Page 42 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     pacientes e nenhum evoluiu para óbito. Outras complicações descritas foram estreitamento
                     arterial  e  trombose.  Apesar  de  a  COVID-19  ser  uma  doença  nova,  sua  fisiopatologia  e
                     sistemas  acometidos  já  são  bem  descritos.  Porém  as  complicações  causadas  em  cada
                     sistema ainda estão sendo investigadas, como as do trato gastrintestinal e essa insuficiência
                     de estudos gera dados pouco conclusivos sobre o assunto. Conclusão: O novo coronavírus
                     produz  repercussões  em  todo  o  organismo,  inclusive  no  trato  gastrointestinal,  em  que  as
                     complicações  são  isquemia,  pneumatose  intestinal,  hemorragias,  estreitamento  arterial  e
                     trombose. O exame mais utilizado para diagnóstico é o RT-PCR, e o tratamento é influenciado
                     pela gravidade, podendo ser cirúrgico ou conservador. Os estudos sobre o assunto ainda
                     estão  sendo  realizados,  portanto  ainda  há  muito  a  ser  investigado  e  integrado  ao
                     conhecimento da sociedade.


                     CENTRAL DE TELEATENDIMENTO: ESTRATÉGIA NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
                     DA COVID-19

                     Autores:  MARIO  GILBERTO  JESUS  NUNES  |  JULIANA  MARCON  HENCKE,  FLAVIA
                     CELENE  QUADROS,  BEATRIZ  BATTISTELLA  NADAS,  MARCIA  CECILIA  HUÇULAK.
                     Instituição: Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

                     Palavras-chave: ATENÇÃO À SAÚDE; INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS; PANDEMIA
                     A  pandemia  ocasionada  pelo  novo  coronavírus  trouxe  aos  gestores  a  necessidade  de
                     implementação de novos mecanismos de acesso à saúde. Considerando a necessidade de
                     isolamento, deslocamentos apenas para serviços essenciais e a otimização dos serviços de
                     saúde  para  atendimento  a  usuários  com  quadros  clínicos  moderados  e  graves,  surgiu  a
                     necessidade da criação de uma Central de Teleatendimento (CT). Os objetivos da CT são:
                     facilitar e simplificar o acesso dos usuários a informações e orientações referentes a Covid-
                     19,  além  disso,  oferecer  atendimento  técnico,  agendamento  de  RT-PCR,  atendimento
                     médico, prescrição de medicamentos e encaminhamento para serviços de saúde. O canal de
                     atendimento telefônico foi amplamente divulgado à população do município de Curitiba. O
                     referido  serviço  funciona  todos  os  dias,  das  08h  às  20h  e  é  composto  de  enfermeiros,
                     médicos,  técnicos  de  enfermagem  e  administrativos.  Os  usuários  são  atendidos  por
                     profissionais de enfermagem que procedem com uma coleta de informações através de uma
                     ferramenta  que  está  disponível  no  sistema  denominado  E-Saúde.  O  usuário  então  é
                     classificado  em  leve,  moderado  ou  grave,  sendo  os  moderados  ou  graves  submetidos  à
                     teleconsulta médica. Os receituários são enviados por meio digital diretamente ao usuário.
                     Os pacientes que estiverem no período indicado para coleta do exame de RT-PCR têm seus
                     agendamentos imediatamente realizados. Casos que exijam atendimento, são encaminhados
                     aos serviços referenciados. O modelo de atuação da CT proporciona aos cidadãos o correto
                     direcionamento dos usuários aos serviços de saúde, considerando o nível de complexidade
                     do momento, sendo um importante apoio à rede municipal de saúde. Somado a estes fatores,
                     a  agilidades,  resolutividade  e  assertividade  na  assistência  prestada  na  CT  estimula  a
                     população a acessar este serviço como uma opção inicial de orientação técnica, além de
                     garantir uma alta satisfação dos usuários do serviço. A implementação de novas atribuições
                     e  serviços  em  prol  da  população  estão  sendo  disponibilizados  gradativamente.  Como
                     principais desafios para manutenção deste serviço, é necessário constante investimento em
                     melhorias tecnológicas, treinamento e capacitação das equipes assistências e avaliação e
                     monitoramento da efetividade do serviço junto aos usuários. Atentando para necessidade da
                     mudança de paradigmas da atenção à saúde, impulsionada pela pandemia, o potencial de
                     expansão do escopo de atuação do serviço deve ser considerado.


                     AS UPAS DE CURITIBA COMO UNIDADES DE RETAGUARDA HOSPITALAR DURANTE
                     A CRISE DO COVID-19

                     Autores:  PEDRO  HENRIQUE  DE  ALMEIDA  |  RAFAEL  VIEIRA  DE  CASTRO,  FLÁVIA
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