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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  PERFIL DE FORMAÇÃO INICIAL DE EGRESSOS DE PROGRAMAS DE MESTRADO EM SAÚDE
                                        COLETIVA NO PARANÁ ENTRE 2010 E 2019

                    Autores: JOAMARA DE OLIVEIRA PIMENTEL | Mathias Roberto Loch. Instituição:  Universidade Estadual de
                    Londrina

                 PALAVRAS-CHAVE: Programas de Pós-Graduação em Saúde; Saúde Pública; Educação Superior
                 A Saúde Coletiva é uma área que abrange diferentes profissões. Há profissões que são historicamente inseridas no contexto
                 da saúde pública e em cursos de pós-graduação nesta área. Outras profissões foram inseridas com a criação do Sistema Único
                 de Saúde, especialmente por meio do princípio da integralidade e, com isso, também começaram a ingressar em programas
                 de pós-graduação em Saúde Coletiva. O objetivo deste trabalho foi verificar o perfil de formação inicial de egressos de
                 programas de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva em universidades do Paraná no período de 2010 a 2019. Em outubro
                 de 2021 foram procurados programas de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva reconhecidos pelo Ministério da Educação
                 e elegidos aqueles com o nome Saúde Coletiva. Foram encontrados dois programas no Paraná: um na Universidade Estadual
                 de Londrina (UEL), com início em 1990 e ingresso bianual, e outro na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com início em
                 2015 e ingresso anual. Nos sites das universidades foram identificadas as dissertações defendidas entre 2010 e 2019 e no
                 currículo Lattes dos egressos identificou-se a formação inicial. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva. Dos
                 129 egressos encontrados desse período nos dois programas, foram identificados 17 diferentes cursos de formação inicial.
                 Os cursos mais frequentes foram enfermagem (n=49; 37,9%), farmácia (n=18; 13,9%), medicina (n=12; 9,3%), nutrição (n=11;
                 8,5%), odontologia (n=10; 7,7%), fisioterapia (n=8; 6,2%), psicologia (n=5; 3,9%) educação física (n=4; 3,1%), serviço social (n=4;
                 3,1%), terapia ocupacional (n=3; 2,3%). Nove cursos apareceram nas duas universidades: enfermagem, farmácia, medicina,
                 nutrição, odontologia, fisioterapia, psicologia, educação física e saúde coletiva. Tanto na UEL como na UFPR enfermagem,
                 farmácia,  medicina e nutrição estiveram  entre os cinco cursos mais frequentes. Percebe-se que a formação  inicial dos
                 egressos foi de cursos tradicionais na saúde pública, mas também de outros cursos que foram inseridos na saúde pública
                 por meio de politicas públicas que vieram após a criação do Sistema Único de Saúde. Isso pode ampliar o olhar da formação
                 inicial destes cursos para a atuação profissional na saúde pública e contribuir para a construção do conhecimento na área
                 da Saúde Coletiva de maneira ampliada.






                        LESÃO POR PRESSÃO: MANUAL PARA O CUIDADOR DE PACIENTE ACAMADO

                    Autores: ROSENILDA RODRIGUES DOS SANTOS | Elaine Rossi Ribeiro, Lucia Regina Nogas Milani, Karyna
                    Turra Osternack, Leide da Conceição Sanches, Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini. Instituição:  Faculdades
                    Pequeno Príncipe
                 PALAVRAS-CHAVE: cuidado domiciliar; cuidados de enfermagem; lesão por pressão

                 O estudo sobre Lesão por Pressão (LP) é de extrema importância, pois constitui um assunto de amplo debate. O cuidar
                 do paciente acamado é peculiar, geralmente oferece sobrecarga de trabalho aos profissionais da saúde e insegurança ao
                 cuidador, tanto na realização dos procedimentos como na manipulação de dispositivos. Objetivou-se elaborar um manual
                 de prevenção e cuidado aos pacientes acamados em domicílio, após estudo realizado com profissionais de enfermagem. A
                 experiência vivenciada pelos enfermeiros, ao observar que o cuidador familiar requer amparo nos cuidados com o doente
                 após a alta hospitalar, subsidiou a elaboração do material educativo. Partiu-se da necessidade da articulação entre educação
                 e saúde, no intuito de aperfeiçoar os cuidadores na prevenção e cuidado de pacientes acamados. Resultou em orientações
                 facilitadoras da aprendizagem significativa do cuidado de pacientes sem mobilidade ou mobilidade reduzida. Considera-se
                 que o manual é um tutorial de práticas cuidativas, com emprego de linguagem clara, de fácil entendimento e com ilustrações
                 para facilitar o cuidado no contexto do cuidado domiciliar.














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