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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
PERFIL DE FORMAÇÃO INICIAL DE EGRESSOS DE PROGRAMAS DE MESTRADO EM SAÚDE
COLETIVA NO PARANÁ ENTRE 2010 E 2019
Autores: JOAMARA DE OLIVEIRA PIMENTEL | Mathias Roberto Loch. Instituição: Universidade Estadual de
Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Programas de Pós-Graduação em Saúde; Saúde Pública; Educação Superior
A Saúde Coletiva é uma área que abrange diferentes profissões. Há profissões que são historicamente inseridas no contexto
da saúde pública e em cursos de pós-graduação nesta área. Outras profissões foram inseridas com a criação do Sistema Único
de Saúde, especialmente por meio do princípio da integralidade e, com isso, também começaram a ingressar em programas
de pós-graduação em Saúde Coletiva. O objetivo deste trabalho foi verificar o perfil de formação inicial de egressos de
programas de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva em universidades do Paraná no período de 2010 a 2019. Em outubro
de 2021 foram procurados programas de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva reconhecidos pelo Ministério da Educação
e elegidos aqueles com o nome Saúde Coletiva. Foram encontrados dois programas no Paraná: um na Universidade Estadual
de Londrina (UEL), com início em 1990 e ingresso bianual, e outro na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com início em
2015 e ingresso anual. Nos sites das universidades foram identificadas as dissertações defendidas entre 2010 e 2019 e no
currículo Lattes dos egressos identificou-se a formação inicial. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva. Dos
129 egressos encontrados desse período nos dois programas, foram identificados 17 diferentes cursos de formação inicial.
Os cursos mais frequentes foram enfermagem (n=49; 37,9%), farmácia (n=18; 13,9%), medicina (n=12; 9,3%), nutrição (n=11;
8,5%), odontologia (n=10; 7,7%), fisioterapia (n=8; 6,2%), psicologia (n=5; 3,9%) educação física (n=4; 3,1%), serviço social (n=4;
3,1%), terapia ocupacional (n=3; 2,3%). Nove cursos apareceram nas duas universidades: enfermagem, farmácia, medicina,
nutrição, odontologia, fisioterapia, psicologia, educação física e saúde coletiva. Tanto na UEL como na UFPR enfermagem,
farmácia, medicina e nutrição estiveram entre os cinco cursos mais frequentes. Percebe-se que a formação inicial dos
egressos foi de cursos tradicionais na saúde pública, mas também de outros cursos que foram inseridos na saúde pública
por meio de politicas públicas que vieram após a criação do Sistema Único de Saúde. Isso pode ampliar o olhar da formação
inicial destes cursos para a atuação profissional na saúde pública e contribuir para a construção do conhecimento na área
da Saúde Coletiva de maneira ampliada.
LESÃO POR PRESSÃO: MANUAL PARA O CUIDADOR DE PACIENTE ACAMADO
Autores: ROSENILDA RODRIGUES DOS SANTOS | Elaine Rossi Ribeiro, Lucia Regina Nogas Milani, Karyna
Turra Osternack, Leide da Conceição Sanches, Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini. Instituição: Faculdades
Pequeno Príncipe
PALAVRAS-CHAVE: cuidado domiciliar; cuidados de enfermagem; lesão por pressão
O estudo sobre Lesão por Pressão (LP) é de extrema importância, pois constitui um assunto de amplo debate. O cuidar
do paciente acamado é peculiar, geralmente oferece sobrecarga de trabalho aos profissionais da saúde e insegurança ao
cuidador, tanto na realização dos procedimentos como na manipulação de dispositivos. Objetivou-se elaborar um manual
de prevenção e cuidado aos pacientes acamados em domicílio, após estudo realizado com profissionais de enfermagem. A
experiência vivenciada pelos enfermeiros, ao observar que o cuidador familiar requer amparo nos cuidados com o doente
após a alta hospitalar, subsidiou a elaboração do material educativo. Partiu-se da necessidade da articulação entre educação
e saúde, no intuito de aperfeiçoar os cuidadores na prevenção e cuidado de pacientes acamados. Resultou em orientações
facilitadoras da aprendizagem significativa do cuidado de pacientes sem mobilidade ou mobilidade reduzida. Considera-se
que o manual é um tutorial de práticas cuidativas, com emprego de linguagem clara, de fácil entendimento e com ilustrações
para facilitar o cuidado no contexto do cuidado domiciliar.
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