Page 34 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     quantitativo, transversal e descritivo, realizado em hospital universitário, público e terciário do
                     Sul  do  Brasil. Os  dados  foram coletados  por  estagiários  e  profissionais  da  Assessoria  de
                     Controle de Qualidade e Assistência de Enfermagem (ACQAE), entre os meses de Janeiro a
                     Março de 2021, em uma unidade de internação adulta referência para o tratamento do Novo
                     Coronavírus, por meio da aplicação do instrumento estruturado que avalia a ambiência como
                     experiência  do  paciente.  Resultados:  Foram  avaliados  64  pacientes,  sendo  que  93,8%
                     afirmaram que durante a noite, é mantido o silêncio na enfermaria; 89,1% e 85,9% afirmam
                     que é realizada a limpeza dos banheiros diariamente e que a quantidade de vezes em que é
                     feita  a  limpeza  da  enfermaria  é  suficiente,  respectivamente.  A  totalidade  dos  pacientes
                     afirmaram  que  possuem  água  disponível  quando  sentem  sede  e  95,3%  informaram  que
                     indicaria o hospital para seus familiares e amigos. Conclusão: Enquanto política de gestão,
                     o hospital estudado tem implantado estratégias efetivas de humanização e acolhimento ao
                     paciente  internado.  A  avaliação  da  experiência  do  paciente  possibilitou  a  visibilidade  de
                     oportunidades  de  melhorias  principalmente  no  que  diz  respeito  ao  setor  de  limpeza  e
                     zeladoria,  no  sentido  de  capacitação  desta  equipe  para  melhorar  a  higienização  das
                     instalações hospitalares.






                     PERFIL DO ATENDIMENTO DA ATENÇÃO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
                     DURANTE A PANDEMIA SARS-COV-2

                     Autores:  CRISTIANE  WEIRICH  LENZI  |  MARIANA  RIBEIRO  MASO  LOUS.  Instituição:
                     Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba

                     Palavras-chave: Disponibilização de leitos; testagem; vigilância
                     A Atenção Domiciliar (AD) é uma modalidade de assistência a saúde prestada em domicílio,
                     composta  por  equipe  multidisciplinar  e  integrada  a  Rede  de  Atenção  à  Saúde  (RAS).  É
                     caracterizada  por  ações  de  prevenção  e  tratamento  de  doenças,  reabilitação,  paliação  e
                     promoção à saúde. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou como
                     pandemia a COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), havendo expansão do
                     número de leitos hospitalares e de unidades de terapia intensiva, assim como definição de
                     novos papéis e fluxos na rede de atendimento. Na reestruturação da AD, novas rotinas de
                     trabalho foram incorporadas às equipes, incluindo normas de proteção, linhas de cuidado que
                     envolvem o monitoramento de casos leves para vigilância respiratória e isolamento domiciliar,
                     orientações  para  manejo  de  sintomas,  cuidados  para  evitar  a  disseminação  do  vírus,
                     identificação precoce de sinais de alerta e complicações, assim como a reabilitação precoce
                     após  alta  hospitalar.  O  propósito  do  Serviço  de  Atenção  Domiciliar  (SAD)  de  Curitiba  foi
                     fortalecer  a  RAS,  primariamente  fomentando  a  disponibilização  de  leitos  hospitalares  dos
                     pacientes estáveis COVID-19 e não COVID-19, tal como identificando e isolando os pacientes
                     infectados, interrompendo a transmissão do vírus e orientando os cuidados em domicílio. De
                     março 2020 a março 2021 foram acolhidos um total de 3945 pacientes pelo SAD; destes,
                     2149  foram  categorizados  como suspeitos  de  COVID-19  em  detectável  e  não  detectável,
                     conforme  a  disponibilidade  de  testagem  no  Gerenciador  de  Ambiente  Laboratorial.  Dos
                     pacientes suspeitos, 1235 apresentaram exame detectável (positivo) para COVID-19 e 914
                     exame  não  detectável  (negativo).  Dos  pacientes  positivos,  1160  estavam  internados  em
                     algum nosocômio, 66 pacientes estavam em domicílio e foram encaminhados pelas Unidades
                     Básicas de Saúde (UBS), e 9 já eram acompanhados pelo SAD. Dos pacientes negativos,
                     779 pacientes estavam internados, 87 foram encaminhados pelas UBS e 48 estavam em
                     atendimento com o SAD. Portanto, o SAD promoveu a desospitalização de 1939 pacientes
                     suspeitos de COVID-19 em Curitiba. Em um ano o SAD Curitiba mostrou-se como um serviço
                     estratégico dentro da RAS, sendo eficaz em disponibilizar 1939 leitos hospitalares, testar 57
                     pacientes que já estavam no programa e manter acompanhamento aos 2149 suspeitos de
                     COVID-19  por  telemonitoramento  e  visitas  domiciliares  aos  pacientes  em  vigilância
                     respiratória.
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