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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                    CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LIGAS ACADÊMICAS NA ÁREA DA SAÚDE EM UM
                                                  HOSPITAL DE ENSINO

                    Autores: GISELE TOMAZINHO FUMAGALLI | Jocelene Damazio de Arruda, Sonia Maria Kalckmann de Macedo,
                    Altemar dos Santos Paigel, Nívia Pereira de Souza. Instituição: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de
                    Curitiba
                 PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Liga Acadêmica; Inovação
                 Introdução: A ligas acadêmicas na área da saúde são consideradas como uma associação civil e científica livre, sem fins
                 lucrativos,  criada  e  organizada  por  discentes,  docentes  e  profissionais  para  proporcionar  ampliação  do  conhecimento
                 técnico e científico em uma determinada especialidade. As atividades definidas em cada liga, devem atender os princípios de
                 ensino, pesquisa e extensão. Essas ações visam promover o desenvolvimento de estudos teóricos e práticos, na qual, visam
                 a atualização científica baseada nas melhores práticas e consequentemente ilustra a importância da relação profissional-
                 paciente para um atendimento humanizado. Objetivo: Descrever a criação e o desenvolvimento de ligas acadêmicas na
                 área da saúde em um do Hospital de Ensino de Curitiba/PR, Metodologia: Relato de experiência da equipe do Centro de
                 Ensino, Pesquisa e Inovação de um Hospital de Ensino de Curitiba/PR sobre a criação e o desenvolvimento das ligas na
                 área da saúde. A criação de ligas exclusivas desse hospital iniciou no ano de 2021. A necessidade dessa criação, ocorreu
                 por meio de reflexões para amplificar o desenvolvimento do hospital, assim, expandindo o nível de formação acadêmica
                 e consequentemente o desenvolvimento profissional. Para criação de uma liga é necessário o envio do estatuto, plano de
                 trabalho e planejamento das atividades da liga para o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital, após análise
                 dos documentos é realizada uma reunião entre a Coordenação do setor, a Diretoria da Liga e o Professor orientador, para
                 finalizar os objetivos, número de vagas ofertadas, forma de processo seletivo para o ingresso, atividades propostas pela liga
                 em congruência com as diretrizes do hospital, além de esclarecer as rotinas administrativas da necessidade de cadastro e
                 entrega de documentação dos ligantes antes do início da atividade na unidade hospitalar. Resultados: Realizou-se a criação
                 de ligas acadêmicas no Hospital de Ensino de Curitiba/PR, visando acolher alunos de todas as instituições de ensino e com
                 isso, ampliar os conhecimentos em determinadas especialidades médicas. Atualmente, o CEPI referendou ligas na área de
                 Cardiologia Clinica, Cardiologia Cirúrgica, Cirurgia do Aparelho Digesto, Radiologia, Angiologia, Cirurgia Plástica, Mastologia e
                 Saúde da Mulher. Conclusão: As atividades proporcionaram aos ligantes o aprendizado teórico e a vivência prática sobre a
                 medicina, demonstrando sua relevância social e acadêmica a população dessa cidade.




                     COTIDIANO DAS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS SOB O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE
                                                      ENFERMAGEM
                    Autores: NINA  ROSA  GOMES  DE OLIVEIRA  LOUREIRO |  Adriana  de  Fatima Duarte Gonçalves, Tainá Ruiz
                    Rodrigues, Gisele Barboza da Silva, Letícia Morais, Thaís de Souza Machry Carminati. Instituição: Faculdade
                    Assis Gurgacz
                 PALAVRAS-CHAVE: Acolhimento, Comunicação, Saúde Mental
                 Os serviços de Residências Terapêuticas (SRT) são caracterizados como lares temporários ou definitivos, destinados aos
                 pacientes com transtornos mentais graves, quando em falta de amparo familiar, condições socioeconômicas ou necessidades
                 de dê institucionalização precisam desse serviço. As residências estão localizadas em espaço urbano, disponibilizando suporte
                 profissional e interdisciplinar em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS),
                 disponíveis para um total de no máximo 8 usuários. Justificativa: O Enfermeiro desempenha diversas competências técnicas
                 e administrativas, avaliando as dificuldades e cotidiano de cada morador nas residências, através dessas atividades consegue
                 observar suas limitações e desenvolver atividades voltadas a todos de uma maneira integral, respeitando a individualidade
                 dos  sujeitos.  Objetivos:  Retratar  a  experiência  vivenciada  pelos  acadêmicos  de  Enfermagem  no  estágio  obrigatório  na
                 formação do Bacharel em Enfermagem na residência terapêutica localizada no município de Cascavel PR, na participação da
                 assistência integral e singular aos moradores do serviço de saúde mental. Descrição da experiência: Nos meses de março
                 a maio de 2022, nos atendimentos em duas Residências Terapêuticas no município de Cascavel – PR, foram desenvolvidas
                 atividades de artes (pintura com os dedos e desenho livre), musicoterapia, oficina da beleza, expressão corporal, fazendo
                 com que os acolhidos desenvolvessem sua criatividade e expressassem seus sentimentos a partir das atividades realizadas.
                 Além disso, assistência de enfermagem aos pacientes e de treinamento as cuidadoras da instituição. Reflexões sobre esta
                 experiência: Observou-se que devido à dificuldade de se expressarem com palavras, a pintura e a música tornaram-se um
                 canal e comunicação entre os profissionais e pacientes, contribuindo também em se sentirem funcionais dentro da casa.
                 Recomendações. Evidenciou-se que essas atividades podem ajudar os indivíduos no desenvolvimento de novas capacidades
                 e minimiza possíveis fatores negativos de ordem afetiva e emocional que podem surgir durante o período de acolhimento.



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