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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DA SAÚDE DA CRIANÇA
Autores: LAUANY DA SILVA D AVILA | Mariangela Cristina Henz, Neiva de Souza Daniel, Tainá Ribas Mélo.
Instituição: Universidade Federal do Paraná
PALAVRAS-CHAVE: Educação em Saúde, Saúde da Criança, Uso das Redes Sociais.
Introdução: Com a pandemia de Covid-19 a educação em saúde precisou se realocar, usando das mídias sociais para o
compartilhamento de informações e combate de informações falsas. Dentre as ferramentas possíveis, o perfil no Instagram
(@icsaudedacrianca), foi criado com o intuito de compartilhar os estudos realizados pela Iniciação Científica Saúde da Criança
da Universidade Federal do Paraná. Diante do agravamento da pandemia de Covid-19 medidas precisaram ser pensadas no
que diz respeito à promoção da saúde da criança através das mídias sociais. Objetivos: Evidenciar o engajamento da rede
social Instagram como ferramenta para a promoção da educação à saúde da criança. Método: O estudo tem como base as 14
publicações realizadas no perfil do Instagram no período entre outubro de 2021 e abril de 2022. A plataforma possui funções
que permitem a análise do engajamento em geral, tendo como tópicos principais: as impressões, que referem-se a quantidade
de vezes que a publicação apareceu na tela dos usuários; o alcance, referente ao número de usuários que visualizaram essa
publicação; e as interações, que representa número de compartilhamentos, curtidas, salvamentos e comentários de uma
publicação. Resultados/discussão: O perfil no Instagram atingiu até o momento 103 seguidores, com publicações sobre a
saúde da criança direcionadas ao município de Matinhos, sendo as temáticas: casos de dengue, vacinação infantil e materno-
infantil. Foram pensados dentro desse contexto, conteúdos com base científica, que fossem publicados de forma simples e
visualmente atrativa, tendo como ferramenta primária para a produção desses conteúdos o aplicativo Canva. O presente estudo
demonstra variabilidade (média ± desvio padrão) no engajamento dos 14 tópicos publicados no que diz respeito às IMPRESSÕES
(129,3±156,1), ALCANCE (100,3±121,6) e INTERAÇÕES (18,9±8,8). O número de impressões entre as postagens variou de 44 a
606, sendo as com vídeos sobre hesitação vacinal (606) e vacinação infantil (279) as mais visualizadas e as que tiveram o maior
alcance (459; 279 respectivamente). Já as interações foram aumentando ao longo do tempo. Conclusões: O Instagram pode
ser uma ferramenta para disseminar o conhecimento científico sobre Saúde da Criança de maneira popularizada, para além do
ambiente acadêmico. O perfil do Instagram tem alcançado os seus seguidores e recebido impressões, mas é preciso aumentar
o número de interações dos usuários da plataforma com as publicações realizadas.
SEGURANÇA DO PACIENTE: O CONTEXTO DA SAÚDE E EVENTOS ADVERSOS
Autores: ELAINE ROSSI RIBEIRO | Ana Paula Michaelis Ribeiro, Gabriela Etzel Gomes De Sá, Vitória Dvojatzki.
Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
PALAVRAS-CHAVE: segurança do paciente; eventos adversos, educação em saúde
Levando em conta a complexidade da prática médica e a multiplicidade de procedimentos e condutas pelos quais os médicos
são responsáveis, infelizmente não é rara a ocorrência de Eventos Adversos, definidos como qualquer tipo de erro, engano
ou acidente cometido pelo cuidador, independentemente se isto resulta ou não em algum prejuízo para o paciente. Erros são
inerentes à prestação de cuidados com a saúde, de modo que a expectativa dos pacientes de que os médicos sejam impecáveis
é irreal e carrega consigo uma pressão exercida sob a conduta médica, causando abalos psicológicos nestes profissionais.
Objetivo: Conhecer o papel do médico na ocorrência de eventos adversos, com vistas á segurança do paciente. Método:
revisão integrativa que utilizou 3 bases de dados: BVS, ScienceDirect e PubMed, artigos publicados entre 2011 e 2021. As
palavras chaves utilizadas nas duas primeiras bases de dados foram: “segurança do paciente” AND “papel do médico” AND
“evento adverso”; na terceira base de dados, as palavras foram: “patient safety” AND “doctor’s role” AND “adverse event”.
Um total de 218 artigos foi encontrado. Foram e incluídos artigos em inglês, espanhol ou português. Resultado: Foram
selecionados 20 artigos para análise final. A maioria das pesquisas examinadas nesta revisão tem origem europeia e, ao todo,
sete metodologias diferentes foram utilizadas. Em geral, os estudos apontam os principais impactos decorrentes de eventos
adversos, assim como as maneiras para preveni-los e a importância da formação em saúde voltada à segurança do paciente.
Conclusão: Os estudos avaliados apontam que a ocorrência de eventos adversos e o déficit relacionado ao ensino médico
culminam em problemas na relação médico-paciente, na recorrência de erros e na segurança do paciente. A notificação de
eventos adversos é uma maneira de aprimorar a segurança do paciente, pois por meio da discussão e estudo do erro pode-se
aperfeiçoar condutas futuras. É necessário que a cultura punitiva praticada pelas instituições seja substituída por modificações
no processo de análise dos eventos adversos, de forma a garantir tratamento justo para aquele que cometeu o erro e que
se estabeleçam metas para assegurar melhorias em todo sistema de cuidado em saúde. Espera-se que os resultados aqui
apresentados venham a contribuir para que organizações de saúde e instituições de ensino aprofundem os olhares para a
temática com novo agir.
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