Page 33 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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ORGANIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE LONDRINA PARA O
ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Autores: CLEITON JOSÉ SANTANA | FERNANDA FABRIM, CLAUDIA DENISE GARCIA,
ROSILENE APARECIDA MACHADO, VALERIA CRISTINA ALMEIDA DE AZEVEDO
BARBOSA, CARLOS FELLIPE MARCONDES MACHADO. Instituição: Secretaria Municipal
de Saúde de Londrina
Palavras-chave: Gestão Serviços de Saúde; Assistência Integral à Saúde; Pandemia; Covid-
19.
Caracterização do problema e justificativa: A pandemia causada pelo novo coronavírus
gerou imensos desafios para os gestores, a reestruturação da rede dos serviços de saúde foi
imprescindível a fim de garantir uma assistência adequada, humanizada e de qualidade para
população. O plano municipal para o enfrentamento ao Covid-19, com a reorganização da
gestão administrativa, tecnológica e assistencial. Objetivos: Descrever as ações, a
organização e a reestruturação das redes de atenção a saúde para o enfrentamento da
pandemia do Covid-19. Reflexão da experiência: A Secretaria Municipal de Saúde elaborou
um plano de ação estratégica com múltiplos processos na área da gestão e assistencial. A
estrutura administrativa realizou a criação de núcleos estratégicos: de suprimento,
econômico, assistencial social, voluntariado, fiscalização e saúde, com medidas de gestão
inovadoras a fim de garantir a viabilidade de todos os processos (aquisição de equipamentos,
medicamentos e insumos, equipamentos de proteção individual). A rede de assistencial,
aconteceu por meio da reestruturação dos serviços existentes com a implantação de
unidades de referência para o acolhimento das síndromes respiratórias, a potencialização do
SAMU, da vigilância epidemiológica e do laboratório municipal, e ampliação de leitos
hospitalares, e a organização de centros de referência para vacinação da SARS-CoV2.
Inovações agregadas a tecnologia como: canal telefônico do disque coronavírus(0800), tele
consulta, tele monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, contratação de profissionais
e implantação de boletins diários da pandemia. Foi necessário ainda, inúmeras capacitação
e atualização dos profissionais de todas as categorias. Destaca-se o protagonismo da gestão
municipal na elaboração de um plano de ação estratégica com múltiplos processos nas áreas
administrativa e assistencial. Recomendações: Com a elaboração do plano de ação
estratégica da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina foi fundamental para efetividade,
com destaque ao protagonismo da gestão municipal. Os maiores desafios se relacionaram
na organização e reestruturação da rede administrativa e assistencial, e está se demostrando
efetivo até o momento. Por se tratar de um cenário dinâmico, o processo passou por
constantes atualizações e reorganizações, a fim de garantir um atendimento de qualidade a
população londrinense.
AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE INTERNADO COM FOCO NA AMBIÊNCIA
DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
Autores: ALISSON HENRIQUE FERREIRA DOS SANTOS | ELISANA AGATHA IAKMIU
CAMARGO CABULON, FLAVIA MENDONÇA DA SILVA OUSSAKI, MAGALI GODOY
PEREIRA CARDOSO, MARIA APARECIDA RAMALHO DE OLIVEIRA, THAMYLLE DOS
SANTOS BENICIO GOMES. Instituição: Hospital Universitário de Londrina
Palavras-chave: Segurança do Paciente; Humanização da Assistência; Experiência do
Paciente
Introdução: A avaliação da experiência do paciente internado é essencial na qualidade da
assistência prestada, pois abrange informações da performance da equipe multiprofissional
bem como da qualidade da ambiência das instituições de saúde. Diante do novo cenário
ocasionado pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, tem se tornado desafiador para a gestão
hospitalar proporcionar uma experiência positiva para o paciente internado frente ao aumento
da procura por serviços de saúde o que acarreta em sua superlotação. Objetivo: Avaliar a
experiência do paciente internado com foco na ambiência durante a pandemia por COVID-19
em uma unidade de internação de um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo