Page 82 - ANAIS_6congresso_8Mostra
P. 82

EIXO 2   Educação e Formação em Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                 PRÁTICA EDUCATIVA FUNDAMENTADA NO CONHECIMENTO, INTERAÇÃO E EXERCÍCIO DA
                                                  CONSCIÊNCIA CRÍTICA

                   Autores: JOELMA AMELIA MUNIZ DE CASTRO | Instituição: PMC/SMS/DS-CIC/UMS Candido Portinari
                PALAVRAS-CHAVE:  Residência  Multiprofissional;  Enfermagem;  Atenção  Primária;  Rede  de  Assistência;  Cuidado
                Compartilhado
                Caracterização do problema A Atenção Primária (APS) ao longo do fortalecimento do SUS, vem se aprimorando e ampliando o
                acesso de tal maneira que casos complexos que outrora manejavam em ambiente hospitalar, migraram para APS. Em diversas
                ocasiões a complexidade torna-se impossível, o manejo sem que o profissional atue de maneira multiprofissional, interdisciplinar
                e por vezes multissetorial, apesar de já estar intrínseca essa atuação na APS. Para tanto necessita ter conhecimento de toda a Rede
                de Assistência. Nesse contexto justifica-se a Residência em Saúde Multiprofissional na APS, pois essa vem ao encontro das atuais
                necessidades de saúde visualizadas atualmente no serviço público. Objetivos Relatar a importância da interação e as atividades
                desenvolvidas com profissionais do programa de complementação de formação para médicos (Revalidandos) com Residentes de
                Enfermagem em Saúde Multiprofissional em Unidade de Saúde em um Município do Paraná. Descrição da Experiência Trata-se
                de experiência iniciada em agosto/2019 com algumas nuances no projeto inicial em virtude da Pandemia Covid19. A unidade
                recebeu 03 revalidandos e 02 residentes enfermeiras, em tempos diferentes. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto de
                complementação do processo de revalidação, elaborei um cronograma onde  fosse contemplado conhecimento  de todos os
                processos realizados na unidade, situação que ocorre com demais residentes; atribuições de toda equipe; mapeamento territorial;
                reuniões de equipe; visitas domiciliares multiprofissionais; discussão de casos e elaboração de planos de cuidado incluindo os
                agentes de saúde; reuniões de grupos de crônicos elaborados e dirigidos pelos próprios revalidandos com temas da área médica;
                além das consultas compartilhadas com os médicos. No tocante à enfermeira, ocorria presença do revalidando (quando paciente
                permitia) nas consultas. Dessa forma o profissional vivenciava quais atribuições são inerentes ao enfermeiro em suas consultas e
                seu foco de cuidado. Com o agravamento da Pandemia e reestruturação do modelo de atendimento permaneceu conosco apenas
                a enfermeira residente. Reflexão sobre experiência e Recomendações Considero necessário o fortalecimento dos programas de
                residência multiprofissional na APS, pois o advento do residente nutre novas ideias assim como em contrapartida o profissional
                em formação tem a oportunidade da tomada de conhecimento de como funciona a rede de assistência e como é importante o
                cuidado compartilhado.




                PERSPECPERSPECTIVA NA IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINOSERVIÇO -
                                     COMUNIDADE NA MACRORREGIÃO NOROESTE PR

                   Autores: GREICY CEZAR DO AMARAL | DAIANE CAMACHO, PRISCILA M. C. SADE, VANESSA D.A. BALDISSERA,
                   MAURO S. ARAUJO. Instituição: Secretaria de Saúde Estado do Paraná - 15 RS Maringá

                PALAVRAS-CHAVE: Integração ensino-serviço-comunidade; Política Nacional de Educação Permanente, Regionalização,
                Sistema Único de Saúde
                Caracterização do problema: Nos anos iniciais  da implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde,  o
                repasse do recurso federal era condicionado à elaboração do Plano de Educação Permanente em Saúde pelos Estados. Nesse
                tempo, houve a desarticulação dos Polos Regionais de EPS e, no mesmo ano, foi instalada a Comissão Estadual de Integração
                Ensino-Serviço-Comunidade  (CIESC),  institucionalizada  em 2016,  com uma  nova  proposta: a implantação de  quatro  CIESC
                Macrorregionais: Leste Curitiba, Norte Londrina, Noroeste Maringá e Oeste Cascavel, fortalecendo a formulação, condução e
                desenvolvimento da PNEPS. Justificativa: Fortalecimento da EPS e dos processos de construção e disseminação do conhecimento
                voltado às necessidades locorregionais em relação à gestão do trabalho e EPS para subsidiar processos de formação por meio
                de  proposituras  para  qualificação  e  aperfeiçoamento  da  força  de  trabalho  do  SUS.  Objetivos:  Discorrer  sobre  os  desafios  e
                as perspectivas à construção de uma proposta de educação permanente em saúde de integração ensino- serviço-comunidade
                em uma macrorregião de saúde. Descrição da experiência: A 15ª regional de saúde - sede do macrorregional noroeste- vem
                desenvolvendo a gestão de educação e saúde. Em seu processo de trabalho articula e coordena processos de educação na saúde,
                voltados para os trabalhadores do SUS, com foco educacional nos processos de trabalho, vistas à mudança e, consequentemente,
                atender às necessidades de saúde da população com mais qualidade. Neste contexto, fomos escolhidos para iniciarmos o processo
                de descentralização do CIESC-PR, sobressaltando desafios operacionais dessa inovação com perspectivas de participação efetiva
                dos atores.  Reflexão  sobre  a  experiência  e  Recomendações: A integração dos processos formativos relativos à formação
                profissional com agregação, convergência de conteúdos e metodologias voltados às necessidades do SUS depende da realidade
                local, da natureza das necessidades, das opiniões políticas e práticas relativas a seu enfrentamento. As necessidades de EPS
                priorizadas na macrorregião devem ser discutidas pelo coletivo de representantes envolvidos no processo de planejamento e
                subsidiarão as ações de qualificação profissional da força de trabalho do SUS no Paraná, de forma participativa e ascendente em
                consonância com as diretrizes da PNEPS.



                                                           82
   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87