Page 33 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     ORGANIZAÇÃO  DA  REDE  MUNICIPAL  DE  SAÚDE  DE  LONDRINA  PARA  O
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                     Autores: CLEITON JOSÉ SANTANA | FERNANDA FABRIM, CLAUDIA DENISE GARCIA,
                     ROSILENE  APARECIDA  MACHADO,  VALERIA  CRISTINA  ALMEIDA  DE  AZEVEDO
                     BARBOSA, CARLOS FELLIPE MARCONDES MACHADO. Instituição: Secretaria Municipal
                     de Saúde de Londrina

                     Palavras-chave: Gestão Serviços de Saúde; Assistência Integral à Saúde; Pandemia; Covid-
                     19.
                     Caracterização  do  problema  e  justificativa:  A  pandemia  causada  pelo  novo  coronavírus
                     gerou imensos desafios para os gestores, a reestruturação da rede dos serviços de saúde foi
                     imprescindível a fim de garantir uma assistência adequada, humanizada e de qualidade para
                     população. O plano municipal para o enfrentamento ao Covid-19, com a reorganização da
                     gestão  administrativa,  tecnológica  e  assistencial.  Objetivos:  Descrever  as  ações,  a
                     organização  e  a  reestruturação  das  redes  de  atenção  a  saúde  para  o  enfrentamento  da
                     pandemia do Covid-19. Reflexão da experiência: A Secretaria Municipal de Saúde elaborou
                     um plano de ação estratégica com múltiplos processos na área da gestão e assistencial. A
                     estrutura  administrativa  realizou  a  criação  de  núcleos  estratégicos:  de  suprimento,
                     econômico, assistencial social, voluntariado, fiscalização e saúde, com medidas de gestão
                     inovadoras a fim de garantir a viabilidade de todos os processos (aquisição de equipamentos,
                     medicamentos  e  insumos,  equipamentos  de  proteção  individual).  A  rede  de  assistencial,
                     aconteceu  por  meio  da  reestruturação  dos  serviços  existentes  com  a  implantação  de
                     unidades de referência para o acolhimento das síndromes respiratórias, a potencialização do
                     SAMU,  da  vigilância  epidemiológica  e  do  laboratório  municipal,  e  ampliação  de  leitos
                     hospitalares,  e  a  organização  de  centros  de  referência  para  vacinação  da  SARS-CoV2.
                     Inovações agregadas a tecnologia como: canal telefônico do disque coronavírus(0800), tele
                     consulta, tele monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, contratação de profissionais
                     e implantação de boletins diários da pandemia. Foi necessário ainda, inúmeras capacitação
                     e atualização dos profissionais de todas as categorias. Destaca-se o protagonismo da gestão
                     municipal na elaboração de um plano de ação estratégica com múltiplos processos nas áreas
                     administrativa  e  assistencial.  Recomendações:  Com  a  elaboração  do  plano  de  ação
                     estratégica da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina foi fundamental para efetividade,
                     com destaque ao protagonismo da gestão municipal. Os maiores desafios se relacionaram
                     na organização e reestruturação da rede administrativa e assistencial, e está se demostrando
                     efetivo  até  o  momento.  Por  se  tratar  de  um  cenário  dinâmico,  o  processo  passou  por
                     constantes atualizações e reorganizações, a fim de garantir um atendimento de qualidade a
                     população londrinense.


                     AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE INTERNADO COM FOCO NA AMBIÊNCIA
                     DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

                     Autores:  ALISSON  HENRIQUE  FERREIRA  DOS  SANTOS  |  ELISANA  AGATHA  IAKMIU
                     CAMARGO  CABULON,  FLAVIA  MENDONÇA  DA  SILVA  OUSSAKI,  MAGALI  GODOY
                     PEREIRA  CARDOSO,  MARIA  APARECIDA  RAMALHO  DE  OLIVEIRA,  THAMYLLE  DOS
                     SANTOS     BENICIO    GOMES.     Instituição:   Hospital   Universitário   de   Londrina

                     Palavras-chave:  Segurança  do  Paciente;  Humanização  da  Assistência;  Experiência  do
                     Paciente
                     Introdução: A avaliação da experiência do paciente internado é essencial na qualidade da
                     assistência prestada, pois abrange informações da performance da equipe multiprofissional
                     bem  como  da  qualidade  da  ambiência  das  instituições  de  saúde.  Diante  do  novo  cenário
                     ocasionado pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, tem se tornado desafiador para a gestão
                     hospitalar proporcionar uma experiência positiva para o paciente internado frente ao aumento
                     da procura por serviços de saúde o que acarreta em sua superlotação. Objetivo: Avaliar a
                     experiência do paciente internado com foco na ambiência durante a pandemia por COVID-19
                     em uma unidade de internação de um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo
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