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EIXO 2 Educação e Formação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
Relato de experiência: A IMPORTANCIA DOS PROCESSOS PARA O DIAGNÓSTICO NAS AÇÕES
DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Autores: KELLEN GALVAO BENEDITO | Marcelo Costa Benatto, Isabeli Emily Chevonik. Instituição: Feas
PALAVRAS-CHAVE: Capacitação de Recursos Humanos; Diagnóstico Situacional; Educação Continuada.
Caracterização do problema: O recurso principal de uma instituição são as pessoas, portanto elas devem ser consideradas
agentes ativos de ações que promovam a competência. Mas como aproximar a teoria da prática em todas as ações? Justificativa:
Descrever a importância dos processos para o diagnóstico de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Objetivo: Descrever
como o analista de treinamento diagnostica e organiza ações educativas. Descrição da experiência: O analista desenvolve ações
para preencher as lacunas de competências identificadas pelos gestores, por isso é de suma importância o Levantamento de
Necessidades de Treinamento (LNT) para a identificação das discrepâncias entre os desempenhos reais e os esperados pelo
serviço. O reconhecimento das divergências, em termos de competências, é realizado por meio de três conjuntos de análises:
tarefas (descrição de cargo, protocolos, manuais, regimentos, regulamento), individual (avaliação de desempenho, diagnóstico de
erros e problemas do trabalho, solicitações dos colaboradores, resultados de auditoria, ouvidoria) e organizacional (indicadores de
absenteísmo, turnover, entrevistas de desligamento, acidentes de trabalho). O LNT facilitará na escolha de métodos educacionais
adequados para a resolução de problemas. É necessário fazer uma análise SWOT para verificar forças e fraquezas, já que
aspectos internos e externos influenciam nas decisões sobre estratégias. Para priorizar as ações que serão executadas é utilizada
a ferramenta GUT que quantifica de acordo com parâmetros de gravidade, urgência e tendência, auxiliando na priorização das
estratégias curto, médio e longo prazo. Após essa etapa é desenvolvido o Desenho Instrucional com informações para alcançar
o objetivo esperado. Considerando os dados da análise, será proposta a metodologia para preencher as lacunas de competência
e execução. No final ocorre a avaliação podendo ser a de satisfação, de aprendizagem ou eficácia, levando em consideração o
alcance dos objetivos iniciais, a qualidade e lições aprendidas, além da satisfação do aluno. Reflexão sobre a experiência e
recomendações: O analista elabora ação educativa que promove o desenvolvimento de competências e este é um processo que
está avançando, recomenda-se que a descrição de cargo e avaliação de desempenho estejam bem definidos, medidos e com
acompanhamento contínuo por meio de indicadores para que possam servir de suporte para o diagnóstico e preenchimento do
LNT.
MATRICIAMENTO DE EDUCADORES NO ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS EM UM
CENTRO DE CONVIVÊNCIA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE LONDRINAPR
Autores: NATHÁLIA OTAVIANO GUIMARÃES | Fabiane Mie Kajiyama, Juliana Cardoso da Silva Bigonha, Beatriz
Zampar. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde de Londrina - PR
PALAVRAS-CHAVE: Educação em Saúde; Primeiros Socorros; Atenção Primária à Saúde
Caracterização do problema: As situações de urgência e emergência podem ocorrer em qualquer momento e local,
principalmente relacionado a crianças e adolescentes. Dessa forma, é fundamental que profissionais que mantêm proximidade
com essa população estejam preparados para manejar tais situações. Justificativa: O centro de convivência educacional (CCE)
em que foi realizada a ação é um serviço em que crianças e adolescentes de 5 a 13 anos realizam atividades durante o contraturno
escolar. Seus profissionais reconhecem, a partir de vivências prévias, seu despreparo quanto à conduta inicial mais adequada
em primeiros socorros. Objetivos: Matriciamento de educadores e funcionários do CCE para prestação dos primeiros socorros
de crianças e adolescentes. Descrição da experiência: A Residência de Medicina de Família e Comunidade em parceria com
a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, alocados em Unidade Básica de Saúde (UBS) de Londrina/PR, a partir de
uma demanda do CCE, selecionaram temas mais relevantes de primeiros socorros, de acordo com sua frequência e gravidade.
Foram estes: fraturas, quedas, cortes, entorses, epistaxe, avulsão de dentes, queimaduras, intoxicação alimentar, choque elétrico,
afogamento, crise convulsiva, mordida de animais, manobras de engasgo e de ressuscitação cardiopulmonar. A atividade ocorreu
através de apresentação de slides, prática de técnicas de enfaixamento, manobras de desengasgo e simulação de suporte básico
de vida com a utilização de manequins. O foco da ação foi o reconhecimento do quadro e medidas imediatas que devem ser
tomadas, como o acionamento de serviços de saúde e ações diretas com o indivíduo, também considerando materiais disponíveis
e estruturas do local. Os funcionários demonstraram-se interessados, participaram das atividades práticas e sanaram suas
dúvidas, principalmente sobre situações que já vivenciaram anteriormente. Reflexões sobre a experiência e recomendações:
Ações de educação em saúde, como o matriciamento intersetorial, são essenciais para a melhora da assistência à população
sendo, inclusive, um dos papéis da UBS no território. É necessário envolver os vários equipamentos sociais no cuidado à saúde
para atender as necessidades da população, em qualquer momento de contato entre esta e os serviços da rede. No caso de
urgências e emergências, a abordagem inicial, onde quer que seja, é essencial para um bom prognóstico.
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