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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
COORDENAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO
PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: CÍNTIA RAQUEL BIM | Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-oeste
PALAVRAS-CHAVE: formação de recursos humanos; atividades administrativas; parceria interprofissional
A atuação docente em uma universidade pública envolve também a participação em funções administrativas. Para atuar nessas
funções, a capacitação é primordial para o bom desempenho do trabalho. Após retornar às atividades docente depois do
doutorado em Saúde Coletiva, assumi a Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com
ênfase em Saúde da Família em uma Universidade Estadual do Paraná. O desafio ora posto era compreender a legislação e a
dinâmica do curso. O referido Programa já acontecia há 5 anos, mas ainda existiam, e existem, fatores a serem aprimorados para
o bom andamento do Programa, que envolve em média 40 docentes e 16 residentes, das áreas de Enfermagem, Educação Física,
Fisioterapia e Nutrição. Dentre as estratégias implementadas, podemos citar: criação de grupo de Watts app® para facilitar a
comunicação; reuniões no início de cada ciclo para apresentar a legislação institucional e os planos de ensino das disciplinas;
atualização constante do cronograma devido à rotatividade de docentes; reuniões com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Núcleo de
Pós-Graduação para aproximar as instâncias universitárias (isso culminou na criação da função de coordenação com destinação
de carga horária e gratificação); regularização da documentação das ofertas e cronogramas realizados; atualização cadastral
junto ao Ministério da Saúde devido ao Programa de Fortalecimento das Residências e atualização dos sistemas; parceria com as
tutoras de campo pata tomadas de decisão; discussão de regulamento de trabalho de conclusão de residência ainda inexistente;
realização de eventos (um virtual em razão da pandemia e outro presencial) para encerramento de ciclo e recepção de novos
residentes; articulação junto à Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU para pleitear ampliação de área e vagas do
Programa. Essas ações demonstram a complexidade na gestão do Programa, que envolve diversas demandas. Contudo, após 15
meses na função, obtivemos muitos resultados positivos. Ainda existem alguns aspectos a serem aprimorados, mas a vivência
na função tem proporcionado muito aprendizado, tanto junto à equipe de residentes, quanto professores, profissionais da
gestão municipal e do serviço, mostrando que o trabalho em equipe é bastante efetivo no contexto da relação ensino-serviço e
comunidade. A formação de recursos humanos em saúde deve ser pautada na parceria administrativa com todos os envolvidos
no processo.
PARTICIPAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Autores: ISABELA CRISTINA SANTOS FREIRE DE PAULA | Gabriela Caetano Lopes Martins, Francisco Boçon
Junior, Bárbara Vieira Sardi, Rafael Gomes Ditterich, William Augusto Gomes de Oliveira Bellani. Instituição:
Universidade Federal do Paraná
PALAVRAS-CHAVE: Relações Comunidade-Instituição; Educação Profissional em Saúde Pública; Covid-19
A experiência proporcionada pela extensão universitária transforma o estudante, antes passivo, em agente ativo no processo
de aprendizagem e construção de experiências e pensamento crítico social. O objetivo deste trabalho foi relatar as ações
realizadas por cinco estudantes de medicina e odontologia no projeto de extensão “Prevenção, cuidados e enfrentamento à
pandemia do novo coronavírus na região metropolitana de Curitiba”. Realizado durante o segundo semestre de 2020, o projeto
de extensão possibilitou aos estudantes prática na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a elaboração de
produções acadêmicas e a participação em diversas atividades de forma remota e presencial. Na atuação remota, os estudantes
participaram do teleatendimento de suspeitos de Covid-19 no Call center da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba,
atendendo via telefone novos casos suspeitos e fazendo monitoramento de casos confirmados. Foram realizados cerca de
990 atendimentos telefônicos em 264 horas de teleatendimento. Já a atuação presencial ocorreu por meio da participação
no evento “Saúde na Estrada”, com o apoio da SMS de Curitiba. O evento aconteceu na região metropolitana de Curitiba e
atendeu motoristas de caminhão e acompanhantes. Os participantes recebiam orientações sobre a pandemia, checagem de
sinais vitais e reforços de vacinas necessárias. Durante as 36 horas de participação no evento, 820 pessoas foram assistidas
pelos estudantes e professores. Foram coletados dados sobre a percepção dos caminhoneiros quanto a pandemia de Covid-19,
esses dados foram utilizados para analisar o impacto da pandemia na vida e função desses trabalhadores. Foram desenvolvidas
diversas produções acadêmicas sobre a pandemia de Covid-19. Os estudantes apresentaram 15 resumos em eventos científicos,
produziram dois capítulos de livros, dois artigos científicos publicados e outro em fase final de escrita, um resumo expandido
e participaram de 15 eventos regionais e nacionais. A atuação ao lado de profissionais de saúde permitiu que os estudantes
pudessem aprender ativamente sobre o papel do profissional de saúde no enfrentamento da pandemia, acompanhando o
avanço do SUS de acordo com o avanço da doença, desde a gestão até o atendimento primário. O contato com a comunidade
permitiu que os estudantes compartilhassem seus conhecimentos sobre a Covid-19, prestassem atendimento inicial de casos
suspeitos, monitoramento de casos ativos e orientações acerca da pandemia.
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