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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                        PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DOS ATENDIMENTOS
                   DOMICILIARES DE PACIENTES IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                    Autores: JAQUELINE DE BARROS MORSELLI | Ligia Maria FaccI, Fernanda Cristiane de Melo, Daniela Wosiack
                    da Silva. Instituição: Universidade Estadual de Londrina

                 PALAVRAS-CHAVE: Visita Domiciliar; Atenção Primária; Fisioterapia.
                 Caracterização do problema:  Diante do  crescimento da  população idosa,  são importantes as ações voltadas  para
                 a promoção da saúde e prevenção de agravos dessa população, salientando a necessidade de assistência domiciliar. O
                 profissional de fisioterapia é de extrema importância e, há necessidade de que as habilidades do futuro profissional sejam
                 treinadas na graduação. Justificativa: No atendimento domiciliar é possível garantir ao fisioterapeuta a integralidade das
                 suas ações, porém existem benefícios e desafios no atendimento realizado na casa do indivíduo. Objetivos: Sistematizar
                 as  vivências  das  práticas  das  visitas  domiciliares  de  estagiários  do  curso  de  Fisioterapia,  identificando  as  limitações  e
                 benefícios  das práticas das visitas domiciliares.  Descrição  da experiência: Dentre as práticas realizadas no estágio de
                 Fisioterapia em Saúde Coletiva do último ano do curso de graduação estão as visitas e atendimentos domiciliares com
                 a supervisão direta dos docentes. São realizadas avaliações domiciliares, incluindo anamnese, exame físico e análise do
                 domicílio, para serem definidos diagnóstico cinesiológico funcional e objetivos da terapia. A análise dos domicílios objetiva
                 identificar ações de prevenção de quedas dos idosos. Quanto às limitações das práticas das visitas domiciliares, podem ser
                 mencionadas a restrição de recursos terapêuticos levantando a necessidade de deslocamento de materiais, o custo e o
                 tempo de locomoção. Dentre os benefícios, ressalta-se o conhecimento do contexto social em que vivem os idosos; a chance
                 de interagir e vivenciar o meio dos pacientes; a oportunidade de relacionar teoria e prática; a experiência e o conhecimento
                 de outras realidades sociais; além da rica experiência do trabalho em saúde coletiva. Reflexão sobre a experiência: Para o
                 grupo de estagiárias, as percepções, saberes e experiências prévias em sala de aula e fora dela foram fatores importantes
                 para uma melhor promoção da saúde no domicilio dos idosos, garantindo a integralidade das ações. Foi observado que os
                 benefícios das visitas domiciliares são mais significativos do que suas limitações. Recomendações: A fisioterapia interfere
                 significativamente na saúde dos idosos, mas para isso é imprescindível uma visão crítica e abrangente das situações de
                 saúde do ambiente domiciliar ao convívio social. Salienta-se a necessidade de um melhor planejamento de locomoção.




                   ENSINO INTERPROFISSIONAL DURANTE A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA
                                       DISCIPLINA DE ATENÇÃO EM SAÚDE DA UEM
                    Autores: TÂNIA HARUMI UCHIDA | Vanessa Cristina Veltrini, Suzana Goya, Najara Barbosa da Rocha, Mitsue
                    Fujimaki. Instituição: Universidade Estadual de Maringá
                 PALAVRAS-CHAVE: Sistema Único de Saúde; Educação Interprofissional; Aprendizado Ativo.
                 O Ensino Interprofissional em Saúde oportuniza o compartilhamento de conhecimentos, aprendizagem coletiva e o trabalho
                 conjunto  envolvendo  duas  ou  mais  profissões,  buscando  a  melhoria  na  qualidade  do  cuidado  oferecido  ao  paciente.
                 Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde, a Universidade Estadual de
                 Maringá criou a disciplina “Atenção em Saúde”, que integra acadêmicos e docentes de sete cursos (Medicina, Odontologia,
                 Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina e Educação Física). O objetivo é promover a educação interprofissional e
                 estimular práticas colaborativas em saúde, por meio da problematização. O objetivo do presente trabalho é descrever os
                 resultados de um Projeto de Intervenção (PI) que propôs ações de promoção da saúde por meio de atividades físicas e de
                 cunho social realizadas junto aos usuários do serviço. O PI foi desenvolvido por um grupo tutorial da disciplina “Atenção em
                 Saúde”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Floriano. Essa disciplina acontece no primeiro ano de graduação, sendo os
                 discentes distribuídos em grupos de 10 alunos orientados por um tutor (docente) e auxiliados por um preceptor (profissional
                 do serviço de saúde). Um dos objetivos da disciplina é elaborar um PI a partir de um problema identificado na UBS à qual
                 estão vinculados. O PI elaborado para a UBS de Floriano envolveu o desenvolvimento de materiais e estratégias visando
                 auxiliar a equipe de saúde da UBS no acolhimento, no cuidado e no incentivo aos usuários para a realização de exercícios
                 físicos e adoção de cuidados relativos à saúde mental. Foram colocadas em prática diferentes estratégias de abordagem:
                 convite a práticas esportivas realizado presencialmente, numa escola; atividade lúdica num CRAS, visita a dois domicílios,
                 palestra em uma empresa local e também a utilização de meios de comunicação (rádio UEM e Instagram), sempre com
                 o intuito de informar a população coberta pela UBS quanto a importância de realizar atividades físicas e quanto ao fato
                 delas estarem disponíveis no Centro Esportivo local. Também se fez incentivo à alimentação saudável e à arteterapia, como
                 formas de trazer melhorias à qualidade de vida e à saúde mental. O PI proporcionou a prática colaborativa e a experiência
                 do trabalho interprofissional, o que impactou positivamente na população local e nos profissionais do serviço, bem como na
                 formação dos alunos de graduação.



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