Page 34 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE  EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE


                RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DO ABUSO
                INFANTIL PROMOVIDO PELA IFMSA BRAZIL UEL

                Autores: MARIA CATARINA DE CASSIA QUIRINO | Gabriel Henrique de Oliveira, Gabrieli Kaori Alves Ishimatsu, Julia Urbanski Haus Silva,
                Marina Alvarez , Carla Paes Manfio. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
                Palavras-chave: Criança. Abuso infantil. Educação em saúde.
                De acordo com o Balanço Anual de 2018 das ligações recebidas pelo Disque 100, número que recebe denúncias de violação
                aos direitos humanos, foram realizadas 17.093 denúncias de violência sexual só durante aquele ano. Dentre as denúncias, 13 418
                estavam relacionadas a abuso sexual e 3.675, a exploração sexual. Tendo em vista esses números extremamente altos e, mesmo
                assim, muitas vezes menores do que a realidade devido a casos omitidos, é evidente que a questão do abuso infantil merece muita
                atenção. A IFMSA Brazil UEL (parte da comunidade mundial IFMSA – International federation of medical student’s association-,
                maior organização estudantil do planeta) promoveu uma campanha de conscientização a respeito do abuso infantil cujos objetivos
                foram: esclarecer sobre o tema e transmitir o quanto é relevante a postura do adulto diante da criança ou do adolescente vítimas
                de violência. Além disso, outro objetivo era capacitar os participantes a identificar e agir de acordo em casos de violência infantil.
                Conclui-se que os participantes puderam adquirir conhecimento acerca da questão com as palestras ofertadas. A campanha foi
                realizada no dia 02 de setembro de 2019 na forma de palestras, as quais foram ministradas por três profissionais de diferentes áreas:
                Psicologia; Medicina e Serviço Social do Nucria - Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes. Foi cobrado
                um valor de R$5,00 se membro da IFMSA Brazil UEL e R$10,00 se não-membros, para proporcionar um coffee break para os
                participantes. O evento teve adesão e repercussão satisfatórias com participação de 56 pessoas. Além dos alunos de Medicina da
                UEL estavam presentes alunos de Psicologia UEL, Pitágoras e PUC Londrina; Enfermagem; Fisioterapia; Serviço Social; Arquitetura
                e Urbanismo e Educação Social. Segundo o feedback dos participantes, o evento teve seus objetivos atingidos. Transmitiu-se
                conhecimento acerca da questão do abuso infantil por meio das palestras ofertadas, e os palestrantes convidados discorreram de
                forma clara, disponibilizando-se a esclarecer eventuais dúvidas. A abordagem do tema feita por profissionais via palestras foi uma
                forma que se mostrou eficiente e satisfatória aos coordenadores do projeto e aos participantes. O ideal é que eventos similares
                sejam organizados futuramente para esclarecer um maior público sobre este tema devido à sua relevância.



                ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO CENTRO CIRÚRGICO NA PERSPECTIVA DE
                ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA

                Autores: ISABELLE LIMA LEMOS | Adriana Cristina Franco, Giovana Knapik Batista. Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
                Palavras-chave: Aprendizado vivencial. Equipe de assistência médica. Centro cirúrgico.

                Caracterização do problema: A integração ensino-serviço na formação médica é essencial. O método ativo conduz o pensar/agir de
                maneira técnica/científica, reflexiva e resolutiva, além de estimular o estudo constante, independência e responsabilidade (MARIN,
                2010). Essa integração propõe ao estudante uma visão ampla do cuidado em saúde (MARIN, 2013). Fundamentação teórica: O
                Centro Cirúrgico (CC) é o local onde são realizados procedimentos terapêuticos, emergenciais ou eletivos. Pela alta complexidade
                do setor, exige-se um trabalho interdisciplinar estruturado, com profissionais preparados para trabalhar em equipe (MARTINS e
                DALL’AGNOL, 2016). O trabalho em todos os setores da saúde deve ser pautado nos princípios bioéticos. Descrição da experiência:
                A observação de cirurgias do aparelho digestivo ocorreu no CC de um hospital privado em Paranaguá – Paraná entre 23 de janeiro
                e  10  de  fevereiro  de  2020.  O  setor  atende  as  áreas  de  cirurgia  do  aparelho  digestivo,  obstetrícia,  urologia  e  ortopedia.  Foram
                observadas ações de montagem da sala de operação, processo anestésico, procedimento cirúrgico e desmontagem da sala, bem
                como as relações interdependentes de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em radiologia. O contato das estudantes
                com o setor e equipe da unidade ocorreu uma vez por semana, quando tiveram oportunidade de entender a dinâmica do CC, bem
                como as funções dos profissionais e os processos burocrático-operacionais do setor: a preparação do instrumentador cirúrgico e do
                enfermeiro que atuam junto ao cirurgião, o procedimento cirúrgico e suas implicações, a organização documental dos enfermeiros
                responsáveis, além do cuidado e dedicação dos responsáveis por lavagem, esterilização e preparo de equipamentos, aventais e
                campos. Efeitos alcançados: A experiência proporcionou uma vivência única às acadêmicas, ratificando a importância do trabalho
                em equipe na busca do melhor para o paciente. Sem a integração da equipe, os procedimentos seriam inviáveis. A experiência
                solidificou conhecimentos anatômicos e fisiológicos anteriormente adquiridos no curso de Medicina, além de proporcionar novos
                conhecimentos. Recomendações: Recomenda-se que experiências como a descrita sejam oferecidas em maior número para
                acadêmicos dos períodos iniciais do curso de Medicina. A vivência prática, mesmo que apenas observativa, é de grande valor para
                consolidar conhecimentos, ratificar a importância do trabalho multiprofissional e inserir o acadêmico na prática médica.




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