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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  TERÇA TECE LINHA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA LINHA DE CUIDADO A
                             SAÚDE DA MULHER E ATENÇÃO MATERNO INFANTIL DO PARANÁ

                   Autores: ANNA CHRISTINNE FELDHAUS LENZI COSTEIRA | Carolina Bolfe Poliquesi, Glaucia Osis Gonçalves, Amélia
                   Cristina Dalazuana Souza Rosa, Paula Rocha Silva, Marcos Takimura. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde

                PALAVRAS-CHAVE: Saúde da Mulher; Educação Permanente; Ferramenta de apoio
                Caracterização do problema: A atenção materna infantil da Secretaria de Estado da Saúde tem como finalidade a organização
                da atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das
                crianças, em especial nos dois primeiros anos de vida. Há o desafio de qualificar a assistência no âmbito estadual com as 22
                regionais de saúde e os seus 399 municípios. Justificativa: O “Terça Tece Linha” é uma estratégia de Educação Permanente da
                Linha de Cuidado à Saúde da Mulher e Atenção Materno Infantil, da Rede de Atenção à Saúde do Estado do Paraná, coordenada
                pela Divisão de Atenção à Saúde da Mulher (DVASM) da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV) da Secretaria de Estado
                da Saúde do Paraná (SESA-PR). Seu nome remete ao conceito de Redes de Atenção à Saúde (RAS) proposto por Eugênio Vilaça
                Mendes, renomado estudioso e teorista dos Sistemas de Saúde mundiais e incansável defensor do Sistema Único de Saúde (SUS).
                A periodicidade da atividade, que acontece às terças-feiras, mensalmente. Objetivo: Manter ações de educação permanente e
                alinhamento de informações relacionadas à Linha de Cuidado Materno Infantil. Descrição da experiência: Caracteriza-se por
                educação permanente para equipe multidisciplinar em encontros virtuais, via transmissão online, mensalmente. A estratégia
                teve início em março de 2021, e soma atualmente vinte encontros realizados. Totalizando uma média de 20.019 visualizações
                de todos os encontros, e maior visualização do primeiro encontro, que abordou a Estratificação de Risco da Gestação, com
                um total de 3.200 visualizações. Os principais temas abordados desde o início da estratégia referem-se à: Atenção à Gestante
                e à Puérpera e a COVID-19; Diabetes Gestacional; Sífilis na Gestação; Pré-eclâmpsia; Acretismo Placentário e Placenta Prévia;
                Planejamento Sexual e Reprodutivo; Plano de Parto; entre outros. Reflexão sobre a experiência e recomendações: A execução
                desta estratégia configura-se como iniciativa inovadora diante dos desafios postos pela pandemia, bem como demonstra o uso
                racional de recursos diante do impacto e amplitude de alcance dos profissionais da Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná,
                com uso mínimo de recursos humanos e financeiros. Os encontros ficam disponíveis no canal do YouTube no link: https://www.
                youtube.com/c/EspprVirtual/videos.




                      FORMAÇÃO DE PRECEPTORES - O APRENDER E O ENSINAR: A PRECEPTORIA NOS
                                         PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE
                   Autores: TATIANE CAROLINE BOUMER | Isabel de Lima Zanata, Gabriela Pinheiro Brandt, Isabeli Chevonik, Anya
                   Karla Irena Kruger Colman, Tatiane Correa da Silva Filipak. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde de
                   Curitiba

                PALAVRAS-CHAVE: preceptoria; ensino; capacitação em serviço; técnicas de ensino.
                Caracterização do problema: Para que o residente consiga desenvolver atividades especificas em sua prática diária, espera-se
                que o mesmo adquira um conjunto de competências que o definam como um profissional diferenciado, e para isso é necessária
                uma supervisão adequada. Essa supervisão em campo é desempenhada pelo preceptor, que age como facilitador na busca
                pelo conhecimento, habilidades  e atitudes.  Justificativa:  A função de preceptor caracteriza-se  pelo exercício da supervisão
                direta das atividades práticas realizadas pelos residentes nos serviços de saúde onde  se desenvolvem os programas. Neste
                cenário, é importante fornecer ferramentas para que eles assumam com maestria a preceptoria e desenvolvam as competências
                necessárias  para  tal,  com  ênfase  na  vivência  educacional  que  contribua  para  o  crescimento  pessoal  e  profissional  e  para  a
                melhoria na formação de profissionais de saúde, no SUS e para o SUS, voltadas a excelência e sustentabilidades das residências
                em saúde. Objetivos: Relatar a proposta de um curso de preceptoria ofertado para profissionais que atuam em programas de
                residência em saúde. Descrição da experiência: As aulas foram ministradas em formato expositivo por facilitadores convidados,
                em modalidade remota. O curso foi baseado em dois eixos, distribuídos em oito encontros. O Eixo Fundamentos da Preceptoria
                era composto por: (1) Preceptoria em saúde: O papel do preceptor; (2) Saúde na comunidade: integração ensino e serviço, e; (3)
                Acolhimento e qualidade de vida do residente. Ao término deste eixo, o preceptor estaria apto a identificar seu papel no processo
                de formação ensino-prática e acolhimento do residente. Já no Eixo Ensino foram abordados temas que dizem respeito à: (4)
                Educação permanente na saúde: conceitos e fundamentos; (5) Formação nos cenários de prática; (6) Ciência da educação de
                adultos e formação da nova geração; (7) Metodologias ativas de ensino, e; (8) Avaliação de desempenho do residente: conceitos,
                fundamentos e aplicação. Esperava-se, ao término do curso, a compreensão dos processos que são necessários no processo
                ensino-prática e avaliação de desempenho dos residentes. Reflexão sobre a experiência e recomendações: Com a ampla
                divulgação e a extensão do convite a todos os interessados no curso, foi possível capacitar em preceptoria nesta formação 101
                profissionais, com retornos positivos (Bom e Excelente) nas avaliações de reação em 95,7% das vezes.



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