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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
CUIDADO COM OS PÉS EM CONTEXTO DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA PARA MAIORES DE
60 ANOS
Autores: LEIDE DA CONCEIÇÃO SANCHES | Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Elaine Ribeiro Rossi, Karyna
Turra Osternack, Franciele Coutinho França. Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
PALAVRAS-CHAVE: Pés; Educação em Saúde; Extensão Comunitária
Introdução: Este estudo faz parte das atividades de extensão desenvolvidas pelo projeto de extensão Educar para
Prevenir, desde 2009, em Instituição de Ensino Superior (IES) filantrópica, com foco na formação para o exercício de saúde
humanizada, o que pressupõe a inserção do estudante na comunidade desde o início da sua formação. Assim, desenvolvem-
se ações junto à comunidade para perceber melhor a realidade e, por meio desta, construir e ressignificar saberes, a partir
da valorização do conhecimento popular. O intercâmbio de conhecimentos permite maior envolvimento com as questões
sociais e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde a partir de um prisma holístico, onde as diversas visões de
mundo passam a ser respeitadas. Objetivos: Compreender os transtornos dolorosos nos pés em um grupo de mulheres
maiores de 60 anos e promover ações de conscientização em saúde sobre a temática, otimizando comportamentos e hábitos
de vida. Método: Pesquisa-Ação, por meio da identificação dos problemas e busca de mecanismos de aplicação de educação
em saúde à comunidade. Para a realização do estudo, observou-se as etapas da realização da atividade de educação em
saúde com o grupo em questão, dentre as quais uma delas é aqui destacada. Resultados/discussão: Nesta etapa, como
prática de cuidado, realizou-se um ritual de lava-pés: a) Foram convidadas 12 senhoras para sentar-se em cadeiras que
foram expostas à frente; b) Iniciou-se o ritual que foi adaptado para a orientação sobre saúde, e concomitantemente com a
lavagem dos pés seguida da secagem, foi utilizado creme hidratante e realizada massagem; c) Enquanto seguiu-se o ritual
que demonstrou o cuidado com os pés, foi realizada orientação por uma especialista, em roda de conversa, de acordo
com as dúvidas que surgiram, com informações sobre a correta higiene e hidratação dos pés, sem esquecer os cuidados
com os calçados. As participantes resgataram seus conhecimentos e partilharam com as demais. Conclusão: O sentido
do ritual de lava-pés foi discutido e ressignificado para a atividade sobre pés dolorosos, evidenciando forte mensagem do
ritual, de prestar serviço, ser solidário, saber ouvir, acolher e compartilhar. O processo de envelhecimento é marcado por
modificações fisiológicas e patológicas ocasionando mudanças físicas, psicológicas e sociais.
ANÁLISE DOS VÍDEOS SOBRE EXERCÍCIOS NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PÓS-
COVID-19, DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA YOUTUBE
Autores: VICTÓRIA MAGRI | Celita Salmaso Trelha, Cláudia Patrícia Cardoso Martins Siqueira, Michelle
Moreira Abujamra Fillis, Lorena Oliveira Bezerra, Jorge Antônio Francisco das Neves Santos. Instituição:
Universidade Estadual de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Educação em Saúde; Pós-Covid.
Introdução: A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade para o mundo, afetando o modo de viver e de se
relacionar com as pessoas. Houve também um aumento no número de informações de forma rápida e fácil, de proporções
exponenciais, caracterizando uma “infodemia”, tendo como aliada à desinformação. Dessa forma o profissional de saúde
tem papel de auxiliar no processo de educação em saúde da população. A fisioterapia é uma importante aliada para o
tratamento e reabilitação da COVID-19, com o papel de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e funcional do paciente.
A doença, dependendo de sua gravidade, apresenta quadro clínico variável e caráter multissistêmico, podendo causar
prejuízos na realização de atividades simples do dia a dia, interferindo na qualidade de vida. Objetivos: Analisar vídeos do
YouTube com informações sobre exercícios para pacientes com sintomas pós-COVID-19 em língua portuguesa do Brasil.
Metodologia: Trata-se de revisão integrativa, baseada na análise criteriosa quantitativa, abrangendo itens encontrados
nos vídeos sobre os exercícios fisioterapêuticos recomendados no pós-COVID-19, publicados após o início da pandemia
(Março/2020) até o final de 2021, no YouTube. Foi realizada também avaliação da qualidade e confiabilidade das informações
presentes nos vídeos, por meio da Escala de Qualidade Global-GQS. Foi realizada análise estatística descritiva. Resultados:
Foram selecionados 50 vídeos e analisados 32. Em relação ao número de visualizações, 21,7% menos de 1000 visualizações,
com variação 104 a 620.164. O tempo de duração variou de 2:04 a 25:05 minutos. O número de exercícios variou de 1 a 40, e
cerca de 46% dos exercícios presentes nos vídeos eram respiratórios, sendo que 19% deles possuíam apenas exercícios com
padrões respiratórios sem associação de membros ou de tronco. Do total, apenas 11 vídeos se mostraram de boa qualidade
com boa confiabilidade de conteúdo. Conclusão: Apenas 11 dos 50 vídeos foram considerados adequados. Dentre as
inadequações observadas na maioria dos vídeos estão: voz de comando, pouca qualidade de explicação e execução dos
exercícios, falta de informações como número de repetições e cuidados, inconsistência nas informações passadas, falta de
clareza e objetividade ao se comunicar.
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