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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE HUMANIDADES MÉDICAS: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Autores: VITÓRIA DE PAULA SANTOS | João Henrique Stankiewicz Haensel, Mayla Fernanda de Moura
Carvalhaes, Aline Harumi Hirabayashi de Oliveira, Danila Moreira Roque, Cristiane de Melo Aggio. Instituição:
UNICENTRO
PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; ciências humanas; ética médica
Uma liga acadêmica é uma entidade que fomenta o aprofundamento de temas e o desenvolvimento de pesquisas e projetos
de extensão, sendo gerida pelos próprios estudantes, sob a responsabilidade de um professor orientador. Este trabalho trata-
se de um relato de experiência a respeito da criação de uma liga acadêmica de humanidades médicas em uma instituição
de ensino superior (IES) pública e estadual localizada na porção centro-oeste do estado do Paraná. A implementação do
curso de Medicina nessa IES ocorreu em 2019, após as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Medicina terem
sido aprovadas. O objetivo deste relato é analisar a implantação da liga acadêmica de humanidades médicas no curso de
Medicina em questão. A justificativa para a criação dessa liga acadêmica segue o pressuposto de que o currículo definido
pelas novas DCNs propõe uma formação médica mais humanista, crítica e reflexiva. A análise do processo de implantação
dessa liga acadêmica foi embasada na lista de verificação TIDieR-PHP e o enfoque metodológico dado para esta análise foi
pautado pelos sete pilares de qualidade de intervenção em saúde, como propostos por Donabedian. O período analisado
se inicia em 2020 e termina em 2022. Por conta da pandemia de COVID-19, adaptaram-se as atividades para que pudessem
ocorrer via on-line. O grupo fundador era composto por sete integrantes mais um professor preceptor. Em seguida, foram
aceitos ligantes a partir da escolha individual dos acadêmicos da IES matriculados no curso de Medicina, sem processo
seletivo, totalizando 19 integrantes ao final. Por conta do lockdown, nenhuma atividade de cunho extensionista pôde ser
realizada, mas mantiveram-se as atividades científicas, as quais corresponderam a reuniões, em grupos menores ou não,
para a discussão de temas das humanidades ou de obras literárias ou cinematográficas específicas. Os ligantes deveriam
pesquisar materiais, criar ideias ou buscar referências com vistas a embasar e fomentar as discussões referentes a cada
encontro. Ao final do período desse primeiro ciclo de atividades, houve um grande ganho em termos tanto do conhecimento
e possibilidades de aplicação das humanidades para a prática médica, quanto ao fortalecimento do sentimento de grupo e,
por conseguinte, da saúde mental dos participantes. Recomenda-se a criação de ligas acadêmicas de humanidades médicas
nos cursos de Medicina de todo o país.
VELHOS PROBLEMAS, NOVAS ESTRATÉGIAS: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E A DENGUE
DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Autores: ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALÚ | Paulo César Martins Ourives. Instituição: Autarquia
Municipal de Saúde de Apucarana
PALAVRAS-CHAVE: Serviços de saúde escolar; Educação em saúde; Intersetorialidade
O presente relato de experiência descreve a ação de PSE, num esforço intersetorial, com a participação efetiva de escolares
e comunidade, no combate à dengue. A proposta de trabalho deu-se com a urgência de implantar medidas de controle do
vetor Aedes aegypti, diante do quadro epidêmico que o Paraná se encontrava. Estabeleceu-se uma parceria entre o Serviço
Social do Comércio (SESC) e a coordenação de saúde do PSE do município de Apucarana/PR, com o objetivo de promover
saúde desenvolvendo ações educativas, com recursos virtuais e práticas nos territórios, impulsionando a mobilização social,
no período da pandemia do covid-19. Os resultados apontaram grande repercussão na comunidade escolar local, chamou a
atenção de autoridades sanitárias da Secretaria de Estado de Saúde, as quais deflagraram iniciativas em diversos municípios
do Paraná. A articulação de saberes e vivências, desde o planejamento, na organização dos marcos temporais, durante o
desenvolvimento da campanha e na avaliação dos resultados proporcionou a corresponsabilização e comprometimento dos
pares. Conclui-se que a sinergia dos sujeitos, dos diferentes setores, mesmo na situação pandêmica adversa, e o foco no
desenvolvimento social, evidenciou a potência transformadora do PSE nos modos de viver. A ampliação da perspectiva de
atuação sobre problemas persistentes e incorporação de novas estratégias de abordagem na relação entre o ambiente e a
saúde, denotam o caráter inovador dessa experiência, na forma de ressignificar saberes e instaurar novas práticas.
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