Page 43 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE



                 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM USUÁRIOS DO PROGRAMA HIPERDIA EM
                 COLOMBO-PR

                 Autores: ANA CLAUDIA PEREIRA WOGNSKI. Instituição: Universidade Positivo

                 Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional. Diabetes mellitus. Hipertensão.
                 Caracterização do problema:  A  Educação  Alimentar  e  Nutricional  tem  sido  considerada  uma  importante  ferramenta  para  a
                 prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, sendo imprescindível seu direcionamento de acordo com cada
                 realidade e distribuindo-se nos diversos cenários. Fundamentação teórica: A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus
                 são  consideradas  mundialmente  como  problema  de  saúde  pública  que  necessitam,  além  do  tratamento  medicamentoso,  a
                 adoção de hábitos de vida saudáveis. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de Educação Alimentar e
                 Nutricional realizada com pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados no programa Hiperdia de uma Unidade de Saúde de
                 Colombo, Paraná. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa a fim de propiciar aproximação entre a equipe e os participantes,
                 na qual abordou-se o conceito de diabetes e hipertensão e os principais fatores associados à saúde. Em seguida realizou-se uma
                 dinâmica de Mitos e Verdades. Foram apresentadas afirmações relacionadas à alimentação, consumo de sal, açúcares e álcool,
                 atividade física, estresse e os sintomas da hipertensão e diabetes. Os participantes deveriam apontar se julgavam as afirmativas
                 verdadeiras ou falsas e então responderem os motivos para classificarem as afirmativas como falsas ou verdadeiras. Após foi
                 explicado se a afirmativa era verdadeira ou falsa e discutida a afirmação. Por fim, foi realizado feedback sobre a dinâmica realizada
                 e sobre os temas centrais, a fim de discutir e compartilhar experiências e permitir possíveis esclarecimentos. Efeitos alcançados:
                 Notou-se participação ativa e expressivo interesse dos participantes a respeito do tema. Além do objetivo nutricional, foi possível
                 fomentar a importância do autocuidado e estimular a autonomia. A atividade Mitos e Verdades possibilitou o esclarecimento de
                 crenças e práticas alimentares equivocadas, mostrando-se uma técnica adequada, tendo em vista a significativa participação
                 dos indivíduos e questionamentos decorrentes das afirmações inicialmente propostas. Recomendações: A implementação de
                 atividades de Educação Alimentar e Nutricional, baseadas em estratégias interativas, mostrou-se adequada para a promoção do
                 conhecimento, estímulo do autocuidado e orientações sobre hábitos alimentares adequados.



                 METODOLOGIA DE ENSINO NA SAÚDE: ANÁLISE DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL DO
                 GRUPO DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

                 Autores: JOSIANE LOPES | Suhaila Mahmoud Smaili. Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

                 Palavras-chave: Educação em saúde. Processo de ensino-aprendizagem. Abordagem ativa.
                 Introdução: Cursos da área da saúde, como Fisioterapia, são estigmatizados por abordagens tecnicistas. A participação dos alunos
                 em grupos de pesquisa (GP), com a construção dinâmica do conhecimento, constitui uma das possibilidades da educação pela
                 pesquisa e maior desenvolvimento do pensamento crítico. Objetivo: Apresentar as atividades de pesquisa desenvolvidas em
                 um GP como vivência estratégica de metodologia de ensino na saúde. Método: Trata-se de um estudo qualitativo abordando o
                 relato de experiência por meio da observação das atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional
                 (GPFIN). O GPFIN é composto por alunos desde a graduação em Fisioterapia a estagiários de pós-doutorado. O grupo dispõe de
                 linhas de pesquisas com grande eixo temático na avaliação e abordagem terapêutica de pacientes com diagnóstico de doença de
                 Parkinson. Durante cinco meses, foram realizadas observações das atividades realizadas pelo GPFIN que consistiam em: estudos
                 individuais e em grupos, seleção e apresentação individual de artigos envolvendo o escopo temático das linhas de pesquisa,
                 elaboração de projetos, coleta de dados com avaliação e atendimentos semanais dos pacientes com DP como protocolo de
                 intervenção de alguma pesquisa em andamento ou para tratamento dos pacientes. Resultados: Foi observado que os alunos,
                 com base na linha de pesquisa que estavam inseridos, direcionavam as atividades cujo foco inicial era a seleção dos artigos
                 que seriam trabalhados por cada integrante do grupo. A discussão desses artigos constituía a base para o direcionamento da
                 elaboração dos projetos e/ ou atendimento dos pacientes. Em todas as atividades foi demonstrada a aprendizagem vivencial
                 teoria-prática com os membros discutindo opiniões, evidências e experiências práticas conduzidas pelo docente líder do grupo.
                 Foi evidenciado que o contato e interação com diferentes níveis de formação de alunos (graduandos e pós-graduandos) amplia o
                 processo de aprendizagem somando conhecimento teórico e prático. A proposta de trabalho do GPFIN evidenciou a metodologia
                 de ensino quando propôs a educação pela pesquisa abordando situações reais do contexto educacional dos alunos, exigidas
                 em  sua  formação. Conclusões: As  observações  conduzem  a  evidência  da  pesquisa  como  metodologia  de  ensino  na  saúde.
                 As atividades do GPFIN estimulam o aluno a problematizar, refletir, escolher, elaborar estratégias e promover uma intervenção
                 transformadora por meio do princípio científico.



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