Page 34 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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quantitativo, transversal e descritivo, realizado em hospital universitário, público e terciário do
Sul do Brasil. Os dados foram coletados por estagiários e profissionais da Assessoria de
Controle de Qualidade e Assistência de Enfermagem (ACQAE), entre os meses de Janeiro a
Março de 2021, em uma unidade de internação adulta referência para o tratamento do Novo
Coronavírus, por meio da aplicação do instrumento estruturado que avalia a ambiência como
experiência do paciente. Resultados: Foram avaliados 64 pacientes, sendo que 93,8%
afirmaram que durante a noite, é mantido o silêncio na enfermaria; 89,1% e 85,9% afirmam
que é realizada a limpeza dos banheiros diariamente e que a quantidade de vezes em que é
feita a limpeza da enfermaria é suficiente, respectivamente. A totalidade dos pacientes
afirmaram que possuem água disponível quando sentem sede e 95,3% informaram que
indicaria o hospital para seus familiares e amigos. Conclusão: Enquanto política de gestão,
o hospital estudado tem implantado estratégias efetivas de humanização e acolhimento ao
paciente internado. A avaliação da experiência do paciente possibilitou a visibilidade de
oportunidades de melhorias principalmente no que diz respeito ao setor de limpeza e
zeladoria, no sentido de capacitação desta equipe para melhorar a higienização das
instalações hospitalares.
PERFIL DO ATENDIMENTO DA ATENÇÃO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
DURANTE A PANDEMIA SARS-COV-2
Autores: CRISTIANE WEIRICH LENZI | MARIANA RIBEIRO MASO LOUS. Instituição:
Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba
Palavras-chave: Disponibilização de leitos; testagem; vigilância
A Atenção Domiciliar (AD) é uma modalidade de assistência a saúde prestada em domicílio,
composta por equipe multidisciplinar e integrada a Rede de Atenção à Saúde (RAS). É
caracterizada por ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e
promoção à saúde. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou como
pandemia a COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), havendo expansão do
número de leitos hospitalares e de unidades de terapia intensiva, assim como definição de
novos papéis e fluxos na rede de atendimento. Na reestruturação da AD, novas rotinas de
trabalho foram incorporadas às equipes, incluindo normas de proteção, linhas de cuidado que
envolvem o monitoramento de casos leves para vigilância respiratória e isolamento domiciliar,
orientações para manejo de sintomas, cuidados para evitar a disseminação do vírus,
identificação precoce de sinais de alerta e complicações, assim como a reabilitação precoce
após alta hospitalar. O propósito do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Curitiba foi
fortalecer a RAS, primariamente fomentando a disponibilização de leitos hospitalares dos
pacientes estáveis COVID-19 e não COVID-19, tal como identificando e isolando os pacientes
infectados, interrompendo a transmissão do vírus e orientando os cuidados em domicílio. De
março 2020 a março 2021 foram acolhidos um total de 3945 pacientes pelo SAD; destes,
2149 foram categorizados como suspeitos de COVID-19 em detectável e não detectável,
conforme a disponibilidade de testagem no Gerenciador de Ambiente Laboratorial. Dos
pacientes suspeitos, 1235 apresentaram exame detectável (positivo) para COVID-19 e 914
exame não detectável (negativo). Dos pacientes positivos, 1160 estavam internados em
algum nosocômio, 66 pacientes estavam em domicílio e foram encaminhados pelas Unidades
Básicas de Saúde (UBS), e 9 já eram acompanhados pelo SAD. Dos pacientes negativos,
779 pacientes estavam internados, 87 foram encaminhados pelas UBS e 48 estavam em
atendimento com o SAD. Portanto, o SAD promoveu a desospitalização de 1939 pacientes
suspeitos de COVID-19 em Curitiba. Em um ano o SAD Curitiba mostrou-se como um serviço
estratégico dentro da RAS, sendo eficaz em disponibilizar 1939 leitos hospitalares, testar 57
pacientes que já estavam no programa e manter acompanhamento aos 2149 suspeitos de
COVID-19 por telemonitoramento e visitas domiciliares aos pacientes em vigilância
respiratória.