Page 27 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE


                 INTERVENÇÃO BASEADA EM TERAPIA COMPORTAMENTAL PARA PACIENTES COM
                 TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: QUAIS HABILIDADES OS ESTUDANTES
                 NECESSITAM?

                 Autores: JOSIANE CECÍLIA LUZIA | Ednéia Aparecida Peres. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
                 Palavras-chave: Transtorno de ansiedade social. Habilidades terapêuticas. Estudantes.
                 Caracterização do problema: Desenvolver repertório terapêutico em estudantes de psicologia clínica requer treinamento de
                 habilidades para o estabelecimento de vinculo terapêutico, de escuta e empatia, por exemplo. Portanto, através de grupo de
                 estudos, técnicas de dramatização, estudos de casos e acompanhamento de atendimentos individuais, com os docentes, essas
                 habilidades podem ser praticadas e aprendidas pelos discentes com feedback direto e vivências. Fundamentação teórica: O
                 vinculo terapêutico tem sido caracterizado como uma das variáveis mais importantes na psicoterapia, tanto para a adesão ao
                 tratamento como para o êxito na intervenção. Assim, desenvolver as habilidades que compõe o estabelecimento da relação entre
                 o psicoterapeuta e o cliente é um dos focos principais, no treinamento dos futuros profissionais de psicologia clínica. A literatura
                 mostra que esta relação se estabelece de maneira eficaz quando o psicoterapeuta é percebido pelo cliente como uma audiência
                 não-punitiva,  ou  seja,  não  julga,  faz  perguntas  abertas,  demonstra  empatia  e  proporcionar  um  ambiente  super  acolhedor.  .
                 Descrição da experiência: O desenvolvimento dessas habilidades se deu através de um grupo de estudos. Foi composto por
                 estudantes do curso de Psicologia e duas docentes do mesmo curso de graduação. Utilizaram-se técnicas de dinâmicas em
                 grupo e vivências para autoconhecimento, relaxamento etc.. E, com base nos estudos de casos de clientes diagnosticados com
                 transtorno de ansiedade social (TAS), estudos dirigidos sobre o tema e relação terapêutica, os discentes realizaram dramatizações
                 em que um era o terapeuta e o outro o cliente com TAS e depois os papéis se invertiam, todos os estudantes foram submetidos
                 ao mesmo procedimento. Após, acompanharam os atendimentos individuais com os pacientes com TAS, com permissão desses.
                 Efeitos alcançados: Os resultados mostraram que estudar o vinculo terapêutico, o TAS e posteriormente se submeter ao treino
                 de habilidades terapêuticas através de dramatização, realizar o acompanhamento dos atendimentos individuais, permitiu aos
                 estudantes  desenvolver  ou  aprimorar  o  repertório  básico  do  terapeuta  dentro  da  perspectiva  do  Behaviorismo  Radical,  no
                 contexto clínico, e constituiu-se em uma alternativa para complementar os conteúdos vistos em sala de aula. Recomendações:
                 Essa prática deve ser estendida a outros estudantes como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas.



                 NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE-NUMEPS

                 Autores: VANESSA DUARTE DE SOUZA | Maria Antonia Ramos Costa , Natália Orleans Bezerra, Hanna Carolina Aguirre, João Pedro
                 Rodrigues Soares, Ana Maria Fernandes. Instituição: Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR

                 Palavras-chave: Educação permanente em saúde. Qualificação profissional. Equipe multiprofissional.
                 Caracterização do problema: O projeto de extensão Núcleo Multiprofissional de Educação permanente em Saúde (NUMEPS),
                 objetivou  abordar  a  saúde  com  ação  compartilhada  diversas  áreas  enfatizando  metodologia  ativa  e  política  de  educação
                 permanente,  qualificando  profissionais  dos  municípios  ligados  à  14ª  Regional  de  Saúde  do  Paraná(RS),  coordenado  pela
                 Universidade  Estadual  do  Paraná/Unespar,  apoio  Fundação  Araucária,  composto:enfermeiros,  pedagogos,  educadores
                 físicos,  nutricionistas,  administradores,  fisioterapeutas,  veterinários,  assistente  social,  biólogos,  acadêmicos  de  enfermagem,
                 contabilidade,  administração.  Fundamentação teórica:  Educação  Permanente  em  Saúde  conforme  a  Portaria  1.996/  2007
                 constitui estratégia do Sistema Único de Saúde(SUS) para a formação, desenvolvimento dos trabalhadores, articulando entre
                 ensino, serviço, comunidade por meio da interação de múltiplos profissionais. Descrição da experiência: NUMEPS participou
                 da Reunião da Comissão Intergestores Bipartite e apresentou a proposta do projeto e solicitação do apoio, levantamento das
                 necessidades. Utilizou-se um instrumento para coletar sugestões, temas com a questão: Quais os temas/assuntos que você
                 e sua equipe necessitam de aprendizagem/treinamento/capacitação?NUMEPS preparou e desenvolveu oficinas: “Confecção
                 de fantoches para ações de saúde”; “Identificação de agravos relacionados ao pé diabético na visita domiciliar”; “Importância
                 da prática de atividade física e do alongamento”; “Controle e combate ao tabagismo no território da Atenção Básica”; “Narguilé:
                 como abordar os adolescentes”; “Atuação na educação da população:Infecções Sexualmente Transmissíveis”; “Desenvolvimento
                 de  horta  comunitária”;  “Atuação  do  NASF  junto  a  equipe  da  atenção  básica”;  “Combate  ao  Suicídio  nos  serviços  de  Saúde”;
                 “Prevenção de quedas em idosos o envelhecer saudável” e “Qualidade de Atendimento ao público nos serviços de saúde’’. Efeitos
                 alcançados e recomendações: Durante 12 meses o projeto atendeu 1681 profissionais de 24 municípios 14ª RS, 5 municípios 15 ª
                 RS, 1 município 13 ª RS, 1 Município 11ª RS.Benefícios foram qualificação dos trabalhadores para o atendimento as necessidades
                 de saúde dos usuários do SUS, integração serviços de saúde, profissionais, docentes e acadêmicos para o processo de educação
                 permanente por trocas de experiência e criação de estratégias adequadas. Na formação dos acadêmicos o NUMEPS trouxe
                 maior segurança e competência das habilidades enquanto enfermeiros.



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