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EIXO 1   Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                  AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE UMA CAPITAL
                                   BRASILEIRA ATRAVÉS DA METODOLOGIA SBA – ONA

                  Autores: ALINE FRANCISCA CESÁRIO FEITOSA | Any Caroline Batista de Andrade Fernandes, Samantha Soares da
                  Silva, Camila Lais Faria Hoffmann dos Santos, Diana Zanini Dopico Ullivarri. Instituição: Feas

                PALAVRAS-CHAVE: ONA, diagnóstica, qualidade, UPA, avaliação
                Avaliação diagnóstica das Unidades de Pronto Atendimento de uma capital Brasileira através da metodologia SBA – ONA Palavras
                chave: ONA, diagnóstica, qualidade, UPA, avaliação Caracterização do problema: As unidades de urgência e emergência (UE)
                tradicionalmente, não possuem uma gestão da qualidade instituída. Com intuito de fortalecer a segurança do paciente, iniciou-se
                um projeto de qualidade nas Unidades de Pronto Atendimento UPAs deste município. A primeira etapa deste projeto consistiu
                em identificar oportunidades de melhorias, os pontos fortes e os processos estabelecidos. Justificativa: Avaliação dos processos
                existentes dentro das unidades de UE, com metodologia referenciada para conhecimento do diagnóstico situacional. Definir
                metodologia de avaliação e acompanhamento das evoluções dos processos. Objetivos: Realizar avaliação diagnóstica de 7 UPAs
                de uma capital brasileira através da metodologia Sistema Brasileiro de Acreditação – Organização Nacional de Acreditação (SBA –
                ONA), identificar desafios e oportunidades de melhorias, compilar e fornecer informações às equipes gestoras destas unidades.
                Descrição da experiência: O trabalho seguiu as seguintes etapas: (1)Apresentação e aprovação da proposta para equipe gestora
                do Departamento de Urgência e emergência) e Autoridades Sanitárias Locais (ASLs); (2)Capacitação da equipe de avaliação sobre
                a metodologia, interpretação e classificação dos requisitos; (3) Aplicação dos requisitos do Manual SBA ONA; (4) apoio teórico-
                prático na elaboração de relatório com membro do Núcleo - avaliadora ONA; (5) Apresentação dos resultados às equipes gestoras.
                O período inicial determinado para a coleta foi de 15 dias por UPA, com posterior 15 dias para compilação dos dados e elaboração
                de relatório. A coleta de dados foi realizada por 2 colaboradoras do Núcleo de Segurança e Qualidade da Fundação Estatal de
                Atenção em Saúde (Feas) com acompanhamento e apoio técnico de outros 2 membros do Núcleo que também são avaliadoras
                ONA. Reflexões sobre a experiência e recomendações: Sendo a primeira vez que a avaliação diagnóstica pela metodologia da
                ONA-SBA foi realizada nestas UPAS, constatando pouca intimidade das equipes com a metodologia, acarretando em um período
                de coleta maior do que o esperado. Como reflexão, identificou ser necessário adicionar uma etapa de sensibilização da equipe
                local antes da realização da diagnóstica, assim as equipes entenderão quais os objetivos da avaliação e seus requisitos.


                     AVALIAÇÃO DAS METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES DE PRONTO
                                      ATENDIMENTO DE UMA CAPITAL BRASILEIRA

                  Autores: ANY CAROLINE BATISTA DE ANDRADE FERNANDES | Aline Francisca Cesário Feitosa, Camila Laís Faria
                  Hoffmann dos Santos, Diana Zanini Dopico Ullivarri, Samantha Soares da Silva. Instituição: Fundação Estatal de
                  Atenção à Saúde
                PALAVRAS-CHAVE: Auditoria segurança, incidentes, metas, paciente;
                Caracterização do problema: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) tem processos críticos acontecendo de forma simultânea,
                por diversos profissionais no mesmo paciente. Diante deste cenário, existem riscos a eventos adversos durante a prestação do
                cuidado. Justificativa: A Organização Mundial de Saúde, coloca como estratégia em prol da segurança do paciente, a implantação
                de  6  metas  internacionais  de  segurança  do  paciente,  estas devem  ser implantadas  nos  serviços de  saúde  e  aderidas  pelos
                profissionais. Objetivos: Avaliar a adesão de 7 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) as Metas de Segurança do Paciente
                através de questionários baseados nos manuais do Ministério da Saúde (MS).  Descrição  da experiência: Foram utilizados
                questionários referentes às metas, com exceção da meta 2 Comunicação Segura e 4 Cirurgia segura. Foram realizados observações
                e questionamentos: Meta 1, Identificação do Paciente: Colaboradores utilizam os verificadores de identificação padronizados nas
                UPAS (Nome completo, data de nascimento e nome da mãe)? Pacientes e leitos estavam identificados? Meta 3, Segurança na
                Cadeia Medicamentosa: Medicamentos de alta vigilância estão identificados para toda a equipe? Há controle de vencimento e
                organização do almoxarifado? A equipe aplica os “11 certos da administração segura de medicamentos”? Meta 5, Higiene de mãos
                (HM): observadas as oportunidades do cumprimento da HM nos 5 momentos; Meta 6, Prevenção de lesão por pressão (LPP):
                Pacientes estão sendo avaliados e identificados para o risco de LPP? Medidas de prevenção estão sendo realizadas (hidratação
                da pele, mudança de decúbito e nutrição)? Meta 6, Prevenção de queda: Pacientes estão sendo avaliados e identificados para o
                risco de queda? Medidas de prevenção estão sendo realizadas (Grades elevadas, rodas travadas, calçados antiderrapantes)? A
                coleta de dados foi realizada por 2 colaboradoras do Núcleo de Segurança e Qualidade da Fundação Estatal de Atenção em Saúde
                (Feas), durante 15 dias. Reflexões sobre a experiência e recomendações: Os dados coletados neste questionário demonstram
                a adesão das equipes das UPAS em relação as Metas de Segurança do Paciente. Com base nesse resultado, será criado um plano
                de ação pelo Núcleo de Segurança do Paciente, com o apoio do setor da qualidade. A implantação será realizada por grupos de
                trabalhos de colaboradores das UPAS priorizando as metas de menor adesão, para reduzir a probabilidade de evento adversos e
                fortalecer da segurança do paciente.




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