Page 27 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE
INTERVENÇÃO BASEADA EM TERAPIA COMPORTAMENTAL PARA PACIENTES COM
TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: QUAIS HABILIDADES OS ESTUDANTES
NECESSITAM?
Autores: JOSIANE CECÍLIA LUZIA | Ednéia Aparecida Peres. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade social. Habilidades terapêuticas. Estudantes.
Caracterização do problema: Desenvolver repertório terapêutico em estudantes de psicologia clínica requer treinamento de
habilidades para o estabelecimento de vinculo terapêutico, de escuta e empatia, por exemplo. Portanto, através de grupo de
estudos, técnicas de dramatização, estudos de casos e acompanhamento de atendimentos individuais, com os docentes, essas
habilidades podem ser praticadas e aprendidas pelos discentes com feedback direto e vivências. Fundamentação teórica: O
vinculo terapêutico tem sido caracterizado como uma das variáveis mais importantes na psicoterapia, tanto para a adesão ao
tratamento como para o êxito na intervenção. Assim, desenvolver as habilidades que compõe o estabelecimento da relação entre
o psicoterapeuta e o cliente é um dos focos principais, no treinamento dos futuros profissionais de psicologia clínica. A literatura
mostra que esta relação se estabelece de maneira eficaz quando o psicoterapeuta é percebido pelo cliente como uma audiência
não-punitiva, ou seja, não julga, faz perguntas abertas, demonstra empatia e proporcionar um ambiente super acolhedor. .
Descrição da experiência: O desenvolvimento dessas habilidades se deu através de um grupo de estudos. Foi composto por
estudantes do curso de Psicologia e duas docentes do mesmo curso de graduação. Utilizaram-se técnicas de dinâmicas em
grupo e vivências para autoconhecimento, relaxamento etc.. E, com base nos estudos de casos de clientes diagnosticados com
transtorno de ansiedade social (TAS), estudos dirigidos sobre o tema e relação terapêutica, os discentes realizaram dramatizações
em que um era o terapeuta e o outro o cliente com TAS e depois os papéis se invertiam, todos os estudantes foram submetidos
ao mesmo procedimento. Após, acompanharam os atendimentos individuais com os pacientes com TAS, com permissão desses.
Efeitos alcançados: Os resultados mostraram que estudar o vinculo terapêutico, o TAS e posteriormente se submeter ao treino
de habilidades terapêuticas através de dramatização, realizar o acompanhamento dos atendimentos individuais, permitiu aos
estudantes desenvolver ou aprimorar o repertório básico do terapeuta dentro da perspectiva do Behaviorismo Radical, no
contexto clínico, e constituiu-se em uma alternativa para complementar os conteúdos vistos em sala de aula. Recomendações:
Essa prática deve ser estendida a outros estudantes como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas.
NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE-NUMEPS
Autores: VANESSA DUARTE DE SOUZA | Maria Antonia Ramos Costa , Natália Orleans Bezerra, Hanna Carolina Aguirre, João Pedro
Rodrigues Soares, Ana Maria Fernandes. Instituição: Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR
Palavras-chave: Educação permanente em saúde. Qualificação profissional. Equipe multiprofissional.
Caracterização do problema: O projeto de extensão Núcleo Multiprofissional de Educação permanente em Saúde (NUMEPS),
objetivou abordar a saúde com ação compartilhada diversas áreas enfatizando metodologia ativa e política de educação
permanente, qualificando profissionais dos municípios ligados à 14ª Regional de Saúde do Paraná(RS), coordenado pela
Universidade Estadual do Paraná/Unespar, apoio Fundação Araucária, composto:enfermeiros, pedagogos, educadores
físicos, nutricionistas, administradores, fisioterapeutas, veterinários, assistente social, biólogos, acadêmicos de enfermagem,
contabilidade, administração. Fundamentação teórica: Educação Permanente em Saúde conforme a Portaria 1.996/ 2007
constitui estratégia do Sistema Único de Saúde(SUS) para a formação, desenvolvimento dos trabalhadores, articulando entre
ensino, serviço, comunidade por meio da interação de múltiplos profissionais. Descrição da experiência: NUMEPS participou
da Reunião da Comissão Intergestores Bipartite e apresentou a proposta do projeto e solicitação do apoio, levantamento das
necessidades. Utilizou-se um instrumento para coletar sugestões, temas com a questão: Quais os temas/assuntos que você
e sua equipe necessitam de aprendizagem/treinamento/capacitação?NUMEPS preparou e desenvolveu oficinas: “Confecção
de fantoches para ações de saúde”; “Identificação de agravos relacionados ao pé diabético na visita domiciliar”; “Importância
da prática de atividade física e do alongamento”; “Controle e combate ao tabagismo no território da Atenção Básica”; “Narguilé:
como abordar os adolescentes”; “Atuação na educação da população:Infecções Sexualmente Transmissíveis”; “Desenvolvimento
de horta comunitária”; “Atuação do NASF junto a equipe da atenção básica”; “Combate ao Suicídio nos serviços de Saúde”;
“Prevenção de quedas em idosos o envelhecer saudável” e “Qualidade de Atendimento ao público nos serviços de saúde’’. Efeitos
alcançados e recomendações: Durante 12 meses o projeto atendeu 1681 profissionais de 24 municípios 14ª RS, 5 municípios 15 ª
RS, 1 município 13 ª RS, 1 Município 11ª RS.Benefícios foram qualificação dos trabalhadores para o atendimento as necessidades
de saúde dos usuários do SUS, integração serviços de saúde, profissionais, docentes e acadêmicos para o processo de educação
permanente por trocas de experiência e criação de estratégias adequadas. Na formação dos acadêmicos o NUMEPS trouxe
maior segurança e competência das habilidades enquanto enfermeiros.
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