Page 40 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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mais de 200 vídeo-chamadas. Como equipe de atuação, a Central conta com, além da
Enfermeira Gestora, duas técnicas em enfermagem e estagiários graduandos do curso de
Enfermagem. Para pautar o trabalho da Central, foi realizado, com apoio da equipe de
enfermagem, um protocolo contendo um roteiro para guiar os tipos de informações e a forma
em que estas são passadas para os familiares. Reflexão sobre a experiência e
recomendações: A Central de Acolhimento conta com o trabalho exclusivo da equipe de
enfermagem. A fim de obter respaldo ético e legal e documentar os atendimentos realizados,
foi criado um modelo de anotação de enfermagem no prontuário eletrônico do paciente após
cada ligação. Dessa forma, a Central de Acolhimento desempenha papel primordial para
atenção e escuta às famílias dos pacientes internados na instituição diante deste cenário de
pandemia.
IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE QUALIDADE NA FARMÁCIA E CENTRAL DE
ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO (CAF) DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DE MARINGÁ
Autores: SILMARA BARONI | AMARAL, GREICY C, LOPES, SHEILA MARA SANCHES,
BALESTRO, GRACIELE CARRARO, FERREIRA; MÁRCIA REGINA MOMESSO NERI,
SCHILLER, SANDRA DE SOUZA. Instituição: 15 Regional de Saude - Maringa
Palavras-chave: Gestão de Qualidade; Educação Permanente; Indicadores
Caracterização do problema: A qualidade define-se como um conjunto de métodos e
procedimentos pelos quais são planejados e desenvolvidos os processos para que produtos
e serviços atinjam sua máxima excelência, um trabalho em conjunto a fim de obter máxima
qualidade. Justificativa: A gestão da qualidade na prestação do serviço farmacêutico é
fundamental para garantir a eficiência no atendimento, visto o grande número de pessoas e
municípios que são abrangidos pelos serviços da farmácia e CAF da 15ª Regional de Saúde.
A gestão da qualidade na área de saúde depende da melhoria contínua dos processos, por
meio da construção coletiva de um plano de trabalho composto por estratégias que
materializem a educação permanente garantir padrões de excelência definidos pelos órgãos
reguladores e ofertar condições qualificadas da assistência aos pacientes. Objetivo: O
presente projeto tem como objetivo implementar conhecimentos e práticas de gestão da
qualidade nos processos desenvolvidos pela farmácia e CAF, utilizando a ferramenta SIPOC
para mapear processos, padronizar os procedimentos operacionais padrão, gerar registros e
documentos da qualidade, construir e validar coletivamente indicadores de educação
permanente em saúde (EPS) na gestão da qualidade e treinar os profissionais envolvidos nos
processos. Descrição da experiência: A implementação da gestão da qualidade está sendo
pautada na construção coletiva de um plano de trabalho conjuntamente com a equipe da
gestão da qualidade do Hemocentro de Maringá, a fim de qualificar os serviços prestados e
garantir a satisfação das necessidades das pessoas que recebem os serviços da Farmácia e
CAF. Reflexão sobre a experiência e recomendações: O desenvolvimento do projeto está
centrado em torno de três fases essenciais: inspiração, ideação e implementação, no qual a
sensibilização dos servidores na atual proposta da gestão da qualidade será fundamental
para o desenvolvimento do trabalho visando atuar em pontos específicos do processo,
promovendo melhoria contínua das atividades realizadas. A execução do plano de trabalho
da gestão da qualidade e da EPS se dará a partir da construção e mapeamento dos processos
por prototipagem e implementação, a fim de encontrar possíveis ajustes necessários. Dessa
forma, será possível dentro das práticas realizadas com a validação periódica dos indicadores
padronizados, qualificar o processo de trabalho construído, gerando conhecimento contínuo
das práticas construídas coletivamente.
CO-GESTÃO COMO FERRAMENTA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE
ALOCAÇÃO DE RECURSOS NA PANDEMIA DE COVID-19
Autores: ROSANE KRAUS | CLÓVIS CECHINEL, LUCIO FLAVIO VEJO NO LAGE,
KATHERINE S. PIVATTO OTTOBONI , REGIANE BORSATO, DAYSE THE PEREIRA.