Page 36 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE  EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE




                   ITINERÁRIO TERAPÊUTICO PARA AUTISMO EM FOZ DO IGUAÇU/PR

                   Autores: AURORA TONTINI DE ARAUJO | Marines Andreazza de Oliveira, Fatima Moustafa Issa, Rosane Meire Munhak da Silva,
                   Adriana Zilly. Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná

                   Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Equipe multiprofissional. Educação em saúde.
                   O  Transtorno  do  Espectro  Autista  (TEA),  denominado  autismo,  é  atualmente  considerado  um  transtorno  do
                   neurodesenvolvimento, caracteriza-se em amplo modo como um déficit persistente na interação e comunicação social,
                   utilizando-se  para  sua  identificação  padrões  restritos  e  repetitivos  de  comportamento,  interesses  ou  atividades.  As
                   características clínicas de cada indivíduo podem vir acompanhadas ou não de comprometimento intelectual e/ou da
                   linguagem. Foi descrita e classificada pelo Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) como sendo
                   um transtorno do neurodesenvolvimento, que acometem uma em cada 88 crianças e se manifestam tipicamente em
                   pré-escolares. O objetivo deste trabalho foi descrever o itinerário terapêutico para TEA em Foz do Iguaçu, PR. Trata-se de
                   um estudo de natureza descritiva, realizado no final de 2019. Ao perceber que a criança apresenta algum sinal clássico do
                   TEA, o professor da Educação Infantil encaminha a mesma para as duas especialistas atuantes na Secretaria Municipal de
                   Educação. Após confirmação do diagnóstico, as crianças são encaminhadas para o Centro Especializado de Reabilitação
                   IV (CER), único no Paraná e que possui atendimento especializado via Sistema Único de Saúde em 04 modalidades com
                   atenção  ambulatorial  especializada  para  diagnóstico,  avaliação,  orientação  e  estimulação  com  auxílio  dos  seguintes
                   profissionais: terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro e assistente social. A atuação
                   conjunta de todos os profissionais da educação e da saúde proporciona melhoria da qualidade de vida tanto no aspecto
                   psicossomático, social e educacional, sendo referência para outros municípios brasileiros.






                   PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA AUTISMO E O ATENDIMENTO
                   MULTIPROFISSIONAL

                   Autores: MARINES ANDREAZZA DE OLIVEIRA | Aurora Tontini de Araujo , Rosane Meire Munhak da Silva, Adriana Zilly. Instituição:
                   Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE
                   Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Equipe multiprofissional. Educação em saúde.

                   Desde a educação infantil, crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido cada vez mais
                   frequentes nas escolas assim como a sua inclusão escolar nas salas comuns. Caracteriza-se pelos déficits na comunicação
                   e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, sua gravidade é classificada em leve, moderado
                   e severo. Pode se manifestar desde o nascimento, mas o diagnóstico tem ocorrido, em média, entre os quatro ou cinco
                   anos. No Brasil, estima-se que existam cerca de seis milhões de crianças e adolescentes com TEA, sendo considerada
                   uma  importante  questão  de  saúde  pública. A  inclusão  escolar  dos  alunos  com TEA,  é  garantida  por  Lei,  contudo  as
                   especificidades  que  envolvem  o  transtorno  têm  se  apresentado  como  um  desafio  para  a  inclusão  destas  crianças.  O
                   autismo pode se apresentar de diferentes formas em cada pessoa e assim, o processo de ensino-aprendizagem da criança
                   com TEA precisa de adequações que atendam às suas necessidades e estimulem suas potencialidades. Assim, o objetivo
                   é apresentar o Plano Educacional Individualizado (PEI) e quais profissionais devem participar da construção do mesmo.
                   Trata-se de um estudo descritivo, no âmbito da educação inclusiva. O PEI é uma proposta de organização curricular que
                   norteia o trabalho pedagógico do professor, descreve o nível em que o aluno se encontra e traça os objetivos a serem
                   trabalhados de acordo as suas especificidades sensoriais, cognitivas, sociocomunicativas e comportamentais, tornando
                   possível promover a saúde, o desenvolvimento social e acadêmico destes alunos. Deve ser elaborado de forma colaborativa
                   com o envolvimento dos profissionais da educação, pais e profissionais da saúde (terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo,
                   fisioterapeutas, psicólogos,neuropediatras e geralmente o enfermeiro alocado no Programa Saúde na Escola - PSE). Dada
                   a relevância que o PEI apresenta diante da inclusão da criança autista e de outras deficiências, é necessário reconhecer a
                   sua importância e através de discussões ativas entre os profissionais acima para que a inclusão efetivamente se concretize
                   e promova a saúde e a aprendizagem destes alunos da melhor forma possível.







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