Page 43 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM USUÁRIOS DO PROGRAMA HIPERDIA EM
COLOMBO-PR
Autores: ANA CLAUDIA PEREIRA WOGNSKI. Instituição: Universidade Positivo
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional. Diabetes mellitus. Hipertensão.
Caracterização do problema: A Educação Alimentar e Nutricional tem sido considerada uma importante ferramenta para a
prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, sendo imprescindível seu direcionamento de acordo com cada
realidade e distribuindo-se nos diversos cenários. Fundamentação teórica: A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus
são consideradas mundialmente como problema de saúde pública que necessitam, além do tratamento medicamentoso, a
adoção de hábitos de vida saudáveis. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de Educação Alimentar e
Nutricional realizada com pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados no programa Hiperdia de uma Unidade de Saúde de
Colombo, Paraná. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa a fim de propiciar aproximação entre a equipe e os participantes,
na qual abordou-se o conceito de diabetes e hipertensão e os principais fatores associados à saúde. Em seguida realizou-se uma
dinâmica de Mitos e Verdades. Foram apresentadas afirmações relacionadas à alimentação, consumo de sal, açúcares e álcool,
atividade física, estresse e os sintomas da hipertensão e diabetes. Os participantes deveriam apontar se julgavam as afirmativas
verdadeiras ou falsas e então responderem os motivos para classificarem as afirmativas como falsas ou verdadeiras. Após foi
explicado se a afirmativa era verdadeira ou falsa e discutida a afirmação. Por fim, foi realizado feedback sobre a dinâmica realizada
e sobre os temas centrais, a fim de discutir e compartilhar experiências e permitir possíveis esclarecimentos. Efeitos alcançados:
Notou-se participação ativa e expressivo interesse dos participantes a respeito do tema. Além do objetivo nutricional, foi possível
fomentar a importância do autocuidado e estimular a autonomia. A atividade Mitos e Verdades possibilitou o esclarecimento de
crenças e práticas alimentares equivocadas, mostrando-se uma técnica adequada, tendo em vista a significativa participação
dos indivíduos e questionamentos decorrentes das afirmações inicialmente propostas. Recomendações: A implementação de
atividades de Educação Alimentar e Nutricional, baseadas em estratégias interativas, mostrou-se adequada para a promoção do
conhecimento, estímulo do autocuidado e orientações sobre hábitos alimentares adequados.
METODOLOGIA DE ENSINO NA SAÚDE: ANÁLISE DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL DO
GRUPO DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL
Autores: JOSIANE LOPES | Suhaila Mahmoud Smaili. Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Palavras-chave: Educação em saúde. Processo de ensino-aprendizagem. Abordagem ativa.
Introdução: Cursos da área da saúde, como Fisioterapia, são estigmatizados por abordagens tecnicistas. A participação dos alunos
em grupos de pesquisa (GP), com a construção dinâmica do conhecimento, constitui uma das possibilidades da educação pela
pesquisa e maior desenvolvimento do pensamento crítico. Objetivo: Apresentar as atividades de pesquisa desenvolvidas em
um GP como vivência estratégica de metodologia de ensino na saúde. Método: Trata-se de um estudo qualitativo abordando o
relato de experiência por meio da observação das atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional
(GPFIN). O GPFIN é composto por alunos desde a graduação em Fisioterapia a estagiários de pós-doutorado. O grupo dispõe de
linhas de pesquisas com grande eixo temático na avaliação e abordagem terapêutica de pacientes com diagnóstico de doença de
Parkinson. Durante cinco meses, foram realizadas observações das atividades realizadas pelo GPFIN que consistiam em: estudos
individuais e em grupos, seleção e apresentação individual de artigos envolvendo o escopo temático das linhas de pesquisa,
elaboração de projetos, coleta de dados com avaliação e atendimentos semanais dos pacientes com DP como protocolo de
intervenção de alguma pesquisa em andamento ou para tratamento dos pacientes. Resultados: Foi observado que os alunos,
com base na linha de pesquisa que estavam inseridos, direcionavam as atividades cujo foco inicial era a seleção dos artigos
que seriam trabalhados por cada integrante do grupo. A discussão desses artigos constituía a base para o direcionamento da
elaboração dos projetos e/ ou atendimento dos pacientes. Em todas as atividades foi demonstrada a aprendizagem vivencial
teoria-prática com os membros discutindo opiniões, evidências e experiências práticas conduzidas pelo docente líder do grupo.
Foi evidenciado que o contato e interação com diferentes níveis de formação de alunos (graduandos e pós-graduandos) amplia o
processo de aprendizagem somando conhecimento teórico e prático. A proposta de trabalho do GPFIN evidenciou a metodologia
de ensino quando propôs a educação pela pesquisa abordando situações reais do contexto educacional dos alunos, exigidas
em sua formação. Conclusões: As observações conduzem a evidência da pesquisa como metodologia de ensino na saúde.
As atividades do GPFIN estimulam o aluno a problematizar, refletir, escolher, elaborar estratégias e promover uma intervenção
transformadora por meio do princípio científico.
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