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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS: INTEGRAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
                    ATRAVÉS DE OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.

                    Autores: JULIANA TRINKAUS MENON | Patrícia  Padilha Sobutka, Caroline Gianna da Silva, Juliano Cesar
                    Semkiw, Juliana Molinari. Instituição: SESA/4ª Regional de Saúde de Irati.
                 PALAVRAS-CHAVE: Educação permanente; equipe multiprofissional; cuidados continuados.
                 Os  Cuidados  Continuados  são  constituídos  por  uma  equipe  multiprofissional,  com  atendimento  integrado.  Devido  à
                 rotatividade  de  profissionais  é  necessário  um  cronograma  de  capacitações  visando  a  integração  destes  profissionais  à
                 equipe bem como entender a metodologia de trabalho aplicada nas reabilitações. Os Cuidados Continuados constituem em
                 uma linha de cuidado que avalia o paciente de forma global, buscando promover autonomia e melhorar a funcionalidade,
                 após hospitalização originada por situação clínica aguda, recorrência ou descompensação de processo crônico. A equipe
                 multiprofissional  trabalha  à  saúde  física  e  emocional  dos  pacientes,  considerando  sua  realidade  social  e  seu  papel  na
                 família e na sociedade. Para manter esse atendimento em sintonia são necessárias capacitações periódicas que permitem
                 melhorar o processo de trabalho no desenvolvimento e integração de todos. As oficinas têm como finalidade promover
                 estratégias políticopedagógicas que tomam como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho
                 em saúde. Fortalecendo o vínculo entre todos, proporcionando o diálogo e principalmente a integração dos profissionais
                 que estão ingressando na equipe. Agregando o compartilhamento do Cuidado  e a melhoria da gestão do SUS. Foram
                 realizadas Oficinas abrangendo o Projeto Terapêutico Singular (PTS), Política Nacional de Humanização (PNH) e Segurança do
                 Paciente. Foi utilizado a Metodologia Ativa com apresentações de slides, trabalhos em equipe, estudos de casos, discussões,
                 dinâmicas de grupos, fomentando a participação de todos e construindo o conhecimento compartilhado com a elaboração
                 de cronograma de capacitações permanentes. Estas oficinas foram realizadas pelos profissionais capacitados da Regional
                 de Saúde. Envolver toda a equipe multiprofissional num processo de educação permanente trouxe além da valorização
                 profissional  o  compartilhamento  do  conhecimento  de  cada  área  para  formar  um  aprendizado  coletivo,  agregando
                 valores aos atendimentos prestados aos pacientes. A Educação Permanente na formação e nas mudanças decorridas no
                 desenvolvimento do cuidado fortalece o aprendizado coletivo, empoderando a equipe multiprofissional.





                   USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
                                       DE FISIOTERAPIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

                    Autores: RUBIA CALDAS UMBURANAS | Cíntia Raquel Bim Quartiero. Instituição: Universidade Estadual do
                    Centro-Oeste

                 PALAVRAS-CHAVE: fisioterapia; ensino; estágio supervisionado.
                 O  portfólio  é  uma  forma  de  avaliar  interativa  e  moderna,  com  o  objetivo  de  trazer  novas  perspectivas  ao  cotidiano do
                 trabalho docente. Seu uso é uma estratégia para revelar não só o que foi aprendido, mas também modificar a relação
                 pedagógica com uma prática avaliativa mais participativa, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. O presente
                 relato visa apresentar a experiência de 2 docentes com o uso do portfólio como prática avaliativa do cotidiano no estágio
                 supervisionado de Fisioterapia na Atenção Básica, com 36 acadêmicos do 4º ano de uma universidade pública em 2021.
                 Foi proposto o registro das atividades como um diário da rotina do estágio que foram: (1) atendimentos domiciliares e
                 individuais  na Unidade  Básica de Saúde (UBS); e atividades diversas que contemplou (2) conhecer a rotina de trabalho
                 da UBS; (3) realizar territorialização e diagnóstico situacional juntos aos agentes comunitários de saúde; (4) discussão de
                 ferramentas tecnológicas e processo de trabalho do fisioterapeuta; (5) discussão de casos; (6) participação da reunião do
                 Conselho Municipal de Saúde; (7) acesso aos sistemas de informação em saúde e prontuário eletrônico do município; (8)
                 realização de atividade de educação em saúde; e (9) elaboração de material com informações epidemiológicas dos usuários
                 da UBS. O portfólio deveria ser elaborado individualmente, em manuscrito, ilustrado com fotos ou desenhos elaborados
                 pelo acadêmico e entregue ao final do ciclo do estágio. O resultado do material foi excelente, vários formatos de registros
                 foram observados com reflexões da rotina que se enquadravam com o momento, inspirações de acordo com as situações
                 vivenciadas, fotos das atividades diárias, ilustrações, análise crítica, mudanças de abordagens de acordo com o contexto,
                 expectativas e dificuldades encontradas com as atividades individuais ou em equipe e visão ampliada do ser humano. O
                 acesso a esse material auxiliou os docentes a conhecer as individualidades dos acadêmicos, na estruturação do estágio como
                 modificar ou manter atividades propostas e para agregar valor ao desenvolvimento de competências e habilidades para a
                 formação profissional. Aos acadêmicos favoreceu a organização dos seus registros e a liberdade de reflexão sobre seus
                 progressos nas atividades práticas. O portfólio mostrou-se uma excelente ferramenta avaliativa do estágio por apresentar
                 um feedback mais detalhado da vivência dos acadêmicos.




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