Page 36 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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atualização do painel a cada dois dias. A meta de permanência foi definida baseada na Tabela
SUS (SIGTAP – Procedimentos SUS) e validada em um Comitê Técnico institucional. O
objetivo da sinalização visual foi promover a discussão em rounds multiprofissionais sobre
quais os motivos da permanência do paciente além da meta de dias de hospitalização. Nas
reuniões a equipe desenvolvia estratégias para a desospitalização segura, no momento
clínico adequado, incentivando a transição do cuidado para o domicílio com o
acompanhamento do Serviço de Atendimento Domiciliar (Programa Melhor em Casa),
resolução de barreiras para a alta devido a falta de acesso a insumos e equipamentos para
a alta, como por exemplo concentrador de oxigênio. Como resultado, observou-se a
otimização do uso dos leitos de enfermaria, priorizando o atendimento a pacientes com
necessidade de maior suporte, encaminhamento os demais pacientes para outros pontos da
rede de atenção à saúde para a continuidade do cuidado e média de permanência em leitos
de enfermaria de 6,1 dias. A experiência da implantação do método kanban para sinalização
visual do tempo de internamento demonstrou-se como uma ferramenta simples, de baixo
custo e com potencial para replicação de outras unidades hospitalares voltadas para o
atendimento da COVID-19 ou no contexto pós-pandemia.
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE ENFERMEIROS HORIZONTAIS EM UM HOSPITAL
CAMPANHA PARA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR
Autores: AMANDA HERSEN FERREIRA | BRUNO HENRIQUE DE MELLO, ANDREA
MOREIRA ARRUÉ, KELI LOPES DE ALMEIDA DE OLIVEIRA, RUBEANA CESAR
OLIVEIRA, TATIANE CORREA FILIPAK. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde
- FEAS
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Supervisão hospitalar; Equipe de Enfermagem;
A pandemia do novo coronavírus resultou na necessidade de rápida ampliação da capacidade
de assistência à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito hospitalar,
especialmente leitos de terapia intensiva para atendimento de casos moderados e graves de
COVID-19. Diante deste cenário, hospitais de campanha precisaram ser abertos rapidamente
com necessidade de adaptações estruturais, do processo assistencial e escassez de
profissionais de saúde qualificados. Em um hospital de campanha para atendimentos da
COVID-19 pelo SUS no município de Curitiba/Paraná, identificou a necessidade de um
profissional enfermeiro com expertise teórica e prática para atuar no apoio assistencial,
garantindo a horizontalidade do cuidado, identificando falhas nos processos assistenciais por
meio de auditorias beira-leito e garantindo rápida resposta em apoio a coordenação de
enfermagem. Fundamentado nesta proposta, houve a implantação do enfermeiro hospitalista,
com carga horária linear, sendo um profissional para os leitos de enfermaria e dois para
terapia intensiva, abrangendo todas as equipes de enfermagem. Os enfermeiros hospitalistas
realizaram auditorias diárias em todos os pacientes com uso de um aplicativo personalizado
pela Gerência Assistencial, com checklist baseado nos processos assistenciais da instituição.
Ao identificar as não conformidades o hospitalista orientava o profissional técnico de
enfermagem e enfermeiro e as correções eram realizadas. A experiência demonstrou-se
exitosa, com melhora da qualidade assistencial, suporte técnico para os profissionais com
pouca experiência em terapia intensiva, organização das unidades, implantação dos
processos e planos de cuidados, redução da taxa de IRAS, melhora na segurança do paciente
com diminuição de eventos adversos e sentinela. O modelo de gestão apenas com
coordenação de enfermagem e gerência assistencial não se demonstrou efetivo no contexto
deste hospital de campanha, pois a rápida implantação de leitos, alta rotatividade e déficit de
profissionais de enfermagem qualificados demandava de uma atuação próxima e de uma
liderança técnica em cada unidade assistencial. A experiência da implentação da função do
enfermeiro hospitalista vivenciada neste serviço pode ser replicada em outras instituições,
como ferramenta de gestão para acelerar o processo de qualificação da assistência e de
suporte técnico às equipes de enfermagem.
AÇÕES REALIZADAS POR UM CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE
AO ENFRENTAMENTO DA COVID- 19