Page 26 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA: THE STREET STORE LONDRINA, PROMOÇÃO DE SAÚDE À
POPULAÇÃO DE RUA DE LONDRINA
Autores: MARIA CATARINA DE CASSIA QUIRINO | Fernanda Luiza Galo Cirino, Talita Tiemi Morimoto Oikawa, Fábio Monti Juliani, Jessé
Trinck Salvador, Fausto Celso Trigo. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Situação de rua. Acesso à saúde. Inclusão social
The Street Store foi criado em 2014, na Cidade do Cabo, na África do Sul, visando promover uma loja gratuita aos moradores de rua,
para um momento de inclusão social a esses indivíduos marginalizados, difundindo-se pelo mundo. Entendendo a importância
da promoção de vínculos sociais como forma de cuidado em saúde junto à uma população em situação de rua, a IFMSA Brazil
UEL (parte da comunidade mundial IFMSA – International federation of medical student’s association) promoveu o The Street
Store Londrina. Tendo em vista que a inclusão social se dá, também, pelo acesso à saúde, foram realizados procedimentos de
avaliação do estado de saúde desses indivíduos. O objetivo geral foi promover o contato dos estudantes universitários da área da
saúde com as pessoas em situação de rua e proporcionar a essa população um momento de inclusão social e acesso à saúde.
Além disso, buscou-se reunir alunos dos cursos da saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para participarem da
ação de forma integrada; permitir ao indivíduo em situação de rua a oportunidade de escolha, como forma de inclusão social.
Objetivou-se também promover o acesso a procedimentos simples de avaliação de saúde geral da pessoa em situação de rua
e permitir o acesso a produtos básicos de higiene pessoal aos moradores de rua. Cerca de cinquenta acadêmicos dos cursos
de saúde da UEL realizaram o evento, contando com um setor de “compras” de roupas e um setor de saúde – com aferição de
pressão arterial, verificação de índice glicêmico, rastreio de tuberculose e DPOC, técnica de escovação dental e entrega de kits
de higiene pessoal. A arrecadação de roupas foi realizada em vários locais de Londrina, no período de 23/09 a 23/11/19. No dia
do evento foi feita uma fila com distribuição de senhas, e cada voluntário acompanhou um cliente durante a sua compra. Nessa
tarefa, os voluntários conversaram com essas pessoas em situação de rua e entraram em contato com suas realidades. O evento
atingiu os objetivos propostos inicialmente, e os acadêmicos foram estimulados a conhecer a diferentes demandas sociais, bem
como valorizar o trabalho multiprofissional. A recomendação após a análise do desfecho do evento, é de que ações como esta se
repitam com maior frequência. Atingindo um maior público, será possível para promover saúde da população carente e de rua, e
a humanização dos futuros profissionais de saúde.
A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOLOGIA NA AVALIAÇÃO E PARA O ENCAMINHAMENTO
DA INTERVENÇÃO EM PACIENTES COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL
Autores: JOSIANE CECÍLIA LUZIA | Ednéia Aparecida Peres. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade social. Avaliação. Neuropsicologia.
Caracterização do problema: O individuo que sofre com o transtorno de ansiedade social (TAS) ou fobia social, que se caracteriza
por um medo irracional de ser julgado ou avaliado por pessoas, em geral, que não fazem parte de seu convívio social, tende a evitar
ou fugir de situações que possam ser vivenciadas como aversivas ou a vivenciam com intenso sofrimento. Assim, quanto mais cedo
a avaliação e a intervenção forem realizadas, maior a probabilidade de que haja menos sofrimento e prejuízos. Fundamentação
teórica: Estudos epidemiológicos mostraram que o TAS é um dos transtornos comportamentais mais prevalentes. Estima-se que
2,4 a 16% da população europeia e norteamericana são acometidos por ele, durante sua vida, ainda que seu inicio possa se dar
na infância e seu pico de incidência na adolescência, mas pode se prolongar por toda a vida se não for tratado. Esse transtorno
pode conduzir o individuo a prejuízos durante sua vida em atividades de trabalho, acadêmicas, nas relações interpessoais, em sua
autoestima, autoconhecimento, etc. Descrição da experiência: Para realizar a avaliação psicológica com dois adolescentes, do
sexo masculino, 16 e 17 anos, respectivamente, utilizou-se do referencial teórico-prático da Análise do Comportamento. Já para a
avaliação neuropsicológica foram utilizados um teste de rastreio para o TAS, o Stroop Emocional, que examina o viés atencional e
o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN que examina orientação têmporoespacial, atenção, percepção,
memória, habilidades aritméticas, linguagem, praxias e funções executivas. Efeitos alcançados: Os resultados mostraram que
na avaliação comportamental, os adolescentes mostraram comportamentos compatíveis com o TAS. Nas avaliações do teste
de rastreio a pontuação foi alta, indicando avaliação clínica para o TAS, no entanto, realizando análise dos itens que compõe o
teste, um adolescente mostrou sintomas mais acentuados no que tange a sintomas fisiológicos e o outro a sintomas cognitivos.
No Stroop Emocional, ambos mostraram viés atencional, já no Neuropsilin, nenhuma função, habilidade ou “sistema” mostrou
alteração. Essa maneira de avaliar mostrou-se eficiente porque o protocolo de intervenção foi adequado para a especificidade
das necessidades de cada um. Recomendações: Essa prática deve ser estendida a outros pacientes como uma ferramenta para
o desenvolvimento da intervenção terapêutica.
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