Page 38 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE  EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE



                 A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO ENGRENAGEM DE PRÁTICA COLABORATIVA
                 EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DE APUCARANA -
                 PR

                 Autores: KARINE MARQUES COSTA | Camila Siguinolfi. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana

                 Palavras-chave: Residência multiprofissional. Educação interprofissional. Saúde coletiva.
                 A formação do profissional de saúde é desafiadora, ainda existe um predomínio da educação multiprofissional que acontece
                 quando há aprendizado sem a integração de saberes em detrimento da educação interprofissional (EIP) em que o aprendizado
                 é em conjunto. Nesse sentido, a EIP surge para romper barreiras no conhecimento, como a atuação fragmentada e a falta
                 de comunicação entre os profissionais, que resulta na ineficácia da assistência à saúde. Reeves (2016) aponta a importância
                 da EIP para uma atuação eficaz em relação às necessidades de saúde da população onde os saberes compartilhados são
                 complementares na oferta de saúde e garantem a qualidade de atenção ao usuário, rompendo a lógica de fragmentação do
                 cuidado. O relato ressalta o desenvolvimento de práticas coletivas, vivenciadas na atuação como Psicóloga de uma equipe
                 de residentes de uma Unidade Básica de Saúde. No pré-natal, por exemplo, foi possível perceber como uma área do saber
                 complementa a outra, todas as profissões colaboram entre si e aprendem também, pois mesmo que formados para atuar na
                 Saúde a formação do Psicólogo é diferente de enfermeiros e/ou cirurgiões dentistas. A Residência Multiprofissional possibilita
                 vivenciar aspectos na formação e na atuação, aprendendo na prática extrapolando o saber técnico científico, permitindo a
                 atuação  conjunta  e  a  aprendizagem  mútua. A  educação  interprofissional  (EIP)  permite  a  equipe  o  compartilhar  de  saberes
                 entre seus integrantes, o trabalho com grupos faz com que a equipe aprenda junto, elaborando estratégias para enfrentar as
                 dificuldades e proporcionando atenção à saúde com qualidade. É importante fomentar meios de formação em saúde, investir
                 na formação de profissionais de saúde, pois na graduação ainda se vive um aspecto individualista, é necessário incentivar o
                 trabalho em equipe, interprofissional, pois essa é a ferramenta que promove assistência com eficácia e qualidade, além de ser
                 uma potência para o Sistema Único de Saúde. REFERÊNCIAS: REEVES, Scott. Porque precisamos da educação interprofissional
                 para  um  cuidado  efetivo  e  seguro.  Interface-Comunicação,  Saúde,  Educação, v.  20,  p.  185-197,  2016.  BATISTA,  Nildo Alves.
                 Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad Fnepas, v. 2, n. 1, p. 25-8, 2012. COSTA, M. V. et al. Educação
                 interprofissional em saúde. Natal: SEDIS-UFRN, 2018.




                 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA
                 PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM PINHAIS PARANÁ

                 Autores: ANA CLAUDIA PEREIRA WOGNSKI | Flávia Cristina Severo Grando. Instituição: Universidade Positivo

                 Palavras-chave: Envelhecimento. Educação alimentar e nutricional. Saúde do idoso.
                 Caracterização do problema: As estratégias de Educação Alimentar e Nutricional com a população idosa tem sido ferramentas
                 positivas na construção de conhecimento para o autocuidado. Fundamentação teórica: Durante o envelhecimento o organismo
                 passa  por  modificações  diversas  e  dentre  elas  podemos  citar  as  alterações  intestinais,  que  são  decorrentes  da  atrofia  da
                 mucosa e no revestimento muscular, resultando assim na menor absorção de nutrientes e favorecendo o aparecimento de
                 complicações como a constipação intestinal. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de Educação
                 Alimentar e Nutricional sobre Fibras Alimentares, realizada com onze idosos em uma Instituição de Longa Permanência para
                 Idosos de Pinhais, Paraná. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa a fim de propiciar aproximação entre os participantes
                 e apresentação do tema, onde abordou-se a importância das fibras alimentares para o organismo os tipos de fibras existentes, a
                 quantidade recomendada para o consumo, suas fontes alimentares e imagens de algumas preparações ricas em fibras servidas
                 na instituição. Em seguida realizou-se uma dinâmica denominada “Palavra cruzada das fibras”. Foram apresentadas perguntas
                 relacionadas ao que foi levantado na roda de conversa inicial. Efeitos alcançados: Notou-se participação ativa e expressivo
                 interesse dos idosos a respeito das fibras alimentares. Ao final da atividade os idosos conseguiram compreender que as fibras
                 alimentares são encontradas em diversos alimentos de origem vegetal e que seu consumo traz inúmeros benefícios à saúde,
                 principalmente na função intestinal. A dinâmica proposta foi desenvolvida com facilidade por todo o grupo, confirmando assim
                 o interesse pelo assunto abordado e a compreensão do conteúdo apresentado. Recomendações: A aplicação da atividade
                 de  Educação  Nutricional  auxiliou  na  conscientização  da  importância  do  consumo  de  fibras  na  alimentação,  confirmando  a
                 importância dessa ferramenta de educação nutricional para a conscientização de hábitos alimentares saudáveis, a promoção
                 da autonomia e da saúde dos indivíduos.



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