Page 39 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE
TELESSAÚDE PARANÁ REDES: UM ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO
SUS
Autores: MARIA KAROLINE GABRIEL RODRIGUES | Mara Solane Gomes DELLAROZA, Marcos Ap. S CABRERA, Celita Salmaso
TRELHA, Denilson de Castro TEIXEIRA, Lucas Pozzobon ARAÚJO. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação permanente. Idoso. Telemedicina.
Introdução: O Telessaúde é uma das estratégias integrantes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único
de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde (MS), essa Politica visa uma estratégia de ensino e aprendizagem que se
caracteriza como uma integração entre graduandos, trabalhadores e comunidade, em que, através de temas e discussões,
busca-se a reflexão critica para transformação do cenário das práticas no processo de trabalho. Objetivo: A segunda
opinião em Saúde do Idoso, ocorre por meio desta estratégia que visa melhorar a assistência em saúde, proporcionar mais
resolutividade a Atenção Primária e, assim, melhorar a qualidade de vida dos idosos. Metodologia: É um estudo descritivo
que explana sobre as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão. As atividades superam as barreiras geográficas
e ocorrem por meio de videoconferências equipadas para transmissões online em tempo real, que desenvolvem ações
de teleconsultoria de apoio, educação permanente e segunda opinião formativa, oferecendo suporte clínico. Processos
avaliativos: As reuniões ocorrem no Núcleo de telemedicina e telessaúde do Hospital Universitário da Universidade
Estadual de Londrina onde é discutido casos de idosos vulneráveis ou em situações de risco biopsicossocial, sendo
previamente estudados. As videoconferências são gravadas e publicadas. Conclusões: O processo sendo multiprofissional
e interdisciplinar permite, a partir das necessidades identificadas, realizar uma clinica ampliada, propiciando aos profissionais,
familiares e comunidade maior assertividade ao lidar com as demandas de saúde da população idosa
CONHECENDO OS RÓTULOS DE ALIMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: ANA CLAUDIA PEREIRA WOGNSKI | Clarissa Gisbert Nicoletti Aliski. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde
(FEAS)/ Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR (SMS)
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional. Rotulagem. Reeducação alimentar.
Caracterização do problema: A compreensão da rotulagem dos alimentos pode ser eficaz para auxiliar os consumidores
nas escolhas alimentares saudáveis. Fundamentação teórica: Os rótulos dos alimentos são um importante instrumento
de comunicação, as informações presentes nos rótulos orientam o consumidor sobre a qualidade e a quantidade dos
constituintes nutricionais dos alimentos, contribuindo para a autonomia do consumidor na escolha dos alimentos. Descrição
da experiência: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da ação de Educação Alimentar
e Nutricional desenvolvida em um dos encontros do grupo de Reeducação Alimentar e Nutricional, de três Unidades de Saúde
do Município de Curitiba-PR. As atividades foram conduzidas pela nutricionista residente e pela nutricionista responsável
pelas Unidades de Saúde. A abordagem utilizada incluiu roda de conversa, sobre os conhecimentos dos usuários acerca da
rotulagem alimentar, se possuem o hábito de ler os rótulos dos alimentos, quais informações procuram e qual a importância
da leitura dos rótulos dos alimentos. Efeitos alcançados: Pode-se observar que a maioria dos usuários não apresenta o
hábito de leitura dos rótulos dos alimentos, além de não possuírem conhecimento para a compreensão de alguns termos.
A maioria dos participantes relatou verificar apenas a data de validade nos rótulos, dois participantes relataram observar o
símbolo dos alimentos transgênicos e um participante relatou observar o teor de sódio dos alimentos. Recomendações:
Constatou-se a necessidade de campanhas educativas sobre o uso apropriado das informações contidas no rótulo de
forma que possa contribuir na escolha de alimentos saudáveis. Dessa forma as ações de Educação alimentar e Nutricional
desenvolvidas nos grupos de Reeducação Alimentar e Nutricional contribuem para o empoderamento dos usuários da
Unidade de Saúde, oferecendo a eles informações necessárias para que realizem escolhas alimentares conscientes.
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