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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                   O INTERNATO MÉDICO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: A POTÊNCIA DA
                                            RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM

                   Autores: NICOLLE LUCENA DA SILVEIRA | Rafael Augusto Dammski Hackbart, Flavia Vernizi Adachi. Instituição:
                   Fundação Estatal de Atenção a Saúde

                PALAVRAS-CHAVE: Aprendizado Contextualizado; Educação; Saúde Mental;
                O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de ensino aprendizagem no processo de formação médica, em um Centro de
                Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba. O desenvolvimento do internato médico no CAPS vem instigando e estimulando o estudo
                e atualização técnica dos profissionais, que se deparam com alunos que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os temas
                presenciados. Mesmo diante das diferentes preferências dos acadêmicos em relação às variadas áreas de conhecimento da
                medicina, existe por parte do profissional do CAPS, o interesse em mostrar quão interessante é a área de conhecimento por ele
                escolhida. Assim, ao compartilhar sua prática, o profissional vivencia o processo de autorreflexão e análise crítica sobre o seu fazer
                (avaliações, conclusões e condutas), favorecendo o repensar sobre a prática cotidiana, evitando o automatismo e qualificando
                o  serviço  ofertado. Por sua  vez,  através do  acompanhamento  do  cenário  real da  prática, os  acadêmicos deparam-se com a
                transversalidade inerente ao campo da saúde mental, uma vez que o sofrimento psíquico é expresso nos mais diversos contextos,
                não somente naqueles voltados para este cuidado especificamente, evidenciando a necessidade de conhecimento profissional
                mínimo para a abordagem e avaliação deste público. A vivência proporcionada pelo internato revelou-se como significativo fator
                de mudança de percepção e atitudes quanto a preconceitos e paradigmas culturalmente instituídos, relacionados a moralidade de
                certos comportamentos, como no caso dos transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas; é perceptível a mudança
                de atitudes e o desenvolvimento de empatia para com esta população, manifestando-se maior interesse no conhecimento dos
                fatores desencadeantes de problemas psíquicos. A visão acerca da complexidade desta área, sensibiliza o acadêmico para uma
                atuação com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da integralidade do
                cuidado e considerando em seu exercício profissional, a determinação social do processo de saúde e doença. Assim, através
                da metodologia da problematização, oportuniza-se uma aprendizagem focada na indissociabilidade dos contextos e histórias
                de vida no processo de formação dos acadêmicos, que se faz por meio do diálogo e da relação com a equipe, aqui quase como
                professores de sua prática, que nesta ação educativa aprendem ao mesmo tempo que ensinam, produzindo ações emancipadoras
                e transformadoras da realidade vivida.





                    QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DAS REGIONAIS DE SAÚDE: PLANIFICASUS
                          PARANÁ COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

                   Autores: JÉSSICA OLIVEIRA DE LIMA | Maria Goretti David Lopes, Giseli da Rocha, Sidneya Marques Svierdsovski,
                   Rosiane Aparecida da Silva, Mariane Rodrigues de Melo. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

                PALAVRAS-CHAVE: Atenção à Saúde; Educação Continuada; Gestão em Saúde.
                Caracterização: As ações em saúde pública são dinâmicas e exigem constante atualização e busca por conhecimento. No âmbito
                da gestão estadual, o profissional de saúde que compõe a força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regionais de
                saúde representam o apoio técnico para os serviços e equipes de saúde municipais, e são importantes atores para a efetivação
                das ações em saúde nos territórios regionais. Entretanto, promover a formação continuada dessa força de trabalho torna-se um
                desafio para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, diante de todas as dimensões que envolvem os processos de
                trabalho das equipes técnicas das regionais de saúde. Justificativa: A Educação Permanente em Saúde (EPS) se configura como
                aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Se baseia
                na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, ocorrendo no cotidiano do trabalho.
                Desde 2019, por meio da metodologia da Planificação da Atenção à Saúde - PlanificaSUS Paraná, a Sesa fomenta a participação de
                referências técnicas de cada regional de saúde, como Tutores Regionais, e promove encontros de formações teóricas e práticas
                para subsidiar a qualificação dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada
                (AAE) nos municípios. Objetivos: Instrumentalizar os Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná, para o desenvolvimento de ações
                efetivas a partir de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua. Descrição da experiência: Entre
                novembro de 2021 e junho de 2022 foram realizados 4 encontros de formação dos tutores regionais do Planifica SUS Paraná, com
                a utilização de práticas problematizadoras que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos e que replicam com os
                municípios dos seus territórios. Dentre os temas desenvolvidos nesses encontros, foram abordados a integração da APS e AAE em
                Rede, o Território e Gestão de Base Populacional, e o acesso à Rede de Atenção à Saúde (RAS). Reflexões e recomendações: Diante
                do exposto, promover esses encontros propiciam o fortalecimento da gestão estadual em âmbito regional, e a capilarização das
                informações com alinhamento e qualidade técnica. Além disso, o PlanificaSUS Paraná proporciona uma reflexão sobre a realidade
                e possibilita adequar o processo de acordo com as necessidades apresentadas nos monitoramentos e discussões regionais.



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