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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                A PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM FORMADOS FRENTE A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES
                                                    A PROFISSIONAIS

                   Autores:  SOLANGE  REGINA  HOFFMANN  |  Juliana  Ollé  Mendes,  Débora Maria Vargas Makuch.  Instituição:
                   Faculdades Pequeno Príncipe

                PALAVRAS-CHAVE: Enfermeiro;recém-formado; desenvolvimento profissional
                A  transição  de  acadêmico  para  profissional  é  um  desafio  que  vários  estudantes  enfrentam  em  sua  jornada  acadêmica,
                questionamentos quanto ao primeiro emprego, desempenho e aceitação pelos colegas mais experientes, trazem consigo uma
                série de preocupações e incertezas no início de carreira e por consequência, seu posterior desenvolvimento. Assim, elencou-se a
                questão norteadora: Qual a percepção de enfermeiros recém-formados com relação ao processo de transição do ser-estudante
                para o ser profissional? Os objetivos foram: Identificar o perfil sócio demográfico de enfermeiros recém-formados de um hospital
                pediátrico de Curitiba, levantamento dos principais mecanismos de adaptação utilizados pelo enfermeiro recém-formado nesta
                transição e compreender a percepção deste, quanto ao desenvolvimento de sua carreira. Método: Exploratório e descritivo, com
                abordagem qualitativa. Entrevistados 12 enfermeiros, em início de carreira, com o mínimo de 6 meses de atuação e o máximo de
                24 meses de formação atuando em instituição referência no atendimento pediátrico. Realizada entrevista semiestruturada, com
                análise de conteúdo de Bardin (2011). A literatura forneceu o suporte teórico para a compreensão do processo de transição e
                adaptação do enfermeiro recém-formado à profissional, que inserido no mercado de trabalho possui inúmeros desafios técnicos,
                relacionamento interpessoal e gerenciamento de equipe e particularidades individuais, bem como o desenvolvimento de sua
                carreira. Participaram 12 enfermeiros atuantes na instituição, com no mínimo 6 meses de atuação e 24 meses de formação, 50%
                com idade de 20 a 25 anos e uma predominância de 83% do sexo feminino. Outro dado relevante, a instituição formadora, 75%
                cursaram a graduação de enfermagem em instituição privada, houve uma distribuição homogênea entre o tempo de formação.
                Foram  relatados  os sentimentos vivenciados no processo de transição  de recém-formado  a profissional enfermeiro,  dentre
                eles,  a  insegurança,  o  tripé  de  dificuldades:  técnica,  relacionamento  interpessoal  e  gerenciamento  de  equipe;  a  dificuldade
                de aceitação da equipe técnica e indiferença de outros enfermeiros. A dedicação em busca de conhecimento são meios de
                adaptação deste profissional e programas de incentivo de novos talentos mantidos pelas instituições de saúde, dando subsídios
                ao desenvolvimento da carreira do enfermeiro recém-formado fortalecendo a vontade de crescimento já advinda antes mesmo
                do início de suas atividades profissionais.




                     VÍDEOS INFANTIS SOBRE PREVENÇÃO DE CÁRIE DENTÁRIA DISPONIBILIZADOS NA
                           PLATAFORMA DO YOUTUBE® - ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS VÍDEOS

                   Autores: MAURA SASSAHARA HIGASI | Tânia Harumi Uchida, Gabriel Quirino Dalpoz, Mitsue Fujimaki. Instituição:
                   Universidade Estadual De Londrina

                PALAVRAS-CHAVE: Vídeos Educativos, Saúde Bucal, Internet, Odontologia
                O mundo está vivenciando uma era digital com facilidades e maior acesso às informações e a internet tornou-se um veículo de
                transmissão e de busca por materiais educativos. Uma das plataformas mais acessadas no Brasil e no mundo é o YouTube®,
                sendo os vídeos de conteúdos educacionais entre os mais procurados. Vídeos relacionados à saúde bucal também têm sido
                postados e visualizados pelos internautas e as informações presentes nos vídeos do YouTube® têm sido divulgadas sem a
                análise crítica sobre seu conteúdo, visto que qualquer pessoa que tem uma conta no pode postar qualquer tipo de vídeo. É
                importante ter atenção e cuidado com os conteúdos expostos em relação à veracidade do que se lê ou assiste na internet. Esta
                plataforma não foi criada exclusivamente com a finalidade educacional, mas muitas pessoas leigas, IES, professores, escolas
                têm feito o compartilhamento de seus vídeos de caráter educativo em seus próprios canais do Youtube®. O objetivo deste
                trabalho foi analisar as temáticas abordadas em vídeos de animação para o público infantil no ano de 2019 (04 dez 2019).
                Foram selecionados e analisados vídeos com duração de até 4 minutos no Youtube®, na língua portuguesa, com as seguintes
                expressões: “Prevenção de cárie dentária”, “Como cuidar dos dentes”, “Como escovar os dentes animação” e “Como escovar os
                dentes criança”. Foi encontrado um total de 132 vídeos: 48 foram analisados e os demais estavam em duplicidade ou não se
                enquadraram nos critérios de inclusão. Dos vídeos analisados: 12 falavam sobre uso do fio dental; 14 falavam sobre a importância
                da dieta saudável; 19 mostravam a quantidade de creme dental na escova, mas apenas em 4 a quantidade estava de acordo
                com a literatura; 7 lembravam de escovar a língua; 21 mencionavam a frequência de escovação; 4 estavam relacionados com a
                instituição de ensino; 26 falavam da importância da higiene bucal e limpeza dos dentes; 1 falava sobre a importância da gengiva
                e cuidados. Apenas 1 vídeo apresentou a referência bibliográfica utilizada, os demais não mencionaram as fontes. Nenhum dos
                vídeos analisados relacionou a prevenção da cárie dentária com a redução no consumo de açúcares assim como a frequência
                de ingestão. Conclui-se que os vídeos analisados apresentaram temáticas variadas, entretanto, há a necessidade de revisão
                dos conteúdos e inclusão das fontes pesquisadas, para que seja além de um entretenimento, uma ferramenta educativa para a
                prevenção de doenças bucais ao público infantil e adulto.



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