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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DOS ATENDIMENTOS
DOMICILIARES DE PACIENTES IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: JAQUELINE DE BARROS MORSELLI | Ligia Maria FaccI, Fernanda Cristiane de Melo, Daniela Wosiack
da Silva. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Visita Domiciliar; Atenção Primária; Fisioterapia.
Caracterização do problema: Diante do crescimento da população idosa, são importantes as ações voltadas para
a promoção da saúde e prevenção de agravos dessa população, salientando a necessidade de assistência domiciliar. O
profissional de fisioterapia é de extrema importância e, há necessidade de que as habilidades do futuro profissional sejam
treinadas na graduação. Justificativa: No atendimento domiciliar é possível garantir ao fisioterapeuta a integralidade das
suas ações, porém existem benefícios e desafios no atendimento realizado na casa do indivíduo. Objetivos: Sistematizar
as vivências das práticas das visitas domiciliares de estagiários do curso de Fisioterapia, identificando as limitações e
benefícios das práticas das visitas domiciliares. Descrição da experiência: Dentre as práticas realizadas no estágio de
Fisioterapia em Saúde Coletiva do último ano do curso de graduação estão as visitas e atendimentos domiciliares com
a supervisão direta dos docentes. São realizadas avaliações domiciliares, incluindo anamnese, exame físico e análise do
domicílio, para serem definidos diagnóstico cinesiológico funcional e objetivos da terapia. A análise dos domicílios objetiva
identificar ações de prevenção de quedas dos idosos. Quanto às limitações das práticas das visitas domiciliares, podem ser
mencionadas a restrição de recursos terapêuticos levantando a necessidade de deslocamento de materiais, o custo e o
tempo de locomoção. Dentre os benefícios, ressalta-se o conhecimento do contexto social em que vivem os idosos; a chance
de interagir e vivenciar o meio dos pacientes; a oportunidade de relacionar teoria e prática; a experiência e o conhecimento
de outras realidades sociais; além da rica experiência do trabalho em saúde coletiva. Reflexão sobre a experiência: Para o
grupo de estagiárias, as percepções, saberes e experiências prévias em sala de aula e fora dela foram fatores importantes
para uma melhor promoção da saúde no domicilio dos idosos, garantindo a integralidade das ações. Foi observado que os
benefícios das visitas domiciliares são mais significativos do que suas limitações. Recomendações: A fisioterapia interfere
significativamente na saúde dos idosos, mas para isso é imprescindível uma visão crítica e abrangente das situações de
saúde do ambiente domiciliar ao convívio social. Salienta-se a necessidade de um melhor planejamento de locomoção.
ENSINO INTERPROFISSIONAL DURANTE A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA
DISCIPLINA DE ATENÇÃO EM SAÚDE DA UEM
Autores: TÂNIA HARUMI UCHIDA | Vanessa Cristina Veltrini, Suzana Goya, Najara Barbosa da Rocha, Mitsue
Fujimaki. Instituição: Universidade Estadual de Maringá
PALAVRAS-CHAVE: Sistema Único de Saúde; Educação Interprofissional; Aprendizado Ativo.
O Ensino Interprofissional em Saúde oportuniza o compartilhamento de conhecimentos, aprendizagem coletiva e o trabalho
conjunto envolvendo duas ou mais profissões, buscando a melhoria na qualidade do cuidado oferecido ao paciente.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde, a Universidade Estadual de
Maringá criou a disciplina “Atenção em Saúde”, que integra acadêmicos e docentes de sete cursos (Medicina, Odontologia,
Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina e Educação Física). O objetivo é promover a educação interprofissional e
estimular práticas colaborativas em saúde, por meio da problematização. O objetivo do presente trabalho é descrever os
resultados de um Projeto de Intervenção (PI) que propôs ações de promoção da saúde por meio de atividades físicas e de
cunho social realizadas junto aos usuários do serviço. O PI foi desenvolvido por um grupo tutorial da disciplina “Atenção em
Saúde”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Floriano. Essa disciplina acontece no primeiro ano de graduação, sendo os
discentes distribuídos em grupos de 10 alunos orientados por um tutor (docente) e auxiliados por um preceptor (profissional
do serviço de saúde). Um dos objetivos da disciplina é elaborar um PI a partir de um problema identificado na UBS à qual
estão vinculados. O PI elaborado para a UBS de Floriano envolveu o desenvolvimento de materiais e estratégias visando
auxiliar a equipe de saúde da UBS no acolhimento, no cuidado e no incentivo aos usuários para a realização de exercícios
físicos e adoção de cuidados relativos à saúde mental. Foram colocadas em prática diferentes estratégias de abordagem:
convite a práticas esportivas realizado presencialmente, numa escola; atividade lúdica num CRAS, visita a dois domicílios,
palestra em uma empresa local e também a utilização de meios de comunicação (rádio UEM e Instagram), sempre com
o intuito de informar a população coberta pela UBS quanto a importância de realizar atividades físicas e quanto ao fato
delas estarem disponíveis no Centro Esportivo local. Também se fez incentivo à alimentação saudável e à arteterapia, como
formas de trazer melhorias à qualidade de vida e à saúde mental. O PI proporcionou a prática colaborativa e a experiência
do trabalho interprofissional, o que impactou positivamente na população local e nos profissionais do serviço, bem como na
formação dos alunos de graduação.
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