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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  COORDENAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO
                                           PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                   Autores: CÍNTIA RAQUEL BIM | Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-oeste
                PALAVRAS-CHAVE: formação de recursos humanos; atividades administrativas; parceria interprofissional
                A atuação docente em uma universidade pública envolve também a participação em funções administrativas. Para atuar nessas
                funções,  a  capacitação  é  primordial  para  o  bom  desempenho  do  trabalho.  Após  retornar  às  atividades  docente  depois  do
                doutorado em Saúde Coletiva, assumi a Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com
                ênfase em Saúde da Família em uma Universidade Estadual do Paraná. O desafio ora posto era compreender a legislação e a
                dinâmica do curso. O referido Programa já acontecia há 5 anos, mas ainda existiam, e existem, fatores a serem aprimorados para
                o bom andamento do Programa, que envolve em média 40 docentes e 16 residentes, das áreas de Enfermagem, Educação Física,
                Fisioterapia e Nutrição. Dentre as estratégias implementadas, podemos citar: criação de grupo de Watts app® para facilitar a
                comunicação; reuniões no início de cada ciclo para apresentar a legislação institucional e os planos de ensino das disciplinas;
                atualização constante do cronograma devido à rotatividade de docentes; reuniões com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Núcleo de
                Pós-Graduação para aproximar as instâncias universitárias (isso culminou na criação da função de coordenação com destinação
                de carga horária e gratificação); regularização da documentação das ofertas e cronogramas realizados; atualização cadastral
                junto ao Ministério da Saúde devido ao Programa de Fortalecimento das Residências e atualização dos sistemas; parceria com as
                tutoras de campo pata tomadas de decisão; discussão de regulamento de trabalho de conclusão de residência ainda inexistente;
                realização de eventos (um virtual em razão da pandemia e outro presencial) para encerramento de ciclo e recepção de novos
                residentes; articulação junto à Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU para pleitear ampliação de área e vagas do
                Programa. Essas ações demonstram a complexidade na gestão do Programa, que envolve diversas demandas. Contudo, após 15
                meses na função, obtivemos muitos resultados positivos. Ainda existem alguns aspectos a serem aprimorados, mas a vivência
                na função tem proporcionado muito aprendizado, tanto junto à equipe de residentes, quanto professores, profissionais da
                gestão municipal e do serviço, mostrando que o trabalho em equipe é bastante efetivo no contexto da relação ensino-serviço e
                comunidade. A formação de recursos humanos em saúde deve ser pautada na parceria administrativa com todos os envolvidos
                no processo.



                  PARTICIPAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE
                                                      EXPERIÊNCIA

                   Autores: ISABELA  CRISTINA SANTOS  FREIRE  DE PAULA | Gabriela Caetano Lopes Martins, Francisco Boçon
                   Junior, Bárbara Vieira Sardi, Rafael Gomes Ditterich, William Augusto Gomes de Oliveira Bellani. Instituição:
                   Universidade Federal do Paraná
                PALAVRAS-CHAVE: Relações Comunidade-Instituição; Educação Profissional em Saúde Pública; Covid-19
                A experiência proporcionada pela extensão universitária transforma o estudante, antes passivo, em agente ativo no processo
                de  aprendizagem  e  construção de  experiências  e  pensamento  crítico social. O  objetivo  deste  trabalho  foi  relatar as ações
                realizadas por cinco estudantes de medicina e odontologia no projeto de extensão “Prevenção, cuidados e enfrentamento à
                pandemia do novo coronavírus na região metropolitana de Curitiba”. Realizado durante o segundo semestre de 2020, o projeto
                de extensão possibilitou aos estudantes prática na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a elaboração de
                produções acadêmicas e a participação em diversas atividades de forma remota e presencial. Na atuação remota, os estudantes
                participaram do teleatendimento de suspeitos de Covid-19 no Call center da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba,
                atendendo via telefone novos casos suspeitos e fazendo monitoramento de casos confirmados. Foram realizados cerca de
                990 atendimentos telefônicos em 264 horas de teleatendimento. Já a atuação presencial ocorreu por meio da participação
                no evento “Saúde na Estrada”, com o apoio da SMS de Curitiba. O evento aconteceu na região metropolitana de Curitiba e
                atendeu motoristas de caminhão e acompanhantes. Os participantes recebiam orientações sobre a pandemia, checagem de
                sinais vitais e reforços de vacinas necessárias. Durante as 36 horas de participação no evento, 820 pessoas foram assistidas
                pelos estudantes e professores. Foram coletados dados sobre a percepção dos caminhoneiros quanto a pandemia de Covid-19,
                esses dados foram utilizados para analisar o impacto da pandemia na vida e função desses trabalhadores. Foram desenvolvidas
                diversas produções acadêmicas sobre a pandemia de Covid-19. Os estudantes apresentaram 15 resumos em eventos científicos,
                produziram dois capítulos de livros, dois artigos científicos publicados e outro em fase final de escrita, um resumo expandido
                e participaram de 15 eventos regionais e nacionais. A atuação ao lado de profissionais de saúde permitiu que os estudantes
                pudessem aprender ativamente sobre o papel do profissional de saúde no enfrentamento da pandemia, acompanhando o
                avanço do SUS de acordo com o avanço da doença, desde a gestão até o atendimento primário. O contato com a comunidade
                permitiu que os estudantes compartilhassem seus conhecimentos sobre a Covid-19, prestassem atendimento inicial de casos
                suspeitos, monitoramento de casos ativos e orientações acerca da pandemia.



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