Page 43 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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QUADROS, KATIUSCIA SCHIONTEK WEBBER, JANE SESCATTO. Instituição: Secretaria
Municipal da Saúde de Curitiba
Palavras-chave: Serviços Médicos de Emergência; COVID-19; Gestão em Saúde
A Pandemia pelo SARS-COV2 trouxe muitos desafios para a saúde pública, como a escassez
de leitos e de profissionais habilitados para o seu enfrentamento, levando a criação de
estruturas improvisadas de assistência, como os “hospitais de campanha”. Este relato tem
como objetivo mostrar a experiência do município de Curitiba-PR na utilização das suas
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como unidades de retaguarda hospitalar aos
pacientes com COVID-19, em contraposição aos hospitais de campanha. As UPAs da cidade
contam com estrutura versátil, que pode rapidamente ser adaptada para a assistência de
longa permanência, equipe multiprofissional treinada para pacientes críticos, além de
fornecimento regular de insumos e prestação de serviços, gerando agilidade sem precedente
para assistência ao súbito aumento de pacientes, verificado nos picos da doença. Diante da
iminência de colapso do sistema municipal de saúde, a gestão colocou o plano em prática,
transformando as nove UPAs de Curitiba em pequenos hospitais, totalizando 348 leitos
exclusivos para covid-19, com a manutenção do atendimento das emergências para a
população em sete delas. Diversos ajustes foram necessários, como a ampliação de rede de
gases, a ampliação da equipe multiprofissional e a implantação de novos processos de
trabalho, voltados para o paciente de longa permanência. Devido aos resultados alcançados,
esta experiência foi tida como exemplo pelo Ministério da Saúde para outras localidades do
país. Entretanto, é preciso reconhecer que esta ação só foi exitosa devido ao apoio das UBS,
Regulação Médica e Hospitais, em um exemplo prático dos benefícios da articulação do SUS
em rede de atenção à saúde.
IMPLANTAÇÃO DE UM COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 NA FUNDAÇÃO
ESTATAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DE CURITIBA
Autores: ISABEL DE LIMA ZANATA | SEZIFREDO PAULO ALVES PAZ, DEISE DE PIETRO
CAPUTO, TATIANE C. S. FILIPAK, GABRIELA PINHEIRO BRANDT. Instituição: Fundação
Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba
Palavras-chave: Covid-19, Gestão de Serviços de Saúde, leitos
Desde o início da pandemia, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde instituiu o Comitê de
Enfrentamento à Covid-19 com o objetivo de alinhar os processos, bem como elaborar e atuar
nos planos de contingências. O comitê é um núcleo estratégico de tomada de decisões, com
foco na análise, decisão e acompanhamento das ações das unidades. Por isso, o objetivo
desse relato é descrever as principais estratégias de gestão na implantação do comitê e suas
atividades. Uma das primeiras ações do comitê foi a elaboração do manual de normas e
condutas institucionais com base em legislações vigentes, assim como capacitações para os
profissionais relacionadas aos pacientes acometidos pela Covid-19. Foi realizada a análise
da capacidade operacional de cada unidade, em relação à demanda e possibilidades de
ampliação ou mudanças no perfil de atendimento. Com a reestruturação dos leitos e abertura
de novos serviços, o comitê definiu as responsabilidades de cada setor, provendo o estoque
de recursos como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais, equipamentos,
insumos e medicamentos para garantia do atendimento à população. Para tanto, foi
necessário acompanhamento permanente no dimensionamento de recursos humanos e
escalas de trabalho, bem como estabelecendo os níveis de ativação de contingência nas
unidades se necessário. A contratação de grande parte da força de trabalho para os locais
emergenciais foi realizada através de processo seletivo simplificado. A aquisição de insumos
hospitalares também foi imprescindível, bem como a elaboração de protocolos para o
enfrentamento da pandemia, englobando o uso racional de insumos e treinamento de equipes
para manejo ao paciente com Covid-19. Além disso, foi oferecido aos profissionais da linha
de frente, uma rede de apoio e atendimentos com psicólogos a afim de amenizar o estresse
psíquico. Os atendimentos ocorreram presencialmente ou por tele atendimento no início, bem
como foram realizados encaminhamentos para profissionais voluntários externos. Foram
instituídas medidas institucionais através de comunicação clara, atualizada e confiável, entre