processo de trabalho, com a estruturação do mesmo por meio da educação
                 permanente, de modo que as experiências do trabalho passam a ser o ponto de partida para o desenvolvimento de atividades
                 em educação permanente e avaliação sistemática do cotidiano da equipe.(Brasil,2011) Fundamentação teórica: No campo da
                 saúde mental, a estratégia de educação permanente tem como desafio consolidar a reforma psiquiátrica. Para o alcance deste
                 desafio, os tradicionais programas de educação continuada, destinados apenas a informar os indivíduos sobre recentes avanços
                 em seu campo de conhecimento, devem ser substituídos por programas mais amplos de educação permanente que visem
                 articular conhecimentos profissionais específicos com o de toda a rede de saberes envolvidos no sistema de saúde (Tavares, 2005)
                 Descrição da experiência: Tendo a Reforma Psiquiátrica como alinhamento conceitual teórico e político, fora realizado diagnóstico
                 situacional com encontros periódicos objetivando conhecer a realidade dos CAPS por meio de reuniões de equipe e também
                 observação da rotina de trabalho instituída. Para a identificação dos problemas realizou-se oficinas para elencar o nó critico,
                 discussões de temas propostos pela equipe e estudos de casos. Efeitos alcançados: Ainda que o projeto esteja em andamento,
                 foram observados o crescimento e o fortalecimento da equipe a partir dos encontros com os trabalhadores participantes, partindo
                 do pressuposto de que todos os atores são ativos no processo de ensino e aprendizado. Diante disso processos foram qualificados
                 e novas estratégias foram traçadas, visando o melhor atendimento ao usuário, unificando a equipe e ressaltando a importância
                 do trabalho em Saúde de forma reflexiva e responsável junto ao trabalho multiprofissional. Recomendações: Esta experiência
                 demostra que a partir da educação permanente possibilita novo arranjos e organização nos serviços de saúde qualificado assim
                 a assistência.



                                                                                                              41
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47