Page 38 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE
A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO ENGRENAGEM DE PRÁTICA COLABORATIVA
EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DE APUCARANA -
PR
Autores: KARINE MARQUES COSTA | Camila Siguinolfi. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana
Palavras-chave: Residência multiprofissional. Educação interprofissional. Saúde coletiva.
A formação do profissional de saúde é desafiadora, ainda existe um predomínio da educação multiprofissional que acontece
quando há aprendizado sem a integração de saberes em detrimento da educação interprofissional (EIP) em que o aprendizado
é em conjunto. Nesse sentido, a EIP surge para romper barreiras no conhecimento, como a atuação fragmentada e a falta
de comunicação entre os profissionais, que resulta na ineficácia da assistência à saúde. Reeves (2016) aponta a importância
da EIP para uma atuação eficaz em relação às necessidades de saúde da população onde os saberes compartilhados são
complementares na oferta de saúde e garantem a qualidade de atenção ao usuário, rompendo a lógica de fragmentação do
cuidado. O relato ressalta o desenvolvimento de práticas coletivas, vivenciadas na atuação como Psicóloga de uma equipe
de residentes de uma Unidade Básica de Saúde. No pré-natal, por exemplo, foi possível perceber como uma área do saber
complementa a outra, todas as profissões colaboram entre si e aprendem também, pois mesmo que formados para atuar na
Saúde a formação do Psicólogo é diferente de enfermeiros e/ou cirurgiões dentistas. A Residência Multiprofissional possibilita
vivenciar aspectos na formação e na atuação, aprendendo na prática extrapolando o saber técnico científico, permitindo a
atuação conjunta e a aprendizagem mútua. A educação interprofissional (EIP) permite a equipe o compartilhar de saberes
entre seus integrantes, o trabalho com grupos faz com que a equipe aprenda junto, elaborando estratégias para enfrentar as
dificuldades e proporcionando atenção à saúde com qualidade. É importante fomentar meios de formação em saúde, investir
na formação de profissionais de saúde, pois na graduação ainda se vive um aspecto individualista, é necessário incentivar o
trabalho em equipe, interprofissional, pois essa é a ferramenta que promove assistência com eficácia e qualidade, além de ser
uma potência para o Sistema Único de Saúde. REFERÊNCIAS: REEVES, Scott. Porque precisamos da educação interprofissional
para um cuidado efetivo e seguro. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 185-197, 2016. BATISTA, Nildo Alves.
Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad Fnepas, v. 2, n. 1, p. 25-8, 2012. COSTA, M. V. et al. Educação
interprofissional em saúde. Natal: SEDIS-UFRN, 2018.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA
PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM PINHAIS PARANÁ
Autores: ANA CLAUDIA PEREIRA WOGNSKI | Flávia Cristina Severo Grando. Instituição: Universidade Positivo
Palavras-chave: Envelhecimento. Educação alimentar e nutricional. Saúde do idoso.
Caracterização do problema: As estratégias de Educação Alimentar e Nutricional com a população idosa tem sido ferramentas
positivas na construção de conhecimento para o autocuidado. Fundamentação teórica: Durante o envelhecimento o organismo
passa por modificações diversas e dentre elas podemos citar as alterações intestinais, que são decorrentes da atrofia da
mucosa e no revestimento muscular, resultando assim na menor absorção de nutrientes e favorecendo o aparecimento de
complicações como a constipação intestinal. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de Educação
Alimentar e Nutricional sobre Fibras Alimentares, realizada com onze idosos em uma Instituição de Longa Permanência para
Idosos de Pinhais, Paraná. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa a fim de propiciar aproximação entre os participantes
e apresentação do tema, onde abordou-se a importância das fibras alimentares para o organismo os tipos de fibras existentes, a
quantidade recomendada para o consumo, suas fontes alimentares e imagens de algumas preparações ricas em fibras servidas
na instituição. Em seguida realizou-se uma dinâmica denominada “Palavra cruzada das fibras”. Foram apresentadas perguntas
relacionadas ao que foi levantado na roda de conversa inicial. Efeitos alcançados: Notou-se participação ativa e expressivo
interesse dos idosos a respeito das fibras alimentares. Ao final da atividade os idosos conseguiram compreender que as fibras
alimentares são encontradas em diversos alimentos de origem vegetal e que seu consumo traz inúmeros benefícios à saúde,
principalmente na função intestinal. A dinâmica proposta foi desenvolvida com facilidade por todo o grupo, confirmando assim
o interesse pelo assunto abordado e a compreensão do conteúdo apresentado. Recomendações: A aplicação da atividade
de Educação Nutricional auxiliou na conscientização da importância do consumo de fibras na alimentação, confirmando a
importância dessa ferramenta de educação nutricional para a conscientização de hábitos alimentares saudáveis, a promoção
da autonomia e da saúde dos indivíduos.
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