Page 30 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE  EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE



                 PROJETO REDE EM MOVIMENTO: O APOIO MATRICIAL COMO ESTRATÉGIA PARA
                 ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

                 Autores: ANGELICA FERREIRA DOMINGUES | Camila Siguinolfi de Moura, Daiene Aparecida Alves Mazza. Instituição: Departamento de
                 Ensino e Pesquisa da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana-Pr
                 Palavras-chave: Relações interprofissionais. Capacitação em serviço. Integralidade em saúde.
                 Com o desafio de obedecer à máxima “aprender juntos para trabalhar juntos nas práticas colaborativas em Saúde”, o Projeto
                 Interprofissional Rede em Movimento objetiva a integração Ensino-Serviço-Comunidade desde 2016. Tratou-se de uma iniciativa
                 do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família (PRMAB/SF) de Apucarana- PR, que tem
                 como premissa a formação de profissionais residentes aptos para atuarem, sob a lógica de cuidado pautada na integralidade da
                 atenção, a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos. Nesse sentido, a articulação Ensino-Serviço-Comunidade opera como
                 propulsora na mudança de práticas profissionais, a partir da reflexão sobre a realidade e a produção de cuidado. Dessa forma,
                 em 2019, o projeto fomentou a conexão entre CRAS, CREAS e Unidade Básica de Saúde. O desenho pedagógico foi estruturado
                 em oficina mediada pelos tutores, contemplando conceitos como interprofissionalidade, intersetorialidade e gestão da clínica;
                 seminários multiprofissionais e preceptoria de campo com os coordenadores do CRAS e CREAS. Os residentes Enfermeiros,
                 Fisioterapeutas, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos e Profissionais de Educação Física, desenvolveram reuniões de Apoio
                 Matricial,  compartilhados  com  os  dispositivos  da  rede  e  com  as  equipes  de  referência,  a  fim  de  instrumentalizá-las  sobre
                 a corresponsabilização do cuidado aos usuários, atribuições dos serviços e qualificação de encaminhamentos entre Saúde e
                 Assistência. Essas ações contribuíram para a organização do fluxo do município, redução das demandas do Ministério Público e de
                 Judicialização da Saúde, devido à articulação em Rede. Nesse cenário, o Apoio Matricial atuou como facilitador na compreensão
                 das formas de organização dos dispositivos da rede e demandas advindas da Atenção Primária. Este eixo do Projeto Rede em
                 Movimento representou uma iniciativa relevante para a formação de profissionais capazes de trabalhar colaborativamente e elaborar
                 projetos compartilhados centrados no sujeito, reforçando a ampliação da clínica em busca da integralidade e resolutividade do
                 cuidado, bem como estimulando a gestão compartilhada e a produção de Saúde no território. Sugere-se a ampliação dessa
                 tríade pedagógica para os demais serviços da rede para organizar um sistema rizomático que fortaleça a educação permanente e
                 articule os diversos pontos de atenção e que fomente um cuidado centrado na perspectiva da clínica ampliada.



                 A IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE REGULAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA 20ª
                 REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ, BRASIL

                 Autores: ALESSANDRA DE OLIVEIRA LIPPERT | Fernanda de Freitas Mendonça, Brígida Gimenez de Carvalho, Carolina Milena Domingos.
                 Instituição: Universidade Estadual de Londrina / Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná
                 Palavras-chave: Integralidade em saúde. Protocolos clínicos. Educação em saúde.

                 A Política Nacional de Saúde Bucal, lançada em 2004, é considerada um marco na mudança do foco da atenção em saúde
                 bucal,  tendo  como  eixos  estruturantes  o  acesso  universal,  a  assistência  integral,  e  o  conceito  do  cuidado  para  reorientação
                 do modelo. Destarte, é necessário a reorganização dos serviços de saúde bucal, com integração e regulação do acesso, por
                 meio da definição de protocolos clínicos e dos perfis assistenciais dos níveis de atenção, de forma que estes funcionem como
                 uma rede eficiente e eficaz. Este estudo tem o objetivo analisar o processo de revisão e implementação de um Protocolo de
                 Regulação  em  Saúde  Bucal  (PRSB)  na  20ª  Regional  de  Saúde  do  Paraná. A  construção  deste  PRSB  foi  motivado  pelo  CEO
                 regional do município de Toledo, Paraná, ponto de atenção secundária na rede de atenção à saúde bucal, e tem o objetivo de
                 regular o acesso, integrar os serviços com definição do perfil assistencial dos níveis de atenção em saúde bucal. Trata-se de
                 um estudo desenvolvido por meio da pesquisa-ação, utilizando-se de metodologias de Educação Permanente em Saúde (EPS)
                 e Educação Continuada (EC), no desenvolvimento de oficinas e encontros científicos, dos quais participaram profissionais de
                 odontologia, dos níveis de atenção primária, secundária ou terciária. Observou-se que a adoção de protocolos pode contribuir
                 de forma significativa no suporte à tomada de decisão para o adequado referenciamento. Mecanismos efetivos de regulação, se
                 mostram boas estratégias de melhoria dos fluxos assistenciais, pois possibilitam a otimização das, até então, insuficientes vagas,
                 e a ampliação das oportunidades de cuidados adequados. É salutar a existência de processos integrados, como a revisão e
                 implementação deste PRSB, que efetivamente reflitam as propostas de constituição de redes com definição de perfis assistenciais.
                 Conclui-se que a pesquisa-ação desenvolvida por meio de ações de EPS, conseguiu promover a discussão entre os gestores e
                 profissionais, e propiciaram reflexões na ação que fortaleceram o trabalho em equipe. Enquanto que o método de EC, aproximou
                 os profissionais generalistas e especialistas, proporcionando a possibilidade de mudanças práticas em seus processos de trabalho
                 e transformando a realidade da rede de serviços de saúde bucal.


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