Page 39 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
P. 39

EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE




                   TELESSAÚDE PARANÁ REDES: UM ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO
                   SUS

                   Autores: MARIA KAROLINE GABRIEL RODRIGUES | Mara Solane Gomes DELLAROZA, Marcos Ap. S CABRERA, Celita Salmaso
                   TRELHA, Denilson de Castro TEIXEIRA, Lucas Pozzobon ARAÚJO. Instituição: Universidade Estadual de Londrina

                   Palavras-chave: Educação permanente. Idoso. Telemedicina.
                   Introdução: O Telessaúde é uma das estratégias integrantes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único
                   de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde (MS), essa Politica visa uma estratégia de ensino e aprendizagem que se
                   caracteriza como uma integração entre graduandos, trabalhadores e comunidade, em que, através de temas e discussões,
                   busca-se  a  reflexão  critica  para  transformação  do  cenário  das  práticas  no  processo  de  trabalho.  Objetivo:  A  segunda
                   opinião em Saúde do Idoso, ocorre por meio desta estratégia que visa melhorar a assistência em saúde, proporcionar mais
                   resolutividade a Atenção Primária e, assim, melhorar a qualidade de vida dos idosos. Metodologia: É um estudo descritivo
                   que explana sobre as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão. As atividades superam as barreiras geográficas
                   e ocorrem por meio de videoconferências equipadas para transmissões online em tempo real, que desenvolvem ações
                   de teleconsultoria de apoio, educação permanente e segunda opinião formativa, oferecendo suporte clínico. Processos
                   avaliativos:  As  reuniões  ocorrem  no  Núcleo  de  telemedicina  e  telessaúde  do  Hospital  Universitário  da  Universidade
                   Estadual  de  Londrina  onde  é  discutido  casos  de  idosos  vulneráveis  ou  em  situações  de  risco  biopsicossocial,  sendo
                   previamente estudados. As videoconferências são gravadas e publicadas. Conclusões: O processo sendo multiprofissional
                   e interdisciplinar permite, a partir das necessidades identificadas, realizar uma clinica ampliada, propiciando aos profissionais,
                   familiares e comunidade maior assertividade ao lidar com as demandas de saúde da população idosa






                   CONHECENDO OS RÓTULOS DE ALIMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

                   Autores: ANA CLAUDIA PEREIRA WOGNSKI | Clarissa Gisbert Nicoletti Aliski. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde
                   (FEAS)/ Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR (SMS)

                   Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional. Rotulagem. Reeducação alimentar.
                   Caracterização do problema: A compreensão da rotulagem dos alimentos pode ser eficaz para auxiliar os consumidores
                   nas escolhas alimentares saudáveis. Fundamentação teórica: Os rótulos dos alimentos são um importante instrumento
                   de  comunicação,  as  informações  presentes  nos  rótulos  orientam  o  consumidor  sobre  a  qualidade  e  a  quantidade  dos
                   constituintes nutricionais dos alimentos, contribuindo para a autonomia do consumidor na escolha dos alimentos. Descrição
                   da experiência: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da ação de Educação Alimentar
                   e Nutricional desenvolvida em um dos encontros do grupo de Reeducação Alimentar e Nutricional, de três Unidades de Saúde
                   do Município de Curitiba-PR. As atividades foram conduzidas pela nutricionista residente e pela nutricionista responsável
                   pelas Unidades de Saúde. A abordagem utilizada incluiu roda de conversa, sobre os conhecimentos dos usuários acerca da
                   rotulagem alimentar, se possuem o hábito de ler os rótulos dos alimentos, quais informações procuram e qual a importância
                   da leitura dos rótulos dos alimentos. Efeitos alcançados: Pode-se observar que a maioria dos usuários não apresenta o
                   hábito de leitura dos rótulos dos alimentos, além de não possuírem conhecimento para a compreensão de alguns termos.
                   A maioria dos participantes relatou verificar apenas a data de validade nos rótulos, dois participantes relataram observar o
                   símbolo dos alimentos transgênicos e um participante relatou observar o teor de sódio dos alimentos. Recomendações:
                   Constatou-se  a  necessidade  de  campanhas  educativas  sobre  o  uso  apropriado  das  informações  contidas  no  rótulo  de
                   forma que possa contribuir na escolha de alimentos saudáveis. Dessa forma as ações de Educação alimentar e Nutricional
                   desenvolvidas nos grupos de Reeducação Alimentar e Nutricional contribuem para o empoderamento dos usuários da
                   Unidade de Saúde, oferecendo a eles informações necessárias para que realizem escolhas alimentares conscientes.











                                                                                                              38
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44