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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE ADMISSÃO PARA ENFERMAGEM:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: NAIARA BARROS POLITA | Juliana Vicente de Oliveira Franchi, Aline Aparecida Oliveira Moreira, Geraldo
Junior Guilherme, Silvana Verlingue, Silvana Ferri Fecchio. Instituição: Hospital Zona Sul de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Capacitação em Serviço; Desenvolvimento de Pessoal; Educação Continuada em Enfermagem
Caracterização do problema: Programas de Treinamento e desenvolvimento profissional possibilitam a aquisição e atualização
de conhecimento, competências e habilidades para práticas seguras na assistência à saúde. Dentre os tipos de treinamentos
relevantes para instituições de saúde, está o treinamento de admissão. Este é indicado para nivelar o conhecimento mínimo
do colaborador para o desempenho da sua função, como também garantir que as políticas organizacionais, normas, rotinas e
protocolos sejam cumpridos. Ademais, há evidências que o profissional recém-admitido que é acolhido e recebe treinamento,
integra-se com maior facilidade ao ambiente de trabalho e apresenta maior satisfação, reduzindo a rotatividade da equipe.
Justificativa: Em janeiro de 2022, houve admissão de 55 profissionais da Enfermagem, sendo seis enfermeiros e 49 técnicos
de enfermagem, em um hospital público. Portanto, um programa de treinamento para estes profissionais foi implantado.
Objetivo: Descrever a implantação do programa de treinamento de admissão em um hospital público do Paraná. Descrição
da experiência: Em janeiro, os seguintes temas foram trabalhados em 12 horas de treinamento: Medidas de Controle de
Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde; Metas e medidas para Segurança do Paciente; Descarte de Resíduos Hospitalares;
Coberturas especiais; Principais Protocolos Assistenciais; Suporte Básico e Avançado de Vida Intra-hospitalar adulto e pediátrico.
95% dos profissionais treinados consideraram o treinamento excelente. No entanto, dois meses após a admissão, observou-se
aumento do número de incidentes relacionados a medicamentos. Desse modo, uma capacitação voltada para administração
segura de medicamentos foi realizada com a equipe de enfermagem. Em seguida, observou-se inadequação às normas e
rotinas institucionais, sendo necessário novo treinamento, em abril de 2022, abordando certos conteúdos como registros em
prontuário, rotinas de troca de dispositivos e uso racional do enxoval. Após, observou-se melhor adequação da equipe às
normas e rotinas institucionais e melhoria dos indicadores assistenciais. Reflexão sobre a experiência e recomendações:
Os temas abordados nos primeiros dias de treinamento foram satisfatórios para os participantes. No entanto, encontros para
aprofundamento de temas específicos foram necessários para mudança de comportamento. Recomenda-se que o conteúdo
seja trabalhado de forma progressiva para que faça sentido para a prática assistencial.
APLICAÇÃO DE TESTE DE PERSONALIDADE EM ALUNOS DE MEDICINA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Autores: CAROLINE DE LIMA BERTUOL | Danilo Pascoal Fonseca, Fernanda Rolim Ritter, Laís Torres Santos,
Rafaela Schiessl. Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
PALAVRAS-CHAVE: teste MBTI, personalidade, trabalho em equipe
Caracterização do problema: Nós, alunos de medicina do segundo período, realizamos o teste de personalidade MBTI após
perceber a necessidade de aprimorarmos nosso autoconhecimento bem como nossas relações interpessoais em trabalhos
em equipe. Justificativa: Por essas serem características com grande relevância para a atuação no mercado de trabalho,
decidimos, em um pequeno grupo, realizar uma apresentação para a turma sobre como diferentes tipos de personalidade
afetam as relações interpessoais. Objetivos: Foi objetivo do grupo discutir a legitimidade do teste MBTI como diagnóstico de
personalidade e se o mesmo pode auxiliar o estudante de medicina a trabalhar em equipe de maneira mais eficiente. Descrição
da experiência: Inicialmente, toda a turma realizou o teste MBTI de forma individual e online e recebeu um diagnóstico de
sua personalidade, representado por 4 letras. Para a apresentação foi utilizado, como forma de demonstração dos resultados
dos testes individuais, uma nuvem de palavras construída com o conjunto de personalidades. Assim, foi possível visualizar
que tipo de conjunto de letras, ou seja, que tipos de personalidades predominaram na turma. Os dois tipos majoritários
foram ENFJ e ISTJ, que são representativos de personalidades extrovertidas e introvertidas, respectivamente. No entanto, nem
todos que realizaram o teste concordaram com o diagnóstico de personalidade recebido, o que corrobora o conceito amplo
de personalidade, dependente de fatores ambientais, sociais e culturais. Apesar disso, foi um consenso que determinadas
características, mais facilmente encontradas em alguns tipos de personalidades exploradas pelo teste MBTI do que outras
- como por exemplo a boa comunicação, evidenciada em indivíduos do tipo extrovertidos - são de grande valia para o bom
desempenho acadêmico e devem ser trabalhadas pela turma.Reflexão sobre a experiência: Concluiu-se que o teste MBTI não
deve ser interpretado como uma forma de definição rígida da personalidade, mas sim como uma ferramenta orientadora para
quais características o estudante de medicina pode desenvolver, visando aprimorar suas relações interpessoais e obter sucesso
em seus projetos em equipe. Recomendações: Recomenda-se a aplicação do teste MBTI em grupos de estudantes de medicina
maiores, concomitantemente a outros testes de personalidade, para fins de comparação.
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