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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
DICA DA SEMANA: TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO
Autores: MICHELE IORIS | Gisele de Melo, Rosane Kraus, Camilla Ferreira de Lima. Instituição: Hospital
Municipal do Idoso Zilda Arns
PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; enfermagem; tecnologia educacional;
Caracterização do problema: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) correspondem a um conjunto de
tecnologias que são utilizadas e interferem nos processos informacionais e comunicativos disponíveis na sociedade moderna.
Na educação, as TICs exercem um papel cada vez mais importante na forma de comunicar, aprender e viver das pessoas.
Justificativa: Considerando a dificuldade de compartilhar informações sobre conteúdos pertinentes à pratica hospitalar,
protocolos, rotinas e fluxos institucionais e inclusão de novos produtos para cem por cento das equipes assistenciais, devido
férias, folgas, e abstenções, surge a necessidade de incluir uma ferramenta tecnológica que contemple os profissionais
em sua totalidade. Objetivo: Divulgar amplamente informações de maneira prática e objetiva à equipe multiprofissional
através de uma ferramenta de tecnologia educacional no ambiente hospitalar. Descrição da experiência: Conforme a
necessidade institucional, demandas trazidas pelas equipes ou gestores, são produzidos conteúdos explicativos que reúnem
informações verbais e visuais, transmitindo dados e conceitos de forma simples e objetiva, os chamados infográficos.
Através de softwares ou websites de edição, são criados os infográficos que posteriormente são compartilhados por meio de
aplicativo de compartilhamento de mensagens. O projeto intitulado “dica da semana” desenvolvida pelo Serviço de Educação
Continuada com participação da gestão, está implementado há cerca de dois anos e foi de suma importância durante a
pandemia da Covid 19, pois devido a necessidade de compartilhar recomendações sobre o uso de EPIs e cuidados com
os pacientes, que surgiam diariamente no início da pandemia, a ferramenta foi uma grande aliada aos treinamentos e
capacitações, reforçando informações e alcançando as equipes assistenciais amplamente. Reflexão sobre a experiência
e Recomendações: A Tecnologia Educacional no campo da saúde, atua como intermediadora no processo de ensino-
aprendizagem na construção de ações de saúde, corroborando com os princípios do SUS sobretudo o de integralidade. A
experiência mostra-se exitosa e afirma a importância de aliar tecnologia educacional à educação em serviço. Palavras-chave:
Educação em saúde; enfermagem; tecnologia educacional.
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E EMPÁTICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE
SAÚDE MENTAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS
Autores: JOSIANE CECÍLIA LUZIA | Matheus Akins da Rocha, Leonardo dos Reis Fernandes, Beatriz Alegre
Araújo, Cristiane Angélica Balan, Marcelle Diorio de Souza. Instituição: Universidade Estadual de Londrina e
Secretaria de Recursos Humanos- Prefeitura Municipal de Londrina - Paraná
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação assertiva e empática; cuidado; saúde mental
Caracterização do problema: Nesse contexto pós-pandemia da Covid-19, em que comportamentos de insegurança,
estresse e ansiedade aumentaram, alguns gestores públicos solicitaram à Secretaria de Recursos Humanos (RH), da Prefeitura
Municipal de Londrina, auxilio de ações que pudessem promover saúde mental em suas secretarias. Justificativa: A literatura
mostra que treinamento de comportamentos assertivos e empático pode aumentar a probabilidade de promover a saúde
mental dos indivíduos. Objetivo: Descrever a experiência da capacitação em comunicação assertiva e empática. Descrição
da experiência: As profissionais de Psicologia e Serviço Social, lotadas no RH, da Prefeitura de Londrina/Paraná, juntamente
com três estagiários, do Curso de Psicologia, da Universidade Estadual de Londrina e uma docente do referido curso
realizaram uma avaliação diagnóstica e o treinamento. Participaram da capacitação 120 servidores, no total, foram realizados
encontros quinzenais, com duas horas de duração, respectivamente. Nos encontros exposições teóricas sobre comunicação
assertiva e empática foram realizadas, bem como, vivencias, relaxamentos, técnicas relacionadas a práticas integrativas,
rodas de conversas para as discussões e reflexões sobre os temas. Reflexões sobre a experiência: Os dados levantados
através das discussões e questionários de satisfação demonstraram que a maioria dos servidores se mostrou satisfeita com
a capacitação, pois essa se constituiu em um espaço de escuta, de aprendizado e de reflexão, além de possibilitar a discussão
sobre o seu fazer, o que facilitou à promoção de saúde mental. Cabe ressaltar que as reflexões proporcionadas durante
a capacitação forneceram rearranjos de variáveis que puderam melhorar o processo de comunicação entre as equipes e
entre essas e seus gestores. Recomendações: O desenvolvimento ou aperfeiçoamento de repertórios comportamentais
que envolvam habilidades assertivas, e, ou empáticas perpassa o autoconhecimento, a criatividade, o respeito, a capacidade
de aceitação e aceitação do outro, quando comete erros, por exemplo. Assim, a capacitação é uma ferramenta que permite
o aperfeiçoamento contínuo nas organizações e pode promover saúde mental, além de o conhecimento produzido pela
academia retornar para a sociedade em forma de parceria, em que as trocas de experiências se constroem nas interações
entre os acadêmicos e os profissionais e traz benefícios a toda sociedade.
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