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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                 INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA DA SAÚDE DA CRIANÇA
                   Autores: LAUANY DA SILVA D AVILA | Mariangela Cristina Henz,  Neiva de Souza  Daniel, Tainá Ribas Mélo.
                   Instituição:  Universidade Federal do Paraná
                 PALAVRAS-CHAVE: Educação em Saúde, Saúde da Criança, Uso das Redes Sociais.
                 Introdução:  Com a pandemia  de Covid-19  a educação em saúde  precisou  se realocar, usando  das mídias sociais para o
                 compartilhamento de informações e combate de informações falsas. Dentre as ferramentas possíveis, o perfil no Instagram
                 (@icsaudedacrianca), foi criado com o intuito de compartilhar os estudos realizados pela Iniciação Científica Saúde da Criança
                 da Universidade Federal do Paraná. Diante do agravamento da pandemia de Covid-19 medidas precisaram ser pensadas no
                 que diz respeito à promoção da saúde da criança através das mídias sociais. Objetivos: Evidenciar o engajamento da rede
                 social Instagram como ferramenta para a promoção da educação à saúde da criança. Método: O estudo tem como base as 14
                 publicações realizadas no perfil do Instagram no período entre outubro de 2021 e abril de 2022. A plataforma possui funções
                 que permitem a análise do engajamento em geral, tendo como tópicos principais: as impressões, que referem-se a quantidade
                 de vezes que a publicação apareceu na tela dos usuários; o alcance, referente ao número de usuários que visualizaram essa
                 publicação; e as interações, que representa número de compartilhamentos, curtidas, salvamentos e comentários de uma
                 publicação. Resultados/discussão: O perfil no Instagram atingiu até o momento 103 seguidores, com publicações sobre a
                 saúde da criança direcionadas ao município de Matinhos, sendo as temáticas: casos de dengue, vacinação infantil e materno-
                 infantil. Foram pensados dentro desse contexto, conteúdos com base científica, que fossem publicados de forma simples e
                 visualmente atrativa, tendo como ferramenta primária para a produção desses conteúdos o aplicativo Canva. O presente estudo
                 demonstra variabilidade (média ± desvio padrão) no engajamento dos 14 tópicos publicados no que diz respeito às IMPRESSÕES
                 (129,3±156,1), ALCANCE (100,3±121,6) e INTERAÇÕES (18,9±8,8). O número de impressões entre as postagens variou de 44 a
                 606, sendo as com vídeos sobre hesitação vacinal (606) e vacinação infantil (279) as mais visualizadas e as que tiveram o maior
                 alcance (459; 279 respectivamente). Já as interações foram aumentando ao longo do tempo. Conclusões: O Instagram pode
                 ser uma ferramenta para disseminar o conhecimento científico sobre Saúde da Criança de maneira popularizada, para além do
                 ambiente acadêmico. O perfil do Instagram tem alcançado os seus seguidores e recebido impressões, mas é preciso aumentar
                 o número de interações dos usuários da plataforma com as publicações realizadas.





                        SEGURANÇA DO PACIENTE: O CONTEXTO DA SAÚDE E EVENTOS ADVERSOS

                   Autores: ELAINE ROSSI RIBEIRO | Ana Paula Michaelis Ribeiro, Gabriela Etzel Gomes De Sá, Vitória Dvojatzki.
                   Instituição:  Faculdades Pequeno Príncipe

                 PALAVRAS-CHAVE: segurança do paciente; eventos adversos, educação em saúde
                 Levando em conta a complexidade da prática médica e a multiplicidade de procedimentos e condutas pelos quais os médicos
                 são responsáveis, infelizmente não é rara a ocorrência de Eventos Adversos, definidos como qualquer tipo de erro, engano
                 ou acidente cometido pelo cuidador, independentemente se isto resulta ou não em algum prejuízo para o paciente. Erros são
                 inerentes à prestação de cuidados com a saúde, de modo que a expectativa dos pacientes de que os médicos sejam impecáveis
                 é irreal e carrega consigo uma pressão exercida sob a conduta médica, causando abalos psicológicos nestes profissionais.
                 Objetivo: Conhecer o papel do médico na ocorrência de eventos adversos, com vistas á segurança do paciente. Método:
                 revisão integrativa que utilizou 3 bases de dados: BVS, ScienceDirect e PubMed, artigos publicados entre 2011 e 2021. As
                 palavras chaves utilizadas nas duas primeiras bases de dados foram: “segurança do paciente” AND “papel do médico” AND
                 “evento  adverso”;  na  terceira  base  de  dados,  as  palavras  foram:  “patient  safety”  AND  “doctor’s  role”  AND  “adverse  event”.
                 Um total de 218  artigos foi encontrado. Foram  e incluídos  artigos em inglês, espanhol ou português.  Resultado:  Foram
                 selecionados 20 artigos para análise final. A maioria das pesquisas examinadas nesta revisão tem origem europeia e, ao todo,
                 sete metodologias diferentes foram utilizadas. Em geral, os estudos apontam os principais impactos decorrentes de eventos
                 adversos, assim como as maneiras para preveni-los e a importância da formação em saúde voltada à segurança do paciente.
                 Conclusão: Os estudos avaliados apontam que a ocorrência de eventos adversos e o déficit relacionado ao ensino médico
                 culminam em problemas na relação médico-paciente, na recorrência de erros e na segurança do paciente. A notificação de
                 eventos adversos é uma maneira de aprimorar a segurança do paciente, pois por meio da discussão e estudo do erro pode-se
                 aperfeiçoar condutas futuras. É necessário que a cultura punitiva praticada pelas instituições seja substituída por modificações
                 no processo de análise dos eventos adversos, de forma a garantir tratamento justo para aquele que cometeu o erro e que
                 se estabeleçam metas para assegurar melhorias em todo sistema de cuidado em saúde. Espera-se que os resultados aqui
                 apresentados venham a contribuir para que organizações de saúde e instituições de ensino aprofundem os olhares para a
                 temática com novo agir.




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