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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
O BRINCAR NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA: A PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE
ENFERMAGEM SOBRE O PROJETO ENFERMEIROS DA ALEGRIA
Autores: FABIO HORST | Claudia Marmentini, Albimara Hey, Mariângela Gobatto, Fernanda Viero Dias Putini.
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
PALAVRAS-CHAVE: Criança hospitalizada; Assistência de Enfermagem Pediátrica; Habilidades lúdicas.
Brincar é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. No processo de trabalho
da enfermagem, o cuidar, enquanto essência da profissão, constitui-se como instrumento básico para assistir o ser humano em
todo ciclo vital. Apesar da reconhecida importância desta atividade, durante o processo de hospitalização ela é pouco valorizada,
consequentemente não se encontra entre as ações terapêuticas previstas. Considerando a necessidade dos profissionais de
enfermagem em compreender os sentimentos das crianças relacionados à hospitalização e se apropriarem de todos os recursos
terapêuticos que se aproximem do universo infantil, o projeto extensionista Enfermeiros da Alegria, buscou fomentar atividades
lúdicas na assistência à criança hospitalizada. Apresenta como objetivo identificar a percepção dos profissionais de enfermagem
em relação às atividades lúdicas desenvolvidas pelo projeto Enfermeiros da Alegria na assistência pediátrica. O método foi de
uma pesquisa descritiva e exploratória. O estudo foi desenvolvido com a equipe de enfermagem da unidade pediátrica, de um
Hospital da região Sudoeste do Paraná, respeitando-se a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada
pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal do Paraná (CEP/IFPR) com o parecer nº 3.990.697. Dentre os resultados e
discussões apresentados foram que os profissionais demonstraram que não possuem capacitação para o desenvolvimento de
atividades lúdicas. Reconhecem a importância da brincadeira, que traz alegria e leveza às crianças e ao ambiente de trabalho,
facilitando o trabalho da equipe. A ausência de uma brinquedoteca, a rotina excessiva de trabalho e a inexistência de profissional
especializado para desenvolver a atividade junto às crianças foram fatores limitantes para a implementação do lúdico neste
contexto. Evidenciou-se que nem todos os profissionais relataram a necessidade de brincar na assistência pediátrica, ainda
pautada nos cuidados técnicos em detrimento do atendimento holístico. Os profissionais de enfermagem consideraram a
necessidade da implementação de brincadeiras no contexto da assistência pediátrica a fim de facilitar nos cuidados e recuperação.
Sugere-se pesquisas que buscam promover o desenvolvimento das habilidades lúdicas de profissionais que atuam nesta área.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
CONTRUÇÃO DE UM CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO EM UM HOSPITAL ESCOLA
DE CURITIBA/PR
Autores: GISELE TOMAZINHO FUMAGALLI | Sonia Maria Kalckmann de Macedo, Altemar dos Santos Paigel,
Nívia Pereira de Souza, Bianca Aresta, Jocelene Damazio de Arruda. Instituição: Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de Curitiba
PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Pesquisa; Inovação
Introdução: Entende-se como Hospital de ensino aquele que desenvolve ação de educação, pesquisa e atendimento de saúde.
Para isso, é essencial que essas ações sejam realizadas com integralidade e qualidade, seguindo os princípios e diretrizes
denominadas pelo Sistema Único de Saúde. Verifica-se assim a necessidade de um local especifico para articular essas ações
promovendo o compromisso social de formar profissionais de alta performance, críticos e reflexivos, preparados para o
desenvolvimento sistemático das diferentes competências requeridas pela instituição. Objetivo: Descrever a construção do
Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em um Hospital de Ensino de Curitiba/PR. Metodologia: Relato de experiência da equipe
do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação de um Hospital de Ensino de Curitiba/PR. A implantação aconteceu de setembro a
novembro de 2021. A construção do centro aconteceu a partir da reflexão do planejamento estratégico, na qual, identificou
fragilidades para o desenvolvimento da missão e visão institucional. Resultados: Realizou-se a junção dos setores de Educação
Coorporativa e o Departamento de Ensino, Pesquisa e Inovação, na qual formou o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação. Como
resultado desta união, observou-se a centralização das ações de formação profissional, ensino, pesquisa e inovação dentro da
instituição, o que possibilita uma visão sistêmica estratégica norteando uma educação transformadora e investigativa capaz
de não somente ensinar e capacitar, mas também estimular e qualificar os profissionais como agentes transformadores na
instituição contribuindo para a excelência na prestação dos serviços de saúde da instituição. Conclusão: O ensino, a pesquisa
e inovação na saúde tem sido foco das instituições hospitalares que participam da cadeia de valor da saúde em todo território
nacional, superando qualquer expectativa pois assegura um crescimento sustentável, possibilitando a formação do profissional
da área assistencial, administrativo ou da gestão. Sendo assim, ter o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação traz à luz o “lançar”,
planos que permitem apontar metas, caminhos e objetivos que nos colocam em contato com o futuro da ciência institucional
na perspectiva educacional, assistencial, de gestão e principalmente da geração de valores na saúde e o mais importante sendo
palco de pesquisas cientificas que ajudam na mudança no mundo e também na transformação da qualidade de vida da sociedade
por meio da geração de conhecimento.
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