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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LIGAS ACADÊMICAS NA ÁREA DA SAÚDE EM UM
HOSPITAL DE ENSINO
Autores: GISELE TOMAZINHO FUMAGALLI | Jocelene Damazio de Arruda, Sonia Maria Kalckmann de Macedo,
Altemar dos Santos Paigel, Nívia Pereira de Souza. Instituição: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de
Curitiba
PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Liga Acadêmica; Inovação
Introdução: A ligas acadêmicas na área da saúde são consideradas como uma associação civil e científica livre, sem fins
lucrativos, criada e organizada por discentes, docentes e profissionais para proporcionar ampliação do conhecimento
técnico e científico em uma determinada especialidade. As atividades definidas em cada liga, devem atender os princípios de
ensino, pesquisa e extensão. Essas ações visam promover o desenvolvimento de estudos teóricos e práticos, na qual, visam
a atualização científica baseada nas melhores práticas e consequentemente ilustra a importância da relação profissional-
paciente para um atendimento humanizado. Objetivo: Descrever a criação e o desenvolvimento de ligas acadêmicas na
área da saúde em um do Hospital de Ensino de Curitiba/PR, Metodologia: Relato de experiência da equipe do Centro de
Ensino, Pesquisa e Inovação de um Hospital de Ensino de Curitiba/PR sobre a criação e o desenvolvimento das ligas na
área da saúde. A criação de ligas exclusivas desse hospital iniciou no ano de 2021. A necessidade dessa criação, ocorreu
por meio de reflexões para amplificar o desenvolvimento do hospital, assim, expandindo o nível de formação acadêmica
e consequentemente o desenvolvimento profissional. Para criação de uma liga é necessário o envio do estatuto, plano de
trabalho e planejamento das atividades da liga para o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital, após análise
dos documentos é realizada uma reunião entre a Coordenação do setor, a Diretoria da Liga e o Professor orientador, para
finalizar os objetivos, número de vagas ofertadas, forma de processo seletivo para o ingresso, atividades propostas pela liga
em congruência com as diretrizes do hospital, além de esclarecer as rotinas administrativas da necessidade de cadastro e
entrega de documentação dos ligantes antes do início da atividade na unidade hospitalar. Resultados: Realizou-se a criação
de ligas acadêmicas no Hospital de Ensino de Curitiba/PR, visando acolher alunos de todas as instituições de ensino e com
isso, ampliar os conhecimentos em determinadas especialidades médicas. Atualmente, o CEPI referendou ligas na área de
Cardiologia Clinica, Cardiologia Cirúrgica, Cirurgia do Aparelho Digesto, Radiologia, Angiologia, Cirurgia Plástica, Mastologia e
Saúde da Mulher. Conclusão: As atividades proporcionaram aos ligantes o aprendizado teórico e a vivência prática sobre a
medicina, demonstrando sua relevância social e acadêmica a população dessa cidade.
COTIDIANO DAS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS SOB O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE
ENFERMAGEM
Autores: NINA ROSA GOMES DE OLIVEIRA LOUREIRO | Adriana de Fatima Duarte Gonçalves, Tainá Ruiz
Rodrigues, Gisele Barboza da Silva, Letícia Morais, Thaís de Souza Machry Carminati. Instituição: Faculdade
Assis Gurgacz
PALAVRAS-CHAVE: Acolhimento, Comunicação, Saúde Mental
Os serviços de Residências Terapêuticas (SRT) são caracterizados como lares temporários ou definitivos, destinados aos
pacientes com transtornos mentais graves, quando em falta de amparo familiar, condições socioeconômicas ou necessidades
de dê institucionalização precisam desse serviço. As residências estão localizadas em espaço urbano, disponibilizando suporte
profissional e interdisciplinar em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS),
disponíveis para um total de no máximo 8 usuários. Justificativa: O Enfermeiro desempenha diversas competências técnicas
e administrativas, avaliando as dificuldades e cotidiano de cada morador nas residências, através dessas atividades consegue
observar suas limitações e desenvolver atividades voltadas a todos de uma maneira integral, respeitando a individualidade
dos sujeitos. Objetivos: Retratar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de Enfermagem no estágio obrigatório na
formação do Bacharel em Enfermagem na residência terapêutica localizada no município de Cascavel PR, na participação da
assistência integral e singular aos moradores do serviço de saúde mental. Descrição da experiência: Nos meses de março
a maio de 2022, nos atendimentos em duas Residências Terapêuticas no município de Cascavel – PR, foram desenvolvidas
atividades de artes (pintura com os dedos e desenho livre), musicoterapia, oficina da beleza, expressão corporal, fazendo
com que os acolhidos desenvolvessem sua criatividade e expressassem seus sentimentos a partir das atividades realizadas.
Além disso, assistência de enfermagem aos pacientes e de treinamento as cuidadoras da instituição. Reflexões sobre esta
experiência: Observou-se que devido à dificuldade de se expressarem com palavras, a pintura e a música tornaram-se um
canal e comunicação entre os profissionais e pacientes, contribuindo também em se sentirem funcionais dentro da casa.
Recomendações. Evidenciou-se que essas atividades podem ajudar os indivíduos no desenvolvimento de novas capacidades
e minimiza possíveis fatores negativos de ordem afetiva e emocional que podem surgir durante o período de acolhimento.
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