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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
PRÁTICA EDUCATIVA FUNDAMENTADA NO CONHECIMENTO, INTERAÇÃO E EXERCÍCIO DA
CONSCIÊNCIA CRÍTICA
Autores: JOELMA AMELIA MUNIZ DE CASTRO | Instituição: PMC/SMS/DS-CIC/UMS Candido Portinari
PALAVRAS-CHAVE: Residência Multiprofissional; Enfermagem; Atenção Primária; Rede de Assistência; Cuidado
Compartilhado
Caracterização do problema A Atenção Primária (APS) ao longo do fortalecimento do SUS, vem se aprimorando e ampliando o
acesso de tal maneira que casos complexos que outrora manejavam em ambiente hospitalar, migraram para APS. Em diversas
ocasiões a complexidade torna-se impossível, o manejo sem que o profissional atue de maneira multiprofissional, interdisciplinar
e por vezes multissetorial, apesar de já estar intrínseca essa atuação na APS. Para tanto necessita ter conhecimento de toda a Rede
de Assistência. Nesse contexto justifica-se a Residência em Saúde Multiprofissional na APS, pois essa vem ao encontro das atuais
necessidades de saúde visualizadas atualmente no serviço público. Objetivos Relatar a importância da interação e as atividades
desenvolvidas com profissionais do programa de complementação de formação para médicos (Revalidandos) com Residentes de
Enfermagem em Saúde Multiprofissional em Unidade de Saúde em um Município do Paraná. Descrição da Experiência Trata-se
de experiência iniciada em agosto/2019 com algumas nuances no projeto inicial em virtude da Pandemia Covid19. A unidade
recebeu 03 revalidandos e 02 residentes enfermeiras, em tempos diferentes. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto de
complementação do processo de revalidação, elaborei um cronograma onde fosse contemplado conhecimento de todos os
processos realizados na unidade, situação que ocorre com demais residentes; atribuições de toda equipe; mapeamento territorial;
reuniões de equipe; visitas domiciliares multiprofissionais; discussão de casos e elaboração de planos de cuidado incluindo os
agentes de saúde; reuniões de grupos de crônicos elaborados e dirigidos pelos próprios revalidandos com temas da área médica;
além das consultas compartilhadas com os médicos. No tocante à enfermeira, ocorria presença do revalidando (quando paciente
permitia) nas consultas. Dessa forma o profissional vivenciava quais atribuições são inerentes ao enfermeiro em suas consultas e
seu foco de cuidado. Com o agravamento da Pandemia e reestruturação do modelo de atendimento permaneceu conosco apenas
a enfermeira residente. Reflexão sobre experiência e Recomendações Considero necessário o fortalecimento dos programas de
residência multiprofissional na APS, pois o advento do residente nutre novas ideias assim como em contrapartida o profissional
em formação tem a oportunidade da tomada de conhecimento de como funciona a rede de assistência e como é importante o
cuidado compartilhado.
PERSPECPERSPECTIVA NA IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINOSERVIÇO -
COMUNIDADE NA MACRORREGIÃO NOROESTE PR
Autores: GREICY CEZAR DO AMARAL | DAIANE CAMACHO, PRISCILA M. C. SADE, VANESSA D.A. BALDISSERA,
MAURO S. ARAUJO. Instituição: Secretaria de Saúde Estado do Paraná - 15 RS Maringá
PALAVRAS-CHAVE: Integração ensino-serviço-comunidade; Política Nacional de Educação Permanente, Regionalização,
Sistema Único de Saúde
Caracterização do problema: Nos anos iniciais da implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, o
repasse do recurso federal era condicionado à elaboração do Plano de Educação Permanente em Saúde pelos Estados. Nesse
tempo, houve a desarticulação dos Polos Regionais de EPS e, no mesmo ano, foi instalada a Comissão Estadual de Integração
Ensino-Serviço-Comunidade (CIESC), institucionalizada em 2016, com uma nova proposta: a implantação de quatro CIESC
Macrorregionais: Leste Curitiba, Norte Londrina, Noroeste Maringá e Oeste Cascavel, fortalecendo a formulação, condução e
desenvolvimento da PNEPS. Justificativa: Fortalecimento da EPS e dos processos de construção e disseminação do conhecimento
voltado às necessidades locorregionais em relação à gestão do trabalho e EPS para subsidiar processos de formação por meio
de proposituras para qualificação e aperfeiçoamento da força de trabalho do SUS. Objetivos: Discorrer sobre os desafios e
as perspectivas à construção de uma proposta de educação permanente em saúde de integração ensino- serviço-comunidade
em uma macrorregião de saúde. Descrição da experiência: A 15ª regional de saúde - sede do macrorregional noroeste- vem
desenvolvendo a gestão de educação e saúde. Em seu processo de trabalho articula e coordena processos de educação na saúde,
voltados para os trabalhadores do SUS, com foco educacional nos processos de trabalho, vistas à mudança e, consequentemente,
atender às necessidades de saúde da população com mais qualidade. Neste contexto, fomos escolhidos para iniciarmos o processo
de descentralização do CIESC-PR, sobressaltando desafios operacionais dessa inovação com perspectivas de participação efetiva
dos atores. Reflexão sobre a experiência e Recomendações: A integração dos processos formativos relativos à formação
profissional com agregação, convergência de conteúdos e metodologias voltados às necessidades do SUS depende da realidade
local, da natureza das necessidades, das opiniões políticas e práticas relativas a seu enfrentamento. As necessidades de EPS
priorizadas na macrorregião devem ser discutidas pelo coletivo de representantes envolvidos no processo de planejamento e
subsidiarão as ações de qualificação profissional da força de trabalho do SUS no Paraná, de forma participativa e ascendente em
consonância com as diretrizes da PNEPS.
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