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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  O BRINCAR NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA: A PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE
                               ENFERMAGEM SOBRE O PROJETO ENFERMEIROS DA ALEGRIA

                   Autores: FABIO HORST | Claudia Marmentini, Albimara Hey, Mariângela Gobatto, Fernanda Viero Dias Putini.
                   Instituição:  UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

                PALAVRAS-CHAVE: Criança hospitalizada; Assistência de Enfermagem Pediátrica; Habilidades lúdicas.
                Brincar é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. No processo de trabalho
                da enfermagem, o cuidar, enquanto essência da profissão, constitui-se como instrumento básico para assistir o ser humano em
                todo ciclo vital. Apesar da reconhecida importância desta atividade, durante o processo de hospitalização ela é pouco valorizada,
                consequentemente não se encontra entre as ações terapêuticas previstas. Considerando a necessidade dos profissionais de
                enfermagem em compreender os sentimentos das crianças relacionados à hospitalização e se apropriarem de todos os recursos
                terapêuticos que se aproximem do universo infantil, o projeto extensionista Enfermeiros da Alegria, buscou fomentar atividades
                lúdicas na assistência à criança hospitalizada. Apresenta como objetivo identificar a percepção dos profissionais de enfermagem
                em relação às atividades lúdicas desenvolvidas pelo projeto Enfermeiros da Alegria na assistência pediátrica. O método foi de
                uma pesquisa descritiva e exploratória. O estudo foi desenvolvido com a equipe de enfermagem da unidade pediátrica, de um
                Hospital da região Sudoeste do Paraná, respeitando-se a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada
                pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal do Paraná (CEP/IFPR) com o parecer nº 3.990.697. Dentre os resultados e
                discussões apresentados foram que os profissionais demonstraram que não possuem capacitação para o desenvolvimento de
                atividades lúdicas. Reconhecem a importância da brincadeira, que traz alegria e leveza às crianças e ao ambiente de trabalho,
                facilitando o trabalho da equipe. A ausência de uma brinquedoteca, a rotina excessiva de trabalho e a inexistência de profissional
                especializado para desenvolver a atividade junto às crianças foram fatores limitantes para a implementação do lúdico neste
                contexto.  Evidenciou-se que nem  todos os  profissionais relataram  a  necessidade de brincar  na assistência  pediátrica,  ainda
                pautada  nos  cuidados  técnicos  em  detrimento  do  atendimento  holístico.  Os  profissionais  de  enfermagem  consideraram  a
                necessidade da implementação de brincadeiras no contexto da assistência pediátrica a fim de facilitar nos cuidados e recuperação.
                Sugere-se pesquisas que buscam promover o desenvolvimento das habilidades lúdicas de profissionais que atuam nesta área.




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                CONTRUÇÃO DE UM CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO EM UM HOSPITAL ESCOLA
                                                     DE CURITIBA/PR

                   Autores:  GISELE  TOMAZINHO  FUMAGALLI  |  Sonia  Maria  Kalckmann  de  Macedo,  Altemar dos  Santos  Paigel,
                   Nívia Pereira de Souza, Bianca Aresta, Jocelene Damazio de Arruda. Instituição: Irmandade da Santa Casa de
                   Misericórdia de Curitiba
                PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Pesquisa; Inovação
                Introdução: Entende-se como Hospital de ensino aquele que desenvolve ação de educação, pesquisa e atendimento de saúde.
                Para isso, é essencial que  essas ações sejam realizadas com integralidade  e qualidade,  seguindo  os  princípios  e  diretrizes
                denominadas pelo Sistema Único de Saúde. Verifica-se assim a necessidade de um local especifico para articular essas ações
                promovendo  o  compromisso  social  de  formar  profissionais  de  alta  performance,  críticos  e  reflexivos,  preparados  para  o
                desenvolvimento  sistemático das diferentes competências requeridas pela instituição.  Objetivo:  Descrever a construção do
                Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em um Hospital de Ensino de Curitiba/PR. Metodologia: Relato de experiência da equipe
                do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação de um Hospital de Ensino de Curitiba/PR. A implantação aconteceu de setembro a
                novembro de 2021. A construção do centro aconteceu a partir da reflexão do planejamento estratégico, na qual, identificou
                fragilidades para o desenvolvimento da missão e visão institucional. Resultados: Realizou-se a junção dos setores de Educação
                Coorporativa e o Departamento de Ensino, Pesquisa e Inovação, na qual formou o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação. Como
                resultado desta união, observou-se a centralização das ações de formação profissional, ensino, pesquisa e inovação dentro da
                instituição, o que possibilita uma visão sistêmica estratégica norteando uma educação transformadora e investigativa capaz
                de não somente ensinar e capacitar, mas também estimular e qualificar os profissionais como agentes transformadores na
                instituição contribuindo para a excelência na prestação dos serviços de saúde da instituição. Conclusão: O ensino, a pesquisa
                e inovação na saúde tem sido foco das instituições hospitalares que participam da cadeia de valor da saúde em todo território
                nacional, superando qualquer expectativa pois assegura um crescimento sustentável, possibilitando a formação do profissional
                da área assistencial, administrativo ou da gestão. Sendo assim, ter o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação traz à luz o “lançar”,
                planos que permitem apontar metas, caminhos e objetivos que nos colocam em contato com o futuro da ciência institucional
                na perspectiva educacional, assistencial, de gestão e principalmente da geração de valores na saúde e o mais importante sendo
                palco de pesquisas cientificas que ajudam na mudança no mundo e também na transformação da qualidade de vida da sociedade
                por meio da geração de conhecimento.




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