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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
O INTERNATO MÉDICO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: A POTÊNCIA DA
RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM
Autores: NICOLLE LUCENA DA SILVEIRA | Rafael Augusto Dammski Hackbart, Flavia Vernizi Adachi. Instituição:
Fundação Estatal de Atenção a Saúde
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizado Contextualizado; Educação; Saúde Mental;
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de ensino aprendizagem no processo de formação médica, em um Centro de
Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba. O desenvolvimento do internato médico no CAPS vem instigando e estimulando o estudo
e atualização técnica dos profissionais, que se deparam com alunos que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os temas
presenciados. Mesmo diante das diferentes preferências dos acadêmicos em relação às variadas áreas de conhecimento da
medicina, existe por parte do profissional do CAPS, o interesse em mostrar quão interessante é a área de conhecimento por ele
escolhida. Assim, ao compartilhar sua prática, o profissional vivencia o processo de autorreflexão e análise crítica sobre o seu fazer
(avaliações, conclusões e condutas), favorecendo o repensar sobre a prática cotidiana, evitando o automatismo e qualificando
o serviço ofertado. Por sua vez, através do acompanhamento do cenário real da prática, os acadêmicos deparam-se com a
transversalidade inerente ao campo da saúde mental, uma vez que o sofrimento psíquico é expresso nos mais diversos contextos,
não somente naqueles voltados para este cuidado especificamente, evidenciando a necessidade de conhecimento profissional
mínimo para a abordagem e avaliação deste público. A vivência proporcionada pelo internato revelou-se como significativo fator
de mudança de percepção e atitudes quanto a preconceitos e paradigmas culturalmente instituídos, relacionados a moralidade de
certos comportamentos, como no caso dos transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas; é perceptível a mudança
de atitudes e o desenvolvimento de empatia para com esta população, manifestando-se maior interesse no conhecimento dos
fatores desencadeantes de problemas psíquicos. A visão acerca da complexidade desta área, sensibiliza o acadêmico para uma
atuação com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da integralidade do
cuidado e considerando em seu exercício profissional, a determinação social do processo de saúde e doença. Assim, através
da metodologia da problematização, oportuniza-se uma aprendizagem focada na indissociabilidade dos contextos e histórias
de vida no processo de formação dos acadêmicos, que se faz por meio do diálogo e da relação com a equipe, aqui quase como
professores de sua prática, que nesta ação educativa aprendem ao mesmo tempo que ensinam, produzindo ações emancipadoras
e transformadoras da realidade vivida.
QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DAS REGIONAIS DE SAÚDE: PLANIFICASUS
PARANÁ COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Autores: JÉSSICA OLIVEIRA DE LIMA | Maria Goretti David Lopes, Giseli da Rocha, Sidneya Marques Svierdsovski,
Rosiane Aparecida da Silva, Mariane Rodrigues de Melo. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
PALAVRAS-CHAVE: Atenção à Saúde; Educação Continuada; Gestão em Saúde.
Caracterização: As ações em saúde pública são dinâmicas e exigem constante atualização e busca por conhecimento. No âmbito
da gestão estadual, o profissional de saúde que compõe a força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regionais de
saúde representam o apoio técnico para os serviços e equipes de saúde municipais, e são importantes atores para a efetivação
das ações em saúde nos territórios regionais. Entretanto, promover a formação continuada dessa força de trabalho torna-se um
desafio para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, diante de todas as dimensões que envolvem os processos de
trabalho das equipes técnicas das regionais de saúde. Justificativa: A Educação Permanente em Saúde (EPS) se configura como
aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Se baseia
na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, ocorrendo no cotidiano do trabalho.
Desde 2019, por meio da metodologia da Planificação da Atenção à Saúde - PlanificaSUS Paraná, a Sesa fomenta a participação de
referências técnicas de cada regional de saúde, como Tutores Regionais, e promove encontros de formações teóricas e práticas
para subsidiar a qualificação dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada
(AAE) nos municípios. Objetivos: Instrumentalizar os Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná, para o desenvolvimento de ações
efetivas a partir de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua. Descrição da experiência: Entre
novembro de 2021 e junho de 2022 foram realizados 4 encontros de formação dos tutores regionais do Planifica SUS Paraná, com
a utilização de práticas problematizadoras que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos e que replicam com os
municípios dos seus territórios. Dentre os temas desenvolvidos nesses encontros, foram abordados a integração da APS e AAE em
Rede, o Território e Gestão de Base Populacional, e o acesso à Rede de Atenção à Saúde (RAS). Reflexões e recomendações: Diante
do exposto, promover esses encontros propiciam o fortalecimento da gestão estadual em âmbito regional, e a capilarização das
informações com alinhamento e qualidade técnica. Além disso, o PlanificaSUS Paraná proporciona uma reflexão sobre a realidade
e possibilita adequar o processo de acordo com as necessidades apresentadas nos monitoramentos e discussões regionais.
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