Page 31 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE



                 FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE ATRAVÉS DE OFICINAS COM A EQUIPE DO
                 CONSULTÓRIO NA RUA

                 Autores: JUCELEI PASCOAL BOARETTO | Lilian de Fátima Macedo Nellessen, Vânia Cristina da Silva Alcantara, Juliana Marques de
                 Oliveira, Valéria Cristina Almeida de Azevedo Barbosa. Instituição: Secretaria Municipal de Saude
                 Palavras-chave: Atenção básica. Pessoas em situação de rua. Educação continuada.
                 Caracterização do problema: A Política Nacional de Atenção Básica normatiza os trabalhos da saúde e preconiza o atendimento
                 da população em geral baseada nos princípios da equidade, universalidade e integralidade. Em se tratando das Pessoas em
                 Situação de Rua – PSR, esse tipo de atendimento é realizado pela equipe de Consultório na Rua em parceria com os demais
                 serviços públicos. Fundamentação teórica: As Portarias Ministeriais 122 e 123 de 2011, insittuíram as equipes de Consultório na
                 Rua como serviços essenciais ao atendimento das Pessoas em situação de Rua (PSR) a nível nacional. Os Decretos: Presidencial
                 nº7053  (2009)  e  Municipal  nº1385  (2014)  visam  o  atendimento  a  PSR  de  forma  itinerante  e  “in  loco”  e,  instituem  Comitês
                 Intersetoriais para organização do atendimento as PSR. Descrição da experiência: A equipe de Consultório na Rua, criada em
                 nosso município desde 2012, passou a fazer parte integrante da Diretoria de Atenção primária à Saúde em 2016. No ano de 2018,
                 foram instituídas Oficinas de Educação Continuada e Permanente com a equipes, sendo realizadas oito durante todo o ano.
                 Cada Oficina teve um tema específico, além de vivências de autocuidado com a equipe. Efeitos alcançados: Os profissionais
                 envolvidos, tiveram o resgate de suas atribuições enquanto profissionais da saúde, fazendo a interface entre as mesmas com
                 as necessidades dos trabalhos realizados com as PSR. Foram desenvolvidos temas de agravos de saúde na Atenção Primária;
                 atendimento ao adulto, mulher e criança; registro em prontuário eletrônico e construção de Projeto Terapêutico Singular (PTS).
                 Recomendações: Percebe-se que através das oficinas realizadas mensalmente com a equipe, além dos temas desenvolvidos,
                 foi possível realizar vivências de autocuidado e proporcionar espaço de partilha e escuta dos diferentes desafios vivenciados
                 pelos profissionais. Este espaço se consolidou como sendo de fundamental importância para promover a educação continuada
                 e permanente dos servidores que atuam neste serviço.



                 PRÁTICAS GRUPAIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM
                 SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

                 Autores: LUANA BÉRGAMO BERTELI | Angélica Ferreira Domingues. Instituição: Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de
                 Saúde de Apucarana
                 Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família. Educação alimentar e nutricional. Educação em saúde.

                 A Educação Alimentar e Nutricional se caracteriza como uma área de conhecimento e de prática contínua e permanente. Diante
                 disso, é possível observar a importância de realizar estratégias através de grupos de educação nutricional que realizem práticas
                 de promoção da saúde. Nesse estudo objetivou-se descrever o desenvolvimento e execução de um grupo de promoção da
                 alimentação saudável com indivíduos adultos e profissionais da saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de
                 Apucarana – PR. A idealização de um grupo voltado à alimentação e nutrição se deu a partir da necessidade de otimizar o tempo
                 e o espaço destinado ao atendimento nutricional, unificando indivíduos com as mesmas demandas e mutuamente qualificar
                 profissionais da saúde. A maioria das referências para a nutrição ocorre por meio de encaminhamentos médicos, contendo a
                 solicitação de avaliação e acompanhamento nutricional. As principais demandas são obesidade, diabetes mellitus e hipertensão
                 arterial, bem como perda de peso e promoção de hábitos alimentares saudáveis. As referências e a demanda espontânea
                 são direcionadas aos grupos quando analisadas na reunião de matriciamento em conjunto com a equipe da Estratégia de
                 Saúde da Família (ESF) e residentes multiprofissionais. Sendo composto por profissionais de saúde como nutricionista, dentista,
                 fisioterapeuta, profissional de educação física, psicólogo e profissionais da ESF. As ações desenvolvidas no grupo visam atender
                 as necessidades da população, de maneira que os usuários e os trabalhadores de saúde participem da escolha dos temas e
                 compartilhem suas experiências. Dessa forma, utilizou-se o formato de roda de conversa com atividades lúdicas e interativas.
                 As temáticas discutidas foram: sugestões de refeições saudáveis, “Minhas Metas”, Recordatório 24 horas e montagem do prato
                 ideal. Além disso, foram realizados aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e avaliação antropométrica. A busca
                 pela mudança da maneira em que os grupos são conduzidos e a postura dos profissionais que o compõem promoveu um
                 maior comprometimento, alteração de postura, empoderamento e autonomia dos participantes. As atividades desenvolvidas
                 garantiram atendimento à população e qualificação dos profissionais de saúde. Sugere-se assim, que as praticas grupais devam
                 ser aplicadas como estratégias de aperfeiçoamento contínuo e intervenções relacionadas à educação em saúde a fim de
                 contribuir para integralidade do cuidado.



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