Page 42 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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pacientes e nenhum evoluiu para óbito. Outras complicações descritas foram estreitamento
arterial e trombose. Apesar de a COVID-19 ser uma doença nova, sua fisiopatologia e
sistemas acometidos já são bem descritos. Porém as complicações causadas em cada
sistema ainda estão sendo investigadas, como as do trato gastrintestinal e essa insuficiência
de estudos gera dados pouco conclusivos sobre o assunto. Conclusão: O novo coronavírus
produz repercussões em todo o organismo, inclusive no trato gastrointestinal, em que as
complicações são isquemia, pneumatose intestinal, hemorragias, estreitamento arterial e
trombose. O exame mais utilizado para diagnóstico é o RT-PCR, e o tratamento é influenciado
pela gravidade, podendo ser cirúrgico ou conservador. Os estudos sobre o assunto ainda
estão sendo realizados, portanto ainda há muito a ser investigado e integrado ao
conhecimento da sociedade.
CENTRAL DE TELEATENDIMENTO: ESTRATÉGIA NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
DA COVID-19
Autores: MARIO GILBERTO JESUS NUNES | JULIANA MARCON HENCKE, FLAVIA
CELENE QUADROS, BEATRIZ BATTISTELLA NADAS, MARCIA CECILIA HUÇULAK.
Instituição: Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba
Palavras-chave: ATENÇÃO À SAÚDE; INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS; PANDEMIA
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus trouxe aos gestores a necessidade de
implementação de novos mecanismos de acesso à saúde. Considerando a necessidade de
isolamento, deslocamentos apenas para serviços essenciais e a otimização dos serviços de
saúde para atendimento a usuários com quadros clínicos moderados e graves, surgiu a
necessidade da criação de uma Central de Teleatendimento (CT). Os objetivos da CT são:
facilitar e simplificar o acesso dos usuários a informações e orientações referentes a Covid-
19, além disso, oferecer atendimento técnico, agendamento de RT-PCR, atendimento
médico, prescrição de medicamentos e encaminhamento para serviços de saúde. O canal de
atendimento telefônico foi amplamente divulgado à população do município de Curitiba. O
referido serviço funciona todos os dias, das 08h às 20h e é composto de enfermeiros,
médicos, técnicos de enfermagem e administrativos. Os usuários são atendidos por
profissionais de enfermagem que procedem com uma coleta de informações através de uma
ferramenta que está disponível no sistema denominado E-Saúde. O usuário então é
classificado em leve, moderado ou grave, sendo os moderados ou graves submetidos à
teleconsulta médica. Os receituários são enviados por meio digital diretamente ao usuário.
Os pacientes que estiverem no período indicado para coleta do exame de RT-PCR têm seus
agendamentos imediatamente realizados. Casos que exijam atendimento, são encaminhados
aos serviços referenciados. O modelo de atuação da CT proporciona aos cidadãos o correto
direcionamento dos usuários aos serviços de saúde, considerando o nível de complexidade
do momento, sendo um importante apoio à rede municipal de saúde. Somado a estes fatores,
a agilidades, resolutividade e assertividade na assistência prestada na CT estimula a
população a acessar este serviço como uma opção inicial de orientação técnica, além de
garantir uma alta satisfação dos usuários do serviço. A implementação de novas atribuições
e serviços em prol da população estão sendo disponibilizados gradativamente. Como
principais desafios para manutenção deste serviço, é necessário constante investimento em
melhorias tecnológicas, treinamento e capacitação das equipes assistências e avaliação e
monitoramento da efetividade do serviço junto aos usuários. Atentando para necessidade da
mudança de paradigmas da atenção à saúde, impulsionada pela pandemia, o potencial de
expansão do escopo de atuação do serviço deve ser considerado.
AS UPAS DE CURITIBA COMO UNIDADES DE RETAGUARDA HOSPITALAR DURANTE
A CRISE DO COVID-19
Autores: PEDRO HENRIQUE DE ALMEIDA | RAFAEL VIEIRA DE CASTRO, FLÁVIA