Page 39 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     Caracterização do problema: Ambiência Hospitalar é um dos eixos da Política Nacional de
                     Humanização  em  Saúde  e  refere-se  à  organização  de  espaços  físicos,  à  atenção  aos
                     aspectos sociais, às relações interpessoais e profissionais, ligadas à assistência à saúde,
                     para oferecer uma atenção resolutiva e humanizada. Justificativa: O ambiente hospitalar,
                     deve oportunizar a seus usuários, sobretudo, pacientes e acompanhantes, conforto e bem-
                     estar, tornando-o um espaço aconchegante e acolhedor. Por outro lado, além das dificuldades
                     logísticas  e  financeiras,  com  forte  resistência  às  mudanças,  pois,  propor  a  quebra  de
                     paradigmas, é uma das tarefas mais difíceis no processo. Esta questão se evidencia com o
                     advento  da  pandemia  da  COVID-19,  onde  os  espaços  físicos  foram  modificados  para
                     atendimento  de  pacientes  suspeitos/confirmados,  pelo  novo  Coronavírus.  Objetivos:
                     Descrever  a  experiência  de  enfermeiras  na  gestão  da  ambiência  como  instrumento  de
                     humanização em um hospital universitário, referência para tratamento da COVID-19, durante
                     o enfrentamento à pandemia. Descrição da experiência: O hospital apresentou um aumento
                     de  55%  no  número  de  seus  leitos,  durante  a  pandemia.  Dessa  forma,  a  assessoria  de
                     Ambiência e Higiene Hospitalar, reestruturou processos de trabalho e coordenou ações como:
                     adequação às exigências da Vigilância Sanitária, implantação das centrais de distribuição de
                     roupas  e  de  Equipamentos  de  Proteção  Individual,  aumentou  a  frequência  das  lavações
                     terminais em todas as estruturas, gerenciou o fornecimento de equipamentos necessários a
                     assistência à saúde, supervisionou rondas e, reestruturou a equipe de trabalho, em razão do
                     aumento  da  demanda  de  tarefas.  Reflexão  sobre  a experiência  e  recomendações:  Com
                     essas ações, a gestão da ambiência, tem contribuído para redução das taxas de infecção
                     hospitalar,  proporcionando  um  ambiente  organizado,  limpo,  arejado  e  seguro  para
                     profissionais,  pacientes  e  acompanhantes.  Nota-se  que,  enquanto  pilar  da  humanização,
                     deve-se  priorizar  o  investimento  em  recursos  humanos,  financeiros  e  nas  relações
                     interpessoais das equipes multiprofissionais, a fim de, proporcionar qualidade e segurança
                     na assistência em saúde.





                     ESTRUTURAÇÃO  DA  CENTRAL  DE  ACOLHIMENTO:  IMPACTOS  DA  COVID-19  AOS
                     FAMILIARES DE PACIENTES

                     Autores:  THAMYLLE  DOS  SANTOS  BENICIO  GOMES  |  DÊMELY  BIASON  FERREIRA,
                     HELOIZA MARIA DE MELO QUEIROZ , ELISANA AGATHA IAKIMIU CAMARGO CABULON ,
                     MAGALI  GODOY  PEREIRA  CARDOSO  ,  RENATA  PERFEITO  RIBEIRO.  Instituição:
                     Universidade                           Estadual                           Londrina

                     Palavras-chave: Pandemia; Humanização da Assistência; Enfermagem; Acolhimento.
                     Caracterização do problema: A Central de Acolhimento foi desenvolvida pela necessidade
                     de informações de pacientes internados por seus familiares durante a pandemia de COVID-
                     19, já que as visitas e a presença de acompanhantes estão suspensas em vários setores da
                     instituição, além da limitação da comunicação dos profissionais de saúde com os familiares
                     dos pacientes. Justificativa: A atual pandemia provocada pelo novo coronavírus intensificou
                     a preocupação com a saúde mental das pessoas, já que sentimentos de tristeza, angústia,
                     desespero,  raiva,  entre  outros, tornam-se mais  comuns  e  são  agravados  pelo  isolamento
                     provocado  pela  internação  hospitalar.  Dessa  forma,  estratégias  que  buscam  o  cuidado
                     humanizado  e  melhora  da  saúde  mental  dos  pacientes  e  seus  familiares  devem  ser
                     realizadas. Objetivos: Descrever a experiência de Enfermeiras Gestoras na estruturação da
                     Central de Acolhimento em hospital referência para atendimento de COVID-19. Descrição
                     da experiência: A Central de Acolhimento foi desenvolvida por uma enfermeira gestora no
                     ano de 2020. Este setor é responsável por fornecer aos familiares de pacientes internados,
                     informações sobre as condições de cuidado do paciente visando o bem-estar do paciente e
                     seus  familiares  através  do  atendimento  por  telefone. Além  dos telefonemas,  a  Central  de
                     Acolhimento possui atribuições como: realizar vídeo chamadas agendadas previamente com
                     os familiares e coordenar as visitas às Unidade de Terapia Intensiva que ocorrem diariamente.
                     Desde a criação, a Central de Acolhimento atendeu mais de 12 mil ligações de familiares e
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