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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
A PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM FORMADOS FRENTE A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES
A PROFISSIONAIS
Autores: SOLANGE REGINA HOFFMANN | Juliana Ollé Mendes, Débora Maria Vargas Makuch. Instituição:
Faculdades Pequeno Príncipe
PALAVRAS-CHAVE: Enfermeiro;recém-formado; desenvolvimento profissional
A transição de acadêmico para profissional é um desafio que vários estudantes enfrentam em sua jornada acadêmica,
questionamentos quanto ao primeiro emprego, desempenho e aceitação pelos colegas mais experientes, trazem consigo uma
série de preocupações e incertezas no início de carreira e por consequência, seu posterior desenvolvimento. Assim, elencou-se a
questão norteadora: Qual a percepção de enfermeiros recém-formados com relação ao processo de transição do ser-estudante
para o ser profissional? Os objetivos foram: Identificar o perfil sócio demográfico de enfermeiros recém-formados de um hospital
pediátrico de Curitiba, levantamento dos principais mecanismos de adaptação utilizados pelo enfermeiro recém-formado nesta
transição e compreender a percepção deste, quanto ao desenvolvimento de sua carreira. Método: Exploratório e descritivo, com
abordagem qualitativa. Entrevistados 12 enfermeiros, em início de carreira, com o mínimo de 6 meses de atuação e o máximo de
24 meses de formação atuando em instituição referência no atendimento pediátrico. Realizada entrevista semiestruturada, com
análise de conteúdo de Bardin (2011). A literatura forneceu o suporte teórico para a compreensão do processo de transição e
adaptação do enfermeiro recém-formado à profissional, que inserido no mercado de trabalho possui inúmeros desafios técnicos,
relacionamento interpessoal e gerenciamento de equipe e particularidades individuais, bem como o desenvolvimento de sua
carreira. Participaram 12 enfermeiros atuantes na instituição, com no mínimo 6 meses de atuação e 24 meses de formação, 50%
com idade de 20 a 25 anos e uma predominância de 83% do sexo feminino. Outro dado relevante, a instituição formadora, 75%
cursaram a graduação de enfermagem em instituição privada, houve uma distribuição homogênea entre o tempo de formação.
Foram relatados os sentimentos vivenciados no processo de transição de recém-formado a profissional enfermeiro, dentre
eles, a insegurança, o tripé de dificuldades: técnica, relacionamento interpessoal e gerenciamento de equipe; a dificuldade
de aceitação da equipe técnica e indiferença de outros enfermeiros. A dedicação em busca de conhecimento são meios de
adaptação deste profissional e programas de incentivo de novos talentos mantidos pelas instituições de saúde, dando subsídios
ao desenvolvimento da carreira do enfermeiro recém-formado fortalecendo a vontade de crescimento já advinda antes mesmo
do início de suas atividades profissionais.
VÍDEOS INFANTIS SOBRE PREVENÇÃO DE CÁRIE DENTÁRIA DISPONIBILIZADOS NA
PLATAFORMA DO YOUTUBE® - ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS VÍDEOS
Autores: MAURA SASSAHARA HIGASI | Tânia Harumi Uchida, Gabriel Quirino Dalpoz, Mitsue Fujimaki. Instituição:
Universidade Estadual De Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Vídeos Educativos, Saúde Bucal, Internet, Odontologia
O mundo está vivenciando uma era digital com facilidades e maior acesso às informações e a internet tornou-se um veículo de
transmissão e de busca por materiais educativos. Uma das plataformas mais acessadas no Brasil e no mundo é o YouTube®,
sendo os vídeos de conteúdos educacionais entre os mais procurados. Vídeos relacionados à saúde bucal também têm sido
postados e visualizados pelos internautas e as informações presentes nos vídeos do YouTube® têm sido divulgadas sem a
análise crítica sobre seu conteúdo, visto que qualquer pessoa que tem uma conta no pode postar qualquer tipo de vídeo. É
importante ter atenção e cuidado com os conteúdos expostos em relação à veracidade do que se lê ou assiste na internet. Esta
plataforma não foi criada exclusivamente com a finalidade educacional, mas muitas pessoas leigas, IES, professores, escolas
têm feito o compartilhamento de seus vídeos de caráter educativo em seus próprios canais do Youtube®. O objetivo deste
trabalho foi analisar as temáticas abordadas em vídeos de animação para o público infantil no ano de 2019 (04 dez 2019).
Foram selecionados e analisados vídeos com duração de até 4 minutos no Youtube®, na língua portuguesa, com as seguintes
expressões: “Prevenção de cárie dentária”, “Como cuidar dos dentes”, “Como escovar os dentes animação” e “Como escovar os
dentes criança”. Foi encontrado um total de 132 vídeos: 48 foram analisados e os demais estavam em duplicidade ou não se
enquadraram nos critérios de inclusão. Dos vídeos analisados: 12 falavam sobre uso do fio dental; 14 falavam sobre a importância
da dieta saudável; 19 mostravam a quantidade de creme dental na escova, mas apenas em 4 a quantidade estava de acordo
com a literatura; 7 lembravam de escovar a língua; 21 mencionavam a frequência de escovação; 4 estavam relacionados com a
instituição de ensino; 26 falavam da importância da higiene bucal e limpeza dos dentes; 1 falava sobre a importância da gengiva
e cuidados. Apenas 1 vídeo apresentou a referência bibliográfica utilizada, os demais não mencionaram as fontes. Nenhum dos
vídeos analisados relacionou a prevenção da cárie dentária com a redução no consumo de açúcares assim como a frequência
de ingestão. Conclui-se que os vídeos analisados apresentaram temáticas variadas, entretanto, há a necessidade de revisão
dos conteúdos e inclusão das fontes pesquisadas, para que seja além de um entretenimento, uma ferramenta educativa para a
prevenção de doenças bucais ao público infantil e adulto.
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