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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  CUIDADO COM OS PÉS EM CONTEXTO DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA PARA MAIORES DE
                                                        60 ANOS

                    Autores: LEIDE DA CONCEIÇÃO SANCHES | Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Elaine Ribeiro Rossi, Karyna
                    Turra Osternack, Franciele Coutinho França. Instituição:  Faculdades Pequeno Príncipe

                  PALAVRAS-CHAVE: Pés; Educação em Saúde; Extensão Comunitária
                  Introdução:  Este estudo  faz parte das atividades de extensão desenvolvidas  pelo projeto de extensão Educar para
                  Prevenir, desde 2009, em Instituição de Ensino Superior (IES) filantrópica, com foco na formação para o exercício de saúde
                  humanizada, o que pressupõe a inserção do estudante na comunidade desde o início da sua formação. Assim, desenvolvem-
                  se ações junto à comunidade para perceber melhor a realidade e, por meio desta, construir e ressignificar saberes, a partir
                  da valorização do conhecimento popular. O intercâmbio de conhecimentos permite maior envolvimento com as questões
                  sociais e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde a partir de um prisma holístico, onde as diversas visões de
                  mundo passam a ser respeitadas. Objetivos: Compreender os transtornos dolorosos nos pés em um grupo de mulheres
                  maiores de 60 anos e promover ações de conscientização em saúde sobre a temática, otimizando comportamentos e hábitos
                  de vida. Método: Pesquisa-Ação, por meio da identificação dos problemas e busca de mecanismos de aplicação de educação
                  em saúde à comunidade. Para a realização do estudo, observou-se as etapas da realização da atividade de educação em
                  saúde com o grupo em questão, dentre as quais uma delas é aqui destacada. Resultados/discussão: Nesta etapa, como
                  prática de cuidado, realizou-se um ritual de lava-pés: a) Foram convidadas 12 senhoras para sentar-se em cadeiras que
                  foram expostas à frente; b) Iniciou-se o ritual que foi adaptado para a orientação sobre saúde, e concomitantemente com a
                  lavagem dos pés seguida da secagem, foi utilizado creme hidratante e realizada massagem; c) Enquanto seguiu-se o ritual
                  que demonstrou o cuidado com os pés, foi realizada orientação por uma especialista, em roda de conversa, de acordo
                  com as dúvidas que surgiram, com informações sobre a correta higiene e hidratação dos pés, sem esquecer os cuidados
                  com os calçados. As participantes resgataram seus conhecimentos e partilharam com as demais. Conclusão: O sentido
                  do ritual de lava-pés foi discutido e ressignificado para a atividade sobre pés dolorosos, evidenciando forte mensagem do
                  ritual, de prestar serviço, ser solidário, saber ouvir, acolher e compartilhar. O processo de envelhecimento é marcado por
                  modificações fisiológicas e patológicas ocasionando mudanças físicas, psicológicas e sociais.




                  ANÁLISE DOS VÍDEOS SOBRE EXERCÍCIOS NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PÓS-
                                   COVID-19, DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA YOUTUBE

                    Autores: VICTÓRIA MAGRI | Celita Salmaso Trelha,  Cláudia Patrícia Cardoso Martins Siqueira, Michelle
                    Moreira  Abujamra Fillis, Lorena Oliveira Bezerra,  Jorge Antônio  Francisco das Neves Santos. Instituição:
                    Universidade Estadual de Londrina

                  PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Educação em Saúde; Pós-Covid.
                  Introdução: A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade para o mundo, afetando o modo de viver e de se
                  relacionar com as pessoas. Houve também um aumento no número de informações de forma rápida e fácil, de proporções
                  exponenciais, caracterizando uma “infodemia”, tendo como aliada à desinformação. Dessa forma o profissional de saúde
                  tem papel de auxiliar no processo de educação em saúde da população. A fisioterapia é uma importante aliada para o
                  tratamento e reabilitação da COVID-19, com o papel de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e funcional do paciente.
                  A  doença, dependendo  de  sua gravidade, apresenta quadro  clínico  variável e caráter  multissistêmico, podendo  causar
                  prejuízos na realização de atividades simples do dia a dia, interferindo na qualidade de vida. Objetivos: Analisar vídeos do
                  YouTube com informações sobre exercícios para pacientes com sintomas pós-COVID-19 em língua portuguesa do Brasil.
                  Metodologia:  Trata-se de revisão integrativa, baseada na análise criteriosa quantitativa, abrangendo  itens encontrados
                  nos vídeos sobre os exercícios fisioterapêuticos recomendados no pós-COVID-19, publicados após o início da pandemia
                  (Março/2020) até o final de 2021, no YouTube. Foi realizada também avaliação da qualidade e confiabilidade das informações
                  presentes nos vídeos, por meio da Escala de Qualidade Global-GQS. Foi realizada análise estatística descritiva. Resultados:
                  Foram selecionados 50 vídeos e analisados 32. Em relação ao número de visualizações, 21,7% menos de 1000 visualizações,
                  com variação 104 a 620.164. O tempo de duração variou de 2:04 a 25:05 minutos. O número de exercícios variou de 1 a 40, e
                  cerca de 46% dos exercícios presentes nos vídeos eram respiratórios, sendo que 19% deles possuíam apenas exercícios com
                  padrões respiratórios sem associação de membros ou de tronco. Do total, apenas 11 vídeos se mostraram de boa qualidade
                  com  boa  confiabilidade  de  conteúdo.  Conclusão:  Apenas  11  dos 50  vídeos foram considerados adequados.  Dentre as
                  inadequações observadas na maioria dos vídeos estão: voz de comando, pouca qualidade de explicação e execução dos
                  exercícios, falta de informações como número de repetições e cuidados, inconsistência nas informações passadas, falta de
                  clareza e objetividade ao se comunicar.




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