Page 40 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     mais  de  200  vídeo-chamadas.  Como  equipe  de  atuação,  a  Central  conta  com,  além  da
                     Enfermeira Gestora, duas técnicas em enfermagem e estagiários graduandos do curso de
                     Enfermagem.  Para  pautar  o  trabalho  da  Central,  foi  realizado,  com  apoio  da  equipe  de
                     enfermagem, um protocolo contendo um roteiro para guiar os tipos de informações e a forma
                     em  que  estas  são  passadas  para  os  familiares.  Reflexão  sobre  a  experiência  e
                     recomendações: A Central de Acolhimento conta com o trabalho exclusivo da equipe de
                     enfermagem. A fim de obter respaldo ético e legal e documentar os atendimentos realizados,
                     foi criado um modelo de anotação de enfermagem no prontuário eletrônico do paciente após
                     cada  ligação.  Dessa  forma,  a  Central  de  Acolhimento  desempenha  papel  primordial  para
                     atenção e escuta às famílias dos pacientes internados na instituição diante deste cenário de
                     pandemia.
                     IMPLANTAÇÃO  DA  GESTÃO  DE  QUALIDADE  NA  FARMÁCIA  E  CENTRAL  DE
                     ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO (CAF) DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DE MARINGÁ

                     Autores:  SILMARA  BARONI | AMARAL, GREICY  C,  LOPES,  SHEILA  MARA  SANCHES,
                     BALESTRO,  GRACIELE  CARRARO,  FERREIRA;  MÁRCIA  REGINA  MOMESSO  NERI,
                     SCHILLER,  SANDRA  DE  SOUZA.  Instituição:  15  Regional  de  Saude  -  Maringa

                     Palavras-chave: Gestão de Qualidade; Educação Permanente; Indicadores
                     Caracterização  do  problema:  A  qualidade  define-se  como  um  conjunto  de  métodos  e
                     procedimentos pelos quais são planejados e desenvolvidos os processos para que produtos
                     e serviços atinjam sua máxima excelência, um trabalho em conjunto a fim de obter máxima
                     qualidade.  Justificativa:  A  gestão  da  qualidade  na  prestação  do  serviço  farmacêutico  é
                     fundamental para garantir a eficiência no atendimento, visto o grande número de pessoas e
                     municípios que são abrangidos pelos serviços da farmácia e CAF da 15ª Regional de Saúde.
                     A gestão da qualidade na área de saúde depende da melhoria contínua dos processos, por
                     meio  da  construção  coletiva  de  um  plano  de  trabalho  composto  por  estratégias  que
                     materializem a educação permanente garantir padrões de excelência definidos pelos órgãos
                     reguladores  e  ofertar  condições  qualificadas  da  assistência  aos  pacientes.  Objetivo:  O
                     presente  projeto  tem  como  objetivo  implementar  conhecimentos  e  práticas  de  gestão  da
                     qualidade nos processos desenvolvidos pela farmácia e CAF, utilizando a ferramenta SIPOC
                     para mapear processos, padronizar os procedimentos operacionais padrão, gerar registros e
                     documentos  da  qualidade,  construir  e  validar  coletivamente  indicadores  de  educação
                     permanente em saúde (EPS) na gestão da qualidade e treinar os profissionais envolvidos nos
                     processos. Descrição da experiência: A implementação da gestão da qualidade está sendo
                     pautada na construção coletiva de um plano de trabalho conjuntamente com a equipe da
                     gestão da qualidade do Hemocentro de Maringá, a fim de qualificar os serviços prestados e
                     garantir a satisfação das necessidades das pessoas que recebem os serviços da Farmácia e
                     CAF. Reflexão sobre a experiência e recomendações: O desenvolvimento do projeto está
                     centrado em torno de três fases essenciais: inspiração, ideação e implementação, no qual a
                     sensibilização dos servidores na atual proposta da gestão da qualidade será fundamental
                     para  o  desenvolvimento  do  trabalho  visando  atuar  em  pontos  específicos  do  processo,
                     promovendo melhoria contínua das atividades realizadas. A execução do plano de trabalho
                     da gestão da qualidade e da EPS se dará a partir da construção e mapeamento dos processos
                     por prototipagem e implementação, a fim de encontrar possíveis ajustes necessários. Dessa
                     forma, será possível dentro das práticas realizadas com a validação periódica dos indicadores
                     padronizados, qualificar o processo de trabalho construído, gerando conhecimento contínuo
                     das práticas construídas coletivamente.




                     CO-GESTÃO  COMO  FERRAMENTA  PARA  IMPLANTAÇÃO  DE  UM  PROGRAMA  DE
                     ALOCAÇÃO         DE      RECURSOS        NA      PANDEMIA        DE      COVID-19

                     Autores:  ROSANE  KRAUS  |  CLÓVIS  CECHINEL,  LUCIO  FLAVIO  VEJO  NO  LAGE,
                     KATHERINE  S.  PIVATTO  OTTOBONI  ,  REGIANE  BORSATO,  DAYSE  THE  PEREIRA.
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