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EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
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                  DICA DA SEMANA: TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO
                    Autores: MICHELE IORIS | Gisele de Melo, Rosane Kraus, Camilla Ferreira de Lima. Instituição: Hospital
                    Municipal do Idoso Zilda Arns
                 PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; enfermagem; tecnologia educacional;
                 Caracterização do  problema:  As  Tecnologias  da  Informação e  Comunicação  (TICs)  correspondem a um  conjunto  de
                 tecnologias que são utilizadas e interferem nos processos informacionais e comunicativos disponíveis na sociedade moderna.
                 Na educação, as TICs exercem um papel cada vez mais importante na forma de comunicar, aprender e viver das pessoas.
                 Justificativa: Considerando a dificuldade de compartilhar informações sobre conteúdos pertinentes à pratica hospitalar,
                 protocolos, rotinas e fluxos institucionais e inclusão de novos produtos para cem por cento das equipes assistenciais, devido
                 férias, folgas, e abstenções, surge a necessidade de incluir uma ferramenta tecnológica que contemple os profissionais
                 em sua totalidade. Objetivo: Divulgar amplamente informações de maneira prática e objetiva à equipe multiprofissional
                 através de  uma ferramenta de  tecnologia  educacional  no  ambiente hospitalar.  Descrição  da  experiência: Conforme a
                 necessidade institucional, demandas trazidas pelas equipes ou gestores, são produzidos conteúdos explicativos que reúnem
                 informações  verbais  e  visuais,  transmitindo  dados  e  conceitos  de  forma  simples  e  objetiva,  os  chamados  infográficos.
                 Através de softwares ou websites de edição, são criados os infográficos que posteriormente são compartilhados por meio de
                 aplicativo de compartilhamento de mensagens. O projeto intitulado “dica da semana” desenvolvida pelo Serviço de Educação
                 Continuada com participação da gestão, está implementado há cerca de dois anos e foi de suma importância durante a
                 pandemia da Covid 19, pois devido a necessidade de compartilhar recomendações sobre o uso de EPIs e cuidados com
                 os pacientes, que surgiam diariamente no início da pandemia, a ferramenta foi uma grande aliada aos treinamentos e
                 capacitações, reforçando informações e alcançando as equipes assistenciais amplamente. Reflexão sobre a experiência
                 e  Recomendações: A  Tecnologia Educacional  no  campo da saúde, atua como intermediadora no  processo de  ensino-
                 aprendizagem na construção de ações de saúde, corroborando com os princípios do SUS sobretudo o de integralidade. A
                 experiência mostra-se exitosa e afirma a importância de aliar tecnologia educacional à educação em serviço. Palavras-chave:
                 Educação em saúde; enfermagem; tecnologia educacional.





                     COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E EMPÁTICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE
                                     SAÚDE MENTAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

                    Autores: JOSIANE CECÍLIA LUZIA | Matheus Akins da Rocha, Leonardo dos Reis Fernandes, Beatriz Alegre
                    Araújo, Cristiane Angélica Balan, Marcelle Diorio de Souza. Instituição: Universidade Estadual de Londrina e
                    Secretaria de Recursos Humanos- Prefeitura Municipal de Londrina - Paraná
                 PALAVRAS-CHAVE: Comunicação assertiva e empática; cuidado; saúde mental
                 Caracterização  do problema:  Nesse  contexto  pós-pandemia  da  Covid-19,  em  que  comportamentos  de  insegurança,
                 estresse e ansiedade aumentaram, alguns gestores públicos solicitaram à Secretaria de Recursos Humanos (RH), da Prefeitura
                 Municipal de Londrina, auxilio de ações que pudessem promover saúde mental em suas secretarias. Justificativa: A literatura
                 mostra que treinamento de comportamentos assertivos e empático pode aumentar a probabilidade de promover a saúde
                 mental dos indivíduos. Objetivo: Descrever a experiência da capacitação em comunicação assertiva e empática. Descrição
                 da experiência: As profissionais de Psicologia e Serviço Social, lotadas no RH, da Prefeitura de Londrina/Paraná, juntamente
                 com três estagiários, do  Curso  de  Psicologia, da  Universidade  Estadual  de  Londrina  e uma docente  do  referido curso
                 realizaram uma avaliação diagnóstica e o treinamento. Participaram da capacitação 120 servidores, no total, foram realizados
                 encontros quinzenais, com duas horas de duração, respectivamente. Nos encontros exposições teóricas sobre comunicação
                 assertiva e empática foram realizadas, bem como, vivencias, relaxamentos, técnicas relacionadas a práticas integrativas,
                 rodas de conversas para as discussões e reflexões sobre os temas. Reflexões sobre a experiência: Os dados levantados
                 através das discussões e questionários de satisfação demonstraram que a maioria dos servidores se mostrou satisfeita com
                 a capacitação, pois essa se constituiu em um espaço de escuta, de aprendizado e de reflexão, além de possibilitar a discussão
                 sobre o seu fazer, o que facilitou à promoção de saúde mental. Cabe ressaltar que as reflexões proporcionadas durante
                 a capacitação forneceram rearranjos de variáveis que puderam melhorar o processo de comunicação entre as equipes e
                 entre essas e seus gestores. Recomendações: O desenvolvimento ou aperfeiçoamento de repertórios comportamentais
                 que envolvam habilidades assertivas, e, ou empáticas perpassa o autoconhecimento, a criatividade, o respeito, a capacidade
                 de aceitação e aceitação do outro, quando comete erros, por exemplo. Assim, a capacitação é uma ferramenta que permite
                 o aperfeiçoamento contínuo nas organizações e pode promover saúde mental, além de o conhecimento produzido pela
                 academia retornar para a sociedade em forma de parceria, em que as trocas de experiências se constroem nas interações
                 entre os acadêmicos e os profissionais e traz benefícios a toda sociedade.



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